seta seta seta
António José da SILVA, [3p]* ®
(1853-depois de 1930)
Violante GOMES, [3p]*
(1848-1915)
Simão CORREIA, [3p]*
Joaquina Rodrigues CENTEIO, [3p]*
(1837-cerca de 1942)
José António da SILVA, [2p]*®
(1877-1969)
Euprépria CORREIA, [2p]*
(1877-1940)

Raquel da SILVA, ®
(1910-1980)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. António Pereira ARAÚJO

2. Domingos Dias da FONSECA, ®

Raquel da SILVA, ®

  • Nascimento: 17 Out 1910, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Teve filho com (1): António Pereira ARAÚJO
  • Teve um filho com (2): Domingos Dias da FONSECA, ®
  • Óbito: 28 Mai 1980, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com 69 anos de idade 1
  • Sepult.: Mai 1980, São Filipe, Fogo, Cabo Verde

Símbolo   Raquel também usou o nome Beleza.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa: Sobre seu primeiro amor: Francisco Xavier da Cruz. A história do pseudónimo B. Leza de Francisco Xavier da Cruz

Várias vezes tenho ouvido as mais especulativas versões da razão pela qual o grande compositor cabo-verdiano Francisco Xavier da Cruz é conhecido por B.Leza ou Beléza. Uns até chegam ao cúmulo de alegar que um brasileiro de passagem por Mindelo, terá ouvido Xavier tocar uma morna e exclamara: "Qui beléza!".... E acham que o nosso compositor iria passar a usar o pseudónimo B. Léza por causa disso? A exclamação do brasileiro referia-se à música ou, quanto mais não seja, à situação vivida; Francisco não iria atribuir a si próprio um pseudónimo que não lhe dissesse nada sobre si ou sua vida. Um pseudónimo não é uma alcunha, é algo íntimo e de especial significado para quem o escolheu e o usa.
Posto isto, vou lhes contar uma pequena história familiar:
Francisco Xavier era funcionário dos CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) e fora colocado em serviço na ilha do Fogo. Rapaz novo, apaixonou-se perdidamente por uma das mais lindas (quiçá ricas) donzelas de São Filipe: uma das filhas mais novas do conhecido armador e capitão Djédjé de nh' Antóni ou seja de meu bisavô José António da Silva Essa filha, de nome Raquel, era tão linda (de "cabelo basado") que era conhecida pelo nome de ... Beleza!
E o casamento até já estava marcado, quando o nosso Francisco teve um rombo nos cofres dos CTT, à sua guarda. Para evitar o escândalo, uma vez que Francisco Xavier era um homem honesto e o desfalque surgiu por possível negligência contabilística, o futuro sogro "bancou" com a quantia em falta que foi imediatamente reposta no cofre dos CTT e o caso foi abafado.
Francisco Xavier foi no entanto e de seguida, transferido, tendo o namoro, por força da distância, esfriado. Francisco, em homenagem ao seu grande amor, adoptou discretamente o pseudónimo B.Leza.



• Cemitério: Cemitério de São Filipe: Fogo, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Raquel teve filho com António Pereira ARAÚJO, filho de ?? ARAÚJO e Maria Felicidade PEREIRA. (António Pereira ARAÚJO nasceu a 15 Ago 1900 em Fogo, Cabo Verde,1 faleceu a 17 Fev 1967 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1 e foi sepultado em Fev 1967 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Raquel teve um filho com Domingos Dias da FONSECA, ®, filho de ?? e Ana Dias da FONSECA. (Domingos Dias da FONSECA, ® nasceu a 11 Jan 1919 em Fogo, Cabo Verde, faleceu a 18 Fev 2007 em Praia, Santiago, Cabo Verde e foi sepultado em Fev 2007 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Dizeres de lápide tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Set 2019 com Legacy 9.0 de Millennia