Iva Pinhel ÉVORA, ®
(1893-1977)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. João Carvalho da SILVA

2. Juvenal António Lopes da Costa CABRAL, ®

Iva Pinhel ÉVORA, ®

  • Nascimento: 31 Dez 1893, São Francisco, Santiago, Cabo Verde
  • Baptizada: 13 Jun 1894, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Companheiros (1): João Carvalho da SILVA
  • Companheiros (2): Juvenal António Lopes da Costa CABRAL, ®
  • Óbito: Ago 1977, Bissau, Guiné-Bissau com 83 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Sabe-se hoje que Dona Iva nasceu talvez no sítio de São Francisco, no concelho da Praia (Santiago), a 31 de Dezembro de 1893. O pai, António Pinhel Évora nasceu na ilha de Santiago, era lavrador e tinha "uma bela caligrafia." Sua mãe, Maximiana Monteiro da Rocha era igualmente natural da ilha de Santiago, foi lavadeira e não sabia ler nem escrever. Ela foi baptizada na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Praia, a 13 de Junho de 1894. Foram padrinhos João F. Pereira de Mello e Mascarenhas (solteiro, caixeiro) e Amália Cândida Nunes d'Aguiar Alfama (casada, proprietária), residentes na cidade da Praia.

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

Iva foi baptizada na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Praia, a 13 de Junho de 1894. Foram padrinhos João F. Pereira de Mello e Mascarenhas (solteiro, caixeiro) e Amália Cândida Nunes d'Aguiar Alfama (casada, proprietária), ambos residentes na cidade da Praia

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Emigração, 1922, Guiné-Bissau. Em 1922, quando tinha 29 anos de idade, ela emigrou para a Guiné, com o seu primogénito de nove meses (Ivo Carvalho Silva, nascido a 24 de Novembro de 1921) e o seu companheiro (João Carvalho Silva, que seria funcionário das finanças nessa outra colónia). Mal aportaram na Guiné, tal relação chegou ao fim. Ao que se sabe, nesse mesmo ano, Iva Pinhel Évora conheceu Juvenal Cabral2, o seu futuro companheiro

(Chabal, 1983: 29; Sousa, 2011: 44).

CHABAL, Patrick (1983), Amílcar Cabral: Revolutionary Leadership and People's War. London: Cambridge University Press.

SOUSA, Julião Soares (2011), Amílcar Cabral: Vida e Morte de um Revolucionário Africano. Lisboa: Nova Vega.



• Foto idade madura, Abr 1930. No retrato acima, estampado no seu Bilhete de Identidade, que foi solicitado a 7 de Abril de 1930, na cidade da Praia, nota-se a figura de uma mulher elegante de vestido, colar grande no peito e cabelo longo e ondulado para trás e com uma risca na lateral esquerda da cabeça (cf. Chabal, 1983: 29-30; Almeida, 2004: 4; Sousa, 2011: 53-57).

CHABAL, Patrick (1983), Amílcar Cabral: Revolutionary Leadership and People's War. London: Cambridge University Press

ALMEIDA, José Maria (2004), "Subsídios para a Biografia de Amílcar Cabral", in Horizonte (Sexta-feira, 17 de Setembro), pp4.

• O que se conta desta pessoa. Segundo o site BUALA:

em 1929, o casal já estava separado, sendo que, nesse ano, registaram e baptizaram os seus filhos, na Praia (Santiago). Nesse ano, Iva residia temporariamente no arquipélago. Porém, aquando da sua viagem à ilha, com intenções de ficar definitivamente, Iva encontrava-se grávida de António da Luz Cabral


imagem

Iva teve uma relação com João Carvalho da SILVA, filho de António Cândido LOPES DA SILVA e Mariana Joaquina de Carvalho Landim TAVARES HOMEM. (João Carvalho da SILVA nasceu em Santiago, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Iva teve uma relação com Juvenal António Lopes da Costa CABRAL, ®. (Juvenal António Lopes da Costa CABRAL, ® nasceu a 2 Jan 1889 em Santiago, Cabo Verde e faleceu a 20 Mar 1951 em Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 8 Dez 2018 com Legacy 9.0 de Millennia