seta seta seta seta
Nicolau Fonseca MONTEIRO
(1762-)
Joaquina Ribeiro de MACEDO
(1766-)
André Joseph Nicolas Maria de Candelária de los Santos NOZOLINI
(1761-)
Gertrudes Maria do Livramento HENRIQUES
(Cerca de 1775-1806)
José Monteiro de MACEDO
(1791-1856)
Maria das Dores NOZOLINI
(1796-1867)

João Monteiro de MACEDO, ®
(-1888)

 

Relações da família

João Monteiro de MACEDO, ®

  • Nascimento: São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 12 Set 1888, Bissau, Guiné-Bissau
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. Excertos da biografia de João Monteiro de Macedo publicada no suplemento Revista Illustrada, do jornal As Colónias Portuguesas, (Ano II, nº 11, de 6 de Novembro de 1884).

Nasceu na ilha do Fogo, na província de Cabo Verde, e ainda moço passou á Guiné, e alli se empregou na vida do commercio, permanecendo sempre muito no interior, como agente das principais casas de Bissau e Bolama.

A sua muita actividade, cedo, porém, o resolveu a tomar o negócio de conta própria e embrenhando-se para o interior era seu principal commercio a permutação com o gentio, e por tal fórma se houve, que os mais conhecidos desordeiros e violentos se tornaram os seus melhores amigos e camaradas, termo este que usam os guineenses como sinal da mais íntima amizade.

A sua melhor mocidade foi assim passada, e ainda hoje, de muito longe, o vem procurar a Bissau os seus antigos conhecidos do interior para lhes servir de Juiz nas suas questões, ou para interceder com algum regulo poderoso a fim de restituir-lhes alguma pessoa de familia ou gados roubados das suas manadas.
Depois de muitos annos de trabalho incessante, poude elle adquirir os meios sufficientes para viver em qualquer paiz, porém, não lhe soffreu o animo o retirar se da terra onde tinha passado com saudade a sua juventude, e depois de visitar a sua patria e ver os que lhe eram caros, voltou a Bissau e alli reside actaulmente. [?]
Não o fez, desejando antes acompanhar com o seu credito e bons conselhos o desenvolvimento de seus dois irmãos que alli, como elle, viviam commerciando.
[...]
Fez reedificar á sua custa a egreja de Bissau, uma grande parte das muralhas da fortaleza de S. José e por vezes sucessivas forneceu rancho aos soldados, sem que por isso recebesse um centil.
[?] tendo sido escolhido para a presidencia da camara de Bissau ahi tem prestado valiosos e reconhecidos serviços, em grande parte á sua custa.
Dos poucos recursos de que dispõe o municipio elle tem feito prodigios, e a villa de Bissau, que apresentava ainda em 1876 um aspecto medonho, é hoje o lugar mais aceiado de toda a provincia da Guiné.?


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Abr 2017 com Legacy 8.0 de Millennia