seta
Manuel José da SILVA, [4p]*
(1817-)
Firmina GOMES, [4p]*
? GOMES, [4p]*
Maria LOPES, [4p]*
António José da SILVA, [3p]* ®
(Cerca de 1855-Depois de 1930)
Violanta GOMES, [3p]*

José António da SILVA, [2p]*®
(1873-1969)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Euprépria CORREIA, [2p]*

José António da SILVA, [2p]*®

  • Nascimento: 1873, Fogo, Cabo Verde
  • Baptizado: Fogo, Cabo Verde
  • Casamento: Euprépria CORREIA, [2p]* em São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 11 Fev 1969, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com 96 anos de idade
  • Sepult.: São Filipe, Fogo, Cabo Verde

Símbolo   José também usou o nome Djédjé di nhô Antóni.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Sao Filipe, Fogo / Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: armador: São Filipe, Fogo, Cabo Verde. começou a vida como caixeiro



• Assinatura, 1901.



• Foto 3ª idade.



• O que dele ou dela se conta. José António da Silva pertencia a uma família de posses, descendente do major António José da Silva, influente personagem do século XIX na ilha do Fogo.

Conhecido por Djédjé di Nhô Antóni, José da Silva possuía um navio, de que era capitão, que fazia viagens entre Cabo Verde e os Estados Unidos, no início do século XX. Embora tivesse ganho muito dinheiro com este circuito, Djédjé transportava de graça para os USA, muita gente pobre e era um homem conhecido pela sua bondade e devoção religiosa.

Numa de suas viagens de regresso da Nova Inglaterra, Djédjé apanhou um violento temporal e o navio teve um rombo, começando a entrar água. O naufrágio era iminente. Poz-se então de joelhos e começou a rezar fervorosamente. Nisto, fez-se um clarão (provavelmente de um incêndio na rectaguarda) e Djédjé exclama "Nhu San Pedro! nhu salvan!". E não é que uma embarcação que passava ao largo do escuna, vê as chamas e vem em socorro de Djédjé e da tripulação?

Desde então, José da Silva prometeu usar o resto de sua fortuna, promovendo as festas da "Bandeira de nhu San Pedro", até que a morte o levasse. Só que as estrondosas festas foram-se desvanecendo (de tal sorte que já nem delas se falam nos artigos nacionais: ver aqui) à medida que os anos se passavam e que a fortuna de Djédjé definhava. O homem viveu 96 anos!

Hoje, com muito pouca festa, ainda se diz a missa e se entrega a bandeira ao padre. A bandeira continua na nossa família e é sustentada pelo neto "Nénezinho", que vive nos Estados Unidos.

O ponto alto das festas de São Pedro no Fogo recai sobre o então célebre Canizade (uma espécie de dança, com máscaras e saiotes de palha). Este tem lugar na véspera do dia da festa.



• Foto idade avançada: São Filipe, Fogo, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: São Filipe, Fogo, Cabo Verde.


imagem

José casou com Euprépria CORREIA, [2p]*, filha de Simão CORREIA, [3p]* e Joaquina Rodrigues CENTEIO, [3p]*, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. (Euprépria CORREIA, [2p]* nasceu cerca de 1882 em Fogo, Cabo Verde, faleceu em Fogo, Cabo Verde e foi sepultada em Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 27 Mai 2017 com Legacy 8.0 de Millennia