seta seta
Adolfo Leitão de BRITO, [3P]*
(1836-1886)
Antónia Ana da CONCEIÇÃO, [3P]*
(cerca de 1844-)
Manuel Adolfo de BRITO, [2P]* ®
(1864-1933)
Carolina Maria SILVA

José Inocêncio SILVA, ®
(1894-1967)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Inês Lopes de SOUSA

José Inocêncio SILVA, ®

  • Nascimento: 28 Jul 1894, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde 1
  • Baptizado: 12 Ago 1894, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Casamento (1): Inês Lopes de SOUSA
  • Óbito: Jun 1967, Mindelo, São Vicente, Cape Verde com 72 anos de idade
  • Sepult.: Jun 1967, Mindelo, São Vicente, Cape Verde

Símbolo   José também usou o nome Djo Feio.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Nasceu em 28 de Julho de 1894 natural da ilha de S. Nicolau e faleceu em 1967 na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente. Entrou para o quadro dos Correios e Telégrafos da Colónia em 26 de Julho de 1915 e trabalhou sempre naquela cidade até à sua aposentação. Era um homem dado à cultura, mas tornou-se uma figura demasiado identificada com o regime salazarista o que lhe terá valido a perda de muitas simpatias entre os intelectuais cabo-verdianos. Exerceu os cargos de Presidente da Delegação da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Secretário da Comissão Provincial da União Nacional e era sócio da Sociedade dos Escritores Portugueses (extinta pouco antes do seu falecimento). Colaborou no Notícias de Cabo Verde, A Colónia de Cabo Verde, Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação e nos portugueses Gazeta das Caldas, Caldas da Rainha, Gazeta do Sul, etc. • Escreveu algumas crónicas de viagens e um ensaio político que publicou além doutros que ficaram inéditos: Poeira do Oriente, (Ensaio político) Praia, I. Santiago, 1938; Notas ao meu rumo, Praia, I. Santiago, 1940; Panoramas cabo-verdianos, Praia, I. Santiago, [1943]; Rumo Novo, Praia, I. Santiago, 1946; Poemas de quem não tem que fazer, Mindelo, I. S. Vicente, 1961 (?); Portugal Novo; etc. Anunciou a intenção de publicar um livro de contos Os meus Serões e um romance O Meu Ensaio que chegou a escrever além de mais dois livros de viagens Terras do Sul, descrição dos Alentejos e Algarve, e Além Pirenéus, todos eles livros que não chegaram a ser editados. Em 1946 o "Grupo Académico Progredior" editou o opúsculo A volta de J. Inocêncio Silva e do seu novo livro Rumo Novo no prelo, Gráfica do Mindelo Lda., 1946,14 p. Este opúsculo, que não sabemos se de carácter ensaístico ou satírico, é assinado por Belmiro Vieira, Raul Querido Varela, Adelino Gomes, Celso Fernandes, Jorge Ribeiro, Albertino Gomes Martins e Aguinaldo Spencer Salomão. 2

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

São Nicolau - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Baptismo: registo, 12 Ago 1894, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde.



• Categoria / função laboral: 3º oficial do quadro dos CTT, 1929. 1

• Residência, 1929, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde. 1



• Emprego: 3º oficial dos CTT, 1933, Cabo Verde. Foto com antigos funcionários dos CTT- que funcionava no Edifício de Liceu Gil Eanes.

O primeiro da direita



• Foto em grupo: com colegas do Seminário-Liceu de S. Nicolau, 1966.


imagem

José casou com Inês Lopes de SOUSA. (Inês Lopes de SOUSA faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031403 registo nº26; imagens 14 e 15; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 26 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Ribeira Grande (Santo Antão), RPSAC-Cx 407, peça 02, 1929. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 25 Out 2020 com Legacy 9.0 de Millennia