seta seta seta seta
Sebastião José BARBOSA, ®
(Cerca de 1838-1901)
Teresa de Jesus de Almeida VIEIRA, ®
(1846-)
Alexandre José VERA-CRUZ
(1839-1910)
Isabel de Almeida VIEIRA
Simão José BARBOSA, ®
(1871-1934)
Eugénia Vieira da VERA-CRUZ, ®
(1881-)

Jorge Vera-Cruz BARBOSA, ®
(1902-1971)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ida Feijóo PEREIRA, ®

Jorge Vera-Cruz BARBOSA, ® 1

  • Nascimento: 22 Mai 1902, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Ida Feijóo PEREIRA, ® a 8 Jul 1931 na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde
  • Óbito: 6 Jan 1971, Cova da Piedade, , Setúbal, Portugal com 68 anos de idade 1
  • Sepult.: Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas gerais:

casou com Ida Feijoo Pereira, natural da Ilha da Brava, Cabo Verde, filha de João José Pereira e da sua mulher Laura Maria Feijóo Encontra-se sepultado no cemitério da cidade da Praia.. Foi director da alfândega de S. Vicente (3/6/951) e depois da do Sal (2/3/959) onde se aposentou. Foi também vogal da Câmara Municipal do concelho da Praia e vice-presidente da Câmara Municipal do concelho do Fogo.

Poeta, um dos criadores do "espírito de evasão" que caracteriza os seus poemas e de que foi o expoente máximo chegou a usar o pseudónimo de Jorge de Sant'Iago. Colaborou no movimento do grupo Atlanta (ou Atlântico) e foi co-fundador da revista Claridade, Para além da poesia escreveu também contos e artigos de crítica social e política. Publicou três livros de poemas: Arquipélago, Ambiente, e Caderno de um ilhéu, que teve o prémio de literatura ultramarina em 1956. O edifício do antigo liceu Gil Eanes é hoje a Escola Preparatória Jorge Barbosa em sua homenagem. Foi agraciado, pelo governo português, com o grau de cavaleiro da Ordem do Império 1

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade da Praia - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Obra:,. Jorge Barbosa publicou em vida três livros: Arquipélago (1ª edição em Dezembro de 1935, sob a égide da Editorial Claridade), Ambiente (1ª edição em 1941, Praia, Minerva de Cabo Verde) e Caderno de um Ilhéu (1ª edição em 1956, Lisboa, Agência Geral do Ultramar).
Postumamente, em 2002, a sua Obra Poética foi reunida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, onde se acrescentou três livros inéditos, ordenados pelo poeta: I '96 Expectativa; II '96 Romanceiro dos Pescadores; III '96 Outros Poemas.
.
Nestes três livros encontram-se alguns poemas que foram apresentados na Poesia Inédita e Dispersa de Jorge Barbosa, publicada, em 1993, pelas Edições ALAC. Os que restam e que ficaram de fora dos três livros inéditos foram incluídos igualmente numa parte IV com o título Poemas dispersos. Incluem-se ainda, na parte V, cinco poemas em crioulo.
.
Deu a sua colaboração literária a revistas e jornais da época, como Presença, Claridade (quer nos três primeiros números, quer nos seis restantes da 2ª fase), Cadernos de Poesia, Diabo, Atlântico, Mundo Português, Aventura, Movimento, Mensagem (CEI), Notícias de Cabo Verde.
.
Mais regularmente, a sua colaboração foi para o Boletim de Cabo Verde, durante vários anos, não só com poemas, como também com as crónicas de São Vicente e artigos vários.



• Caricatura.



• Foto de família. 1



• Foto em grupo: Jantar em homenagem a Bento Levy, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde>. 1 começando pela esquerda: Jorge Barbosa, Guilherme Chantre, Dr. Bento Levy (deputado e director do "Cabo Verde"-Boletim de Propaganda e Informação) Dr. José Duarte Fonseca, Dr. Santa Rita Vieira, Comandante Sousa Machado , (Capitão dos Portos), Dr. Baltasar Lopes da Silva, Dr.Júlio Monteiro, Manuel Serra e Dr. Aurélio Gonçalves



• Foto em grupo: com colegas das Alfândegas. 1 Jorge Barbosa, Manozinho Borja e Aguinaldo Aguiar



• Foto idade madura:



• Publicou o edital de casamento a 25 Jul 1931. No nº 10 do quinzenário "Notícias de Cabo Verde"

• Foi empregado como terceiro verificador das Alfândegas em 1945 em Cabo Verde.



• Actividade cívica e social: colaborador da Rádio Barlavento, a 30 Jun 1955, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Foto dos fundadores e principais colaboradores
Legenda: A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).



• Sepultura/Campa: em Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: selo comemorativo, a 24 Fev 2003, em Cabo Verde. 1 CV004.03

Full Resolution Version
Country / Post Cape Verde
Date of Issue 24 February 2003
Primary theme Literature, Press and Comics
Subject Poets & Cape Verdean Composers - Jorge Barbosa
Width 40.0 mm
Height 27.0 mm
Denomination 47.50 CVE
Number in set 6 (show set)
Layout/Format sheet of 50
Perforations 12 by 12
Stamp issuing authority Correios De Cabo-Verde, Sarl
Printer Impressa Nacional Casa da Moeda Portugal



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: estátua no Parque dos Poetas, em 2015, em Oeiras, Estremadura, Portugal.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Esfigie em nota bancária, a 10 Set 2015, em Cabo Verde.


imagem

Jorge casou com Ida Feijóo PEREIRA, ®, filha de João José Faria PEREIRA, ® e Laura Maria Monteiro FEIJÓO, ®, a 8 Jul 1931 na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde. (Ida Feijóo PEREIRA, ® nasceu a 6 Dez 1910 na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde,1 faleceu a 21 Dez 2000 em Bridgewater, Plymouth, Massachusetts, United States e foi sepultada em Rockland, Plymouth, Massachusetts, United States.)


imagem

Fontes


1 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo; Ramo Vera-Cruz Barbosa. clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia