seta seta
Fortunato LEVY
(1815-)
Victória LEVY
(1824-1889)
Paulo José Monteiro dos MOSQUITOS
(-Antes de 1877)
Josefa Rodrigues de CARVALHO
(1818-1877)
Bento LEVY ®
(1851-1930)
Paula da Conceição MONTEIRO ®
(1852-Cerca de 1927)

Fortunato Monteiro LEVY ®
(1884-1969)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ®

2. ?? VIEIRA DE ANDRADE

Fortunato Monteiro LEVY ® 2

  • Nascimento: 21 Abr 1884, Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde 2
  • Baptizado: 1 Ago 1888, São Lourenço dos Órgãos, Santiago, Cabo Verde 3
  • Casamento (1): Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ® a 19 Fev 1914 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Companheiros (2): ?? VIEIRA DE ANDRADE
  • Óbito: 31 Dez 1969, Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde com 85 anos de idade 4
  • Sepult.: Jan 1970, Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

4h da manhã

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• O que se conta desta pessoa: O 1º capitão da história do Benfica. Mais à frente poderemos abordar de forma mais detalhada a personalidade de Fortunato Levy. De momento vale a pena referir que foi ainda o primeiro ciclista do Sport Lisboa, tendo-se estreado no dia 11 de Junho de 1906 numa prova de 1000 m na Palhavã, tendo sido segundo. Ainda no mesmo dia foi terceiro noutra prova, trazendo assim os dois primeiros troféus da história do Clube.
O ciclismo, secção de velocipedismo, foi assim a segunda modalidade da história do clube, seis meses antes do atletismo e a modalidade séria praticada de forma ininterrupta até 1991, embora após 1978 apenas nos escalões de formação e entre 42 e 46 apenas amadores. Desta forma somos, de entre todos os clubes do Mundo, o que mais anos tem de prática de modalidade, pois teremos ainda que somar as épocas de 99 e 2000 e a mais recente passagem pela modalidade.

A 5 de Abril de 1907, celebrar-se-ia o jantar de despedida de Levy, que rumaria a Cabo Verde, e Mora, que ia para a Argentina.
Foi o primeiro capitão em jogos oficiais, mas falta contabilizar os particulares... Lá iremos.



• Foto jovem.



• Haveres, bens e propriedades: Proprietário rural, em 1910. Segundo o articulado da notícia publicada no nº 11 do periódico capitalino "O Independente" de 12.6.1912. ( cf. recorte ao lado )



• Cargo: Administrador do Concelho da Praia, em Fev 1913. Nomeado em Fevereiro de 2013, como se pode ver na notícia do trssemanário "O Independente" nº 30 de 27.02.1913 (recorte ao lado)



• Foto de família. Segundo Nena Levy: "foto do casal e os 4 filhos pequenos. O que está de pé é irmão do meu avô chamado Álvaro Monteiro Levy"



• FORÇAS VIVAS: à qual pertencia, a 19 Mai 1918, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Aquando da despedida do magistrado Júlio Henrique de Abreu, que iria assumir o alto cargo de Juíz da comarca de Angola.

Ver ao lado o extrato de uma nota publicada no nº 8 do periódico "O Caboverdeano" de 26.5.1918
NB: todos os que, nesta lista, estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.



• Associação ou club: Associação Comercial e Agrícola, a 3 Nov 1918, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Eleito secretário da Assembleia geral

Cf. nota publicada em 17.11.1918 no nº 22 do periódico "O Caboverdeano".



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 1929.



• Foto meia idade: 1929. 5

• Sinais particulares: em 1929,. 5 Uma verruga preta no lado esquerdo do pescoço



• Associação ou club: Associação Comercial de Sotavento, em 1938, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Eleito a 30-12-1937 Vice-Presidente da Assembleia Geral.

Ver ao lado um recorte extraído do periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde", nº 162, de 01-02-1938.
N.B.: Os nomes realçados e assinalados no recorte são de pessoas com páginas próprias neste site genealógico.



• Associação ou club: Associação Comercial de Sotavento, em 1944, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Vogal efectivo

• Artigo na Imprensa / Notícia:,. O glorioso futebolista do Benfica e histórias de gente conhecida da Praia

Um dos primeiros grandes jogadores do Benfica era crioulo? Nááá! Incrível, mas é verdade! Quem me enviou os dados desta foi o meu prezado amigo Artur Mendes, classificado por um outro nosso amigo como ! Artur é um português (ou crioulo?) que viveu longos anos aqui neste nosso Cabo Verde, mas agora vive em Portugal… Exactamente o contrário de Fortunato, um crioulo que o pai enviou para estudar em Lisboa e que se tornou numa grande estrela do futebol! Dias há, na munde!
Reza a história que quando em 28 de Fevereiro de 1904, foi fundado o Clube Benfica, Fortunato Levy (o nosso crioulo) não sendo um dos 24 fundadores, foi dos primeiros a aderir ao novo clube! Na época, contava quase 20 anos idade e já estava em Lisboa, pelo menos desde 1902, para concluir a formação escolar, vivendo em casa de familiares e estudando na Escola Académica, no Rossio. É mais ou menos desta forma que começa esta história fabulosa que liga o SLB a Cabo Verde e que consta do blogue, de António Melo - um benfiquista empedernido, claro - que tem como objectivo divulgar, defender o seu clube e contar a sua Gloriosa História. Encontrar esse no ciberespaço depois desta introdução é facílimo, depois claro se de ter as palavras-chave para acionar o Dr. Google! Mas mesmo assim, e com a vossa permissão vou contar resumidamente a . Os curiosos que quiserem saber dos pormenores de jogos de há mais de 100 anos e ver documentação da época em profusão, como prova, encontrarão no final deste artigo o endereço completo do blog.
Como todo o jovem na flor de idade, Fortunato Levy dedicava-se com empenho ao desporto e actividade física, com destaque para o futebol, comparecia com regularidade aos treinos, enfim, era dedicado. Ainda durante a época de 1903/04, entre 28 de Fevereiro e 3 de Julho participou em dez, dos vinte e quatro jogos que se realizaram. Na época 1906/07 Fortunato Levy foi eleito para capitanear a 1.ª categoria! Um jovem de 22 anos, negro, a capitanear o Sport Lisboa causou espanto em Lisboa! Com a época de jogos a começar tarde, estreou-se como capitão, em 22 de Janeiro de 1907, num jogo para o campeonato regional, organizado pela "Liga de Futebol Association". Para além de futebol, coube-lhe em 3 de Junho de 1906, representar pela primeira vez o clube num outro desporto, o velocipedismo ou ciclismo na terminologia actual.
Esta, uma pequeníssima parte dos sucessos deste futebolista (crioulo) que teve o seu nome escrito em muitos jornais, envolvido nas peripécias ligadas aos acontecimentos decorrentes de jogos, disputas e campeonatos! O final da época de 1906/07 coincidiu com o término dos seus estudos em Lisboa. Em 5 de Abril de 1907 o Benfica ofereceu-lhe um jantar como homenagem de apreço pelas qualidades evidenciadas durante as quatro épocas - três em competição - enquanto esteve no Clube. Voltou então para Cabo Verde, onde viveu como um ilustre desconhecido, a nível desportivo pois ninguém sabia ou imaginava o sucesso que tinha feito em Portugal! Faleceu aos 81 anos aqui na sua Cidade da Praia onde nasceu em 21 de Abril de 1884.
Quem, é este ilustre esquecido pela história? Fortunato Monteiro Levy era o mais novo dos três filhos de um senhor, chamado Bento Levy (nascido em 11 Novembro de 1851 em Lagos, Portugal, pais originários de Marrocos). Quando emigrava de Lisboa para o Brasil, o navio em que seguia sofreu uma avaria. Teve de ser reparado aqui na cidade da Praia. Com a demora e mil um, outros problemas, fez contactos, resolveu estabelecer-se aqui, abriu uma loja e casou-se com Paula da Conceição Monteiro (que nasceu em São Nicolau Tolentino, São Domingos) uma descendente de gente do Fogo.
Mas, voltemos ao Fortunato Levy. Quando regressou à Praia, depois dos estudos em Lisboa, também constituiu família, foi figura de destaque na sociedade, exerceu a actividade de gerente comercial na empresa do pai, a Quando aqui na Praia, em cavaqueira amena, à porta da casa, o Fortunato dizia aos amigos e rapaziada: Era a risada geral, até o dia, em que os mais velhos, soubeles estavam que era verdade. Agora, Fortunato era um homem desengonçado pela idade, de bengala e enrugado pela passagem dos anos… Depois do regresso de Portugal, continuara nas lides desportivas, mas como dirigente… e o insólito aconteceu: Agora não "era" de um clube filial do Benfica, o Clube Desportivo Travadores, mas pertencia um clube rival, o Vitória Futebol Clube, filial do Vitória setubalense! Note-se, o Clube Travadores foi fundado em 15 de Outubro de 1928 e em 1949 pediu a filiação no Sport Lisboa e Benfica! O seu filho Orlando Levy chegou a presidir a este clube que se equipa à Benfica! Mas…o pai Fortunato Levy preferia o Vitória Futebol Clube, do qual foi um dos fundadores em 1 de Junho de 1931! Nota: Bento Levy, figura conhecida da Praia, que foi deputado no tempo colonial, era sobrinho de Nhô Fortunato Levy que aqui descrevemos.
Em jeito de comentário e análise, esta história ilustra a miscigenação que aqui correu com inúmeros povos, bem como as ligações com a Metrópole daquele tempo. Com a Independência Nacional, Cabo Verde passou a ter o relacionamento de Estado a Estado com a sua antiga potência colonial, através da diplomacia, cooperação, vistos de entrada etc. como é da praxe! O que engendrou/criou, uma distância… entre os dois Estados soberanos, entre muita gente e entre muitas histórias comuns! Depois, faleceu muita gente (é a lei da vida) ficaram muitas histórias, desconhecidas das novas gerações. Dessas histórias, algumas trazem muita mágoa, outras nem por isso… E muita gente não quer encarar o passado, porque simplesmente ficou a crença que devemos esquecer a tal <https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/12/adeus-2016-sem-esquecer-fortunato-levy.html>
Praia, 1 de Setembro de 2020
Carlos F. Gonçalves
Com a colaboração de Artur Mendes, texto com base num trabalho de António Melo; dados confirmados no site genealogia www.barrosbrito.com



• O seu obituário foi publicado a 1 Jan 1970.
Ver o recorte ao lado extraído de uma nota publicada no nº 386 do semanário capitalino "O Arquipélago" em 01.01.1970



• Condolências ou Agradecimento de condolências: agradecimento, a 22 Jan 1970,.
Ver o recorte ao lado extraído de uma nota publicada no nº 389 do semanário capitalino "O Arquipélago" em 22.01.1970


imagem

Fortunato casou com Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ®, filha de António Gomes BARBOSA e Ana Roiz BARBOSA, a 19 Fev 1914 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.4 (Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ® nasceu a 14 Nov 1887 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4 6, baptizado a 24 Abr 1890 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde,6 faleceu a 7 Fev 1966 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde 4 e foi sepultada em Fev 1966 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fortunato teve uma relação com ?? VIEIRA DE ANDRADE. (?? VIEIRA DE ANDRADE faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 "Divulgados por FamilySearch," registo nº222; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-J3HW?cc=2246703&wc=SFVK-PTG%3A1396419903%2C1396423101%2C1396442049 : 23 January 2019), Santiago > São Lourenço dos Órgãos > Batismos 1886-1888 > image 181 of 203; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 "Divulgados por FamilySearch," registo nº222; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-J3HW?cc=2246703&wc=SFVK-PTG%3A1396419903%2C1396423101%2C1396442049 : 23 January 2019), Santiago > São Lourenço dos Órgãos > Batismos 1886-1888 > image 181/182 of 203; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

5 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031405; registo nº 124, imagens 58 e 59; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 3 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 407, peça 04, 1929 Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

6 "Divulgados por FamilySearch," registo Nº9(1890), Nossa Senhora da Conceição - Batismos 1883-1892; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-9927-FXL3?cc=2246703&wc=SFVV-MNP%3A1396421303%2C1396427201%2C1396442958 : 23 October 2014), Fogo > Nossa Senhora da Conceição > Batismos 1883-1892 > image 119 of 225; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia