seta seta
Simão José BARBOSA
(1801-1875)
Ana Joaquina de Medina e VASCONCELOS
(1801-1881)
Lourenço José VIEIRA
(1807-)
Margarida Ferreira de ALMEIDA
(1814-)
Sebastião José BARBOSA, ®
(Cerca de 1838-1901)
Teresa de Jesus de Almeida VIEIRA, ®
(1846-)

Simão José BARBOSA, ®
(1871-1934)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Eugénia Vieira da VERA-CRUZ, ®

Simão José BARBOSA, ® 2 3

  • Nascimento: 1871, Mindelo, São Vicente, Cape Verde 2 3
  • Casamento (1): Eugénia Vieira da VERA-CRUZ, ® a 16 Dez 1900 em Sal, Cabo Verde 1
  • Óbito: 1 Dez 1934, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 63 anos de idade 2 3
  • Sepult.: Dez 1934, Lisboa, , Lisboa, Portugal

Símbolo   A causa do óbito de da sua/do seu foi Atropelamento.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

casou com Eugénia Vieira Vera-Cruz, filha de Alexandre José Vera-Cruz e da sua mulher Isabel Vieira. Simão José Barbosa fez os estudos liceais em Lisboa Antigo aluno da Escola Politécnica de Lisboa, frequentou depois o curso de Medicina que não concluíu. Regressou à terra natal onde foi recebedor do concelho da Praia, Tesoureiro da alfandega de S. Vicente (Novembro de 1912), secretário da câmara municipal do Mindelo e professor do colégio que ali funcionava. Foi nomeado administrador do concelho de S. Vicente em Março de 1922. Combateu ardentemente pela criação de um liceu em Cabo Verde e quando este, enfim, foi criado, foi um dos nove professores que formaram o primeiro corpo docente do liceu e, mais tarde, exerceu também as funções de reitor do referido liceu. 4

Símbolo  Notas clínicas:

falecido a 1 de Dezembro de 1934, atropelado, na Av. Almirante Reis em Lisboa

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade do Mindelo - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que dele ou dela se conta. 5 Solange Barbosa conta:
"nao se esquecam que o simao barbosa era meu avo . pai do meu pai. o vovo simao tinha estes filhos: jorge, raul (pai do raulinho e da gena), tio alexandre (pai da maria eugenia e da alexandra), tio augusto (pai da milu e da zeza), tia belinh
a (nao teve filhos), e do tio armando que nao era casado e nem teve filhos. o meu pai teve cinco filhos, jorge pedro, rita tereza, zilda do livramento, eu , maria solange e o meu falecido irmao jorge eduardo mais conhecido por zo."



• Foto de família.



• Foto 3ª idade: com o irmão Alfredo. Alfredo (esq) e Simão (dta)


imagem

Simão casou com Eugénia Vieira da VERA-CRUZ, ®, filha de Alexandre José VERA-CRUZ e Isabel de Almeida VIEIRA, a 16 Dez 1900 em Sal, Cabo Verde.1 (Eugénia Vieira da VERA-CRUZ, ® nasceu a 23 Dez 1881 em Sal, Cabo Verde, baptizado a 29 Jul 1882 em Sal, Cabo Verde 1 e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org).

2 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo; Ramo Ribeiro Barbosa. clique aqui.

3 Pesquisa genealógica, (do site de Antero Barbosa). clique aqui.

4 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo. clique aqui.

5 Testemunho (de parente próximo), fornecido pela neta Solange, via comentário no facebook - "Os Barbosas". Data cit.: 3 Ago 2012.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Jun 2018 com Legacy 9.0 de Millennia