Giovanni Battista NOZOLINI
Bárbara Antónia RIAM
André Joseph Nicolas Maria de Candelária de Los Santos NOZOLINI
(1761-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Gertrudes Maria do Livramento HENRIQUES

André Joseph Nicolas Maria de Candelária de Los Santos NOZOLINI 1

  • Nascimento: 4 Fev 1761, Santa Cruz de Tenerife, , Canarias, Spain 3
  • Baptizado: 8 Fev 1761, Santa Cruz de Tenerife, , Canarias, Spain 3
  • Casamento (1): Gertrudes Maria do Livramento HENRIQUES a 21 Mai 1790 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1 2
  • Óbito: †
imagem

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

Na Igreja de Nossa Senhora da Concepção

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. 4 Confirmação pela rainha D. Maria I da provisão de André Nozolini no posto de capitão-tenente da praça da ilha do Fogo, 18 de Fevereiro de 1791.

André Nozolini (cujo nome completo era José Nicolas Maria de Candelária de los Santos Nozolini) foi antepassado dos Nozolini de Cabo Verde e da Guiné e vários dos que se fixaram no Portugal europeu, entre os quais, o embaixador José Nozolini (Pinto Osório da Silva Leão), seu trineto, que, antes de seguir a carreira diplomática, desempenhou elevadas funções administrativas na banca e na indústria na primeira metade do século XX. Vejamos então a proveniência de André Nozolini:

"André José Nicolas Maria de Candelária de los Santos Nozolini era filho de Giovanni Battista Nozzolini (natural de Livorno) e de Barbara Antonia Ryan (ou Bárbara Antonia Rián, se castelhanizarmos o nome). Barbara era natural de Santa Cruz de Tenerife, onde Giovanni Battista residia haveria cerca de seis anos quando o casal contraiu matrimónio (o segundo de Giovanni Battista), a 2 de Abril de 1758, e onde André nasceu, a 4 de Fevereiro de 1761, e foi baptizado quatro dias depois, na Igreja de Nossa Senhora da Concepção. Um Giovanni Battista morreu em 1776, em Livorno, sem que se saiba se era ou não o pai de André Nozolini. A tê-lo sido, o filho tinha quinze anos quando ficou órfão de pai."

Extraído de Os Medina e Vasconcelos: História de uma Família, vol. 1, Lisboa, Escritório Editora, 2019, pp. 197 e 199



• Cargo: capitão-tenente da praça da ilha do Fogo, 18 Fev 1791. 5 "... portador de um vício...alcoolismo, era contudo, um homem de sorte: ...terá caído nas boas graças de João da Silva Feijó, então também secretário do Governo da Capitamia. ... o ascendente de Silva Feijó sobre o governador ... tinham-no feito conseguir deste as patentes de capitão tenente<..."


imagem

André casou com Gertrudes Maria do Livramento HENRIQUES, filha de Marcelino José Jorge HENRIQUES e Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes ROSADO [6p]*, a 21 Mai 1790 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.1 3 (Gertrudes Maria do Livramento HENRIQUES nasceu cerca de 1775 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde,6 faleceu a 16 Nov 1806 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 7 e foi sepultada em Nov 1806 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Armindo Fontes Barbosa, Genealogia das Famílias: ARAÚJO-BARBOSA-HENRIQUES-MACEDO-MEDINA-MONTEIRO-NOZOLINI-ROIZ-VASCONCELOS (Braga, Portugal: Tipografia Manuel de Oliveira, 1999), p. 237.

2 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 197; Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios (político, intelectual, científico e académico)

3 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 197.

4 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: páginas 197 e 199.

5 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 200.

6 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 138.

7 "Divulgados por FamilySearch," registo nº; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-N9PV?cc=2246703&wc=SFVK-L2Q%3A1396421303%2C1396427201%2C1396598872 : 23 October 2014), Fogo > Nossa Senhora da Conceição > Batismos 1804-1811 > image 12 of 19; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia