seta seta
António Augusto Nunes de AGUIAR, [2m]* ®
(1859-1942)
Ludovina da Graça REZENDE, [2m]* ®
(1862-1959)
Adolfo Coelho Ribeiro de ABRANCHES
(1863-1918)
Camila Amélia Loureiro Telles do VALE
(1862-)
Aristides Semedo Cardoso Rezende Nunes de AGUIAR, ®
(1907-1988)
Maria do Patrocínio Telles Ribeiro de ABRANCHES, ®
(1910-1991)

Carlos Adolfo Telles e Abranches d' AGUIAR, ®
(1934-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Maria Gracinda de Matos FERREIRA, ®

Carlos Adolfo Telles e Abranches d' AGUIAR, ® 1

  • Nascimento: 2 Abr 1934, Cabanas de Viriato, Cabanas de Viriato, , Viseu, Portugal 1
  • Casamento: Maria Gracinda de Matos FERREIRA, ® a 12 Ago 1962
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: professor do Ensino Básico.



• Foto criança, 1943, Cabanas de Viriato, Cabanas de Viriato, , Viseu, Portugal. 1



• Foto jovem, 28 Jul 1957.

• Obra, 11 Set 2003. 1 Carlos Adolfo Telles e Abranches D'Aguiar, autor do livro Pedaços do Meu Sentir, lançado no dia 11 de Setembro de 2003, na cerimónia protocolar de boas vindas da autarquia Carregalense aos professores do novo ano lectivo, nasceu a 2 de Abril de 1934 na Casa dos Telles do Valle, em Cabanas de Viriato.



• Bodas: de ouro, 12 Ago 2012, Carregal do Sal, , Viseu, Portugal. "Carlos Adolfo Telles e Abranches d'Aguiar, 78 anos, e Maria Gracinda de Matos Ferreira e Abranches d'Aguiar, 70 anos, professores aposentados, de Cabanas de Viriato, festejaram ontem, 12 de Agosto, as suas bodas de ouro de casados, repetindo a troca de alianças e recebendo nova bênção matrimonial.
A celebração da acção de graças pelos 50 anos de casamento decorreu na igreja paroquial de Cabanas de Viriato, a meio da manhã, no decorrer da missa dominical, presidida pelo respectivo pároco, padre Marco Cabral. A igreja, resplandecendo já do seu recente restauro, mais resplandecente se tornou com a enchente de fiéis e a belíssima e emotiva festa de homenagem ao casal.
Tomando lugar à frente da assembleia de fiéis, a prole familiar rodeava os felizes homenageados, onde se destacavam os filhos António Adolfo, Francisco Manuel e Maria da Nazaré, nora, genro e netas, acompanhados de demais familiares e convidados. Em substituição do coro da igreja, a nora Isabel Maria, ao piano, o genro Pedro Antunes, à viola, e as netas Eunice Isabel e Mariana Sofia, em violino e canto, abrilhantaram magnificamente a cerimónia, surpreendendo a todos com o seu primoroso acompanhamento coral.
Ao trocarem as alianças, Carlos Abranches d'Aguiar declamou o seguinte poema de sua autoria: . Foi um momento emotivo, que toda a assembleia aplaudiu carinhosamente.
Finda a cerimónia religiosa, o casal brindou os familiares e convidados com um almoço no Restaurante Quinta de Cabris, em Carregal do Sal. Deu-se ali vez a uma agradável confraternização, consubstanciada por um apreciável serviço de mesa, onde o espírito fraterno e o ambiente festivo alegraram ainda mais a comemoração jubilar deste respeitável casal, sobejamente conhecido, não só dos tempos de professores como também pela veia poética de Carlos Abranches d'Aguiar e pelos cargos públicos que Maria Gracinda Aguiar tem desenvolvido, dos quais se destaca ter sido a primeira mulher à frente da direcção de uma associação de bombeiros e ser actualmente a primeira secretária da Assembleia Municipal de Carregal do Sal, função esta que também já exerceu noutros mandatos.
A exteriorização festiva redobrou com a animação musical e de canto do grupo de familiares que tinha abrilhantado a cerimónia religiosa, dando também lugar a alguns passos de dança. Conheceu o ponto alto no cantar dos parabéns e na partilha do bolo de aniversário, em dupla celebração, ao também incluir a comemoração do oitavo aniversário da neta Francisca.
A esta reportagem disse o professor Carlos Abranches d'Aguiar sobre o momento vivido: "Este dia é uma coisa extraordinária. Embora muito debilitado, consegui chegar até cá, a uma data tão bonita como esta". Por seu lado, a esposa afirmou: "É um dom de Deus ter chegado ao até ao dia de hoje, rodeada de toda a minha família". Depoimentos curtos, mas bem expressivos do sentimento e da felicidade do casal!…
Não podia o autor deste simples registo do acontecimento terminá-lo sem manifestar o quanto se sente lisonjeado com o convite recebido, reafirmando os mais sinceros e afectivos parabéns e desejando felicidades e longa vida ao distinto casal Abranches d'Aguiar e seus familiares."



• Foto aniversário, 2 Abr 2016.


imagem

Carlos casou com Maria Gracinda de Matos FERREIRA, ®, filha de António Francisco Lopes FERREIRA e Maria da Paixão de Matos PIRES, a 12 Ago 1962. (Maria Gracinda de Matos FERREIRA, ® nasceu em 1942 em Cabanas de Viriato, Cabanas de Viriato, , Viseu, Portugal.)


imagem

Fontes


1 Genea Portugal, geneall.pt.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Jun 2017 com Legacy 8.0 de Millennia