seta seta seta seta
José Pedro Gomes FONSECA
(1844-1888)
Teresa Maria de Jesus PEREIRA
Pedro José DUARTE
(1856-)
Isabel Duarte CRISTINA
(1857-)
Torquato Gomes FONSECA ®
(1881-1954)
Leopoldina DUARTE
(1884-1938)

José Duarte FONSECA ®
(1910-2004)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Luz Mesquitela LIMA ®

2. Emília Reis NETO

José Duarte FONSECA ®

  • Nascimento: 23 Abr 1910, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria da Luz Mesquitela LIMA ®
  • Casamento (2): Emília Reis NETO
  • Óbito: 5 Jun 2004, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 94 anos de idade
  • Sepult.: Jun 2004
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: médico cirurgião.

• Nota biográfica. "Em 30 de Junho de 1955, após um mês de emissões experimentais, inaugura-se a Rádio Barlavento, propriedade do Grémio Recreativo Mindelo, então presidido pelo Dr. José Duarte Fonseca. No acto de inauguração, o Dr. Adriano Duarte Silva, deputado por Cabo Verde, destaca a iniciativa da Direcção, e o nome do Sr. Mendo Barbosa da Silva, é apontado como o grande obreiro da sua concretização.

Creio ser consenso entre as pessoas que conheceram por dentro e por fora a actividade da Rádio Barlavento que o Dr. Aníbal Lopes da Silva veio a ser o Director de referência da referida emissora… sem desdouro para outros dirigentes, pela forma digna e profícua como dirigiu a emissora, a apesar das fortes limitações impostas pela política sufocante do regime salazarista.

A Rádio Barlavento transmitia com um emissor de ondas curtas de 1000 Watts. Era o mais potente emissor de Cabo Verde e que, de facto, cobria o país. Um emissor adquirido por subscri§ão dos sócios do Grémio, emitia na banda dos 50,2 metros, depois dos 75 metros, mas foi aumentando o seu período de emissão até atingir as seis horas diárias. Mais tarde passou também a emitir em frequência modulada."

Em "Os Dias da Rádio I", postado por Carlos Santos na Kriol Rádio em 23 de Dezembro 2009.

Eram membros da direcção da Rádio Barlavento, Dr. Fonseca, Dr. Adriano Duarte Silva, Mendo Barbosa da Silva, Dr. Aníbal Lopes da Silva, Dr. Júlio Vera Cruz, Engenheiro Graciano Cohen, Francisco Lopes da Silva e Abel Pires Ferreira.

• Formação: matriculara-se, 1936, Lisboa, , Lisboa, Portugal. na então Escola Superior Colonial

Fonte: Relação nominal dos antigos estudantes cabo-verdianos matriculados na Escola Superior Colonial (1914-1970), (em 2012 era o Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa), que constitui o anexo 3 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.



• Associação ou club: Sócio nº 172 da Casa dos Estudantes do Império, aprovada a sua admissão, 1945, Lisboa, , Lisboa, Portugal. 1 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Casado

PROFISSÃO: Médico



• Atividade desportiva: Mindelenses em idade madura que praticavam futebol (anos 50, sec. XX): Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Na fotografia, da nossa esq.- dtª:

De pé: · Daniel Leite · Aníbal Lopes da Silva · Aristides Martins · José Duarte Fonseca · Baltasar Lopes da Silva (de chapéu) · (?) · Dr. Miranda · Manuel Serra

Agachados: · António Pelópidas Almeida · (?) · Aguinaldo Fonseca · (?) · (?) · Aurélio Gonçalves (de chapéu) · Anildo Cohen



• Atividade cívica e social: colaborador da Rádio Barlavento, 30 Jun 1955, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Foto dos fundadores e principais colaboradores
Legenda: A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).



• Foto em grupo: entre intelectuais e ilustres da época.
Em cima, da nossa esq/direita: · Jorge Barbosa, · Manuel Serra, · Baltazar Lopes da Silva e · José Fonseca.

Em baixo da nossa esq/direita: · Mário Barbosa, · Grégorio Chantre e cá em baixo nho Roque · (António Aurélio Gonçalves)



• Foto em grupo: Jantar em homenagem a Bento Levy, 1961, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Começando pela nossa esquerda: · Jorge Barbosa , · Guilherme Chantre · Bento Levy (deputado e director do "Cabo Verde" - Boletim de Propaganda e Informação), · José Duarte Fonseca, · Henrique Santa Rita Vieira , · Comandante Sousa Machado (Capitão dos Portos), · Baltasar Lopes da Silva, · Júlio Monteiro, · Manuel Serra e · António Aurélio Gonçalves.


imagem

José casou com Maria da Luz Mesquitela LIMA ®, filha de Serafim Adrião LIMA ® e Alina da Costa MESQUITELA. (Maria da Luz Mesquitela LIMA ® faleceu em †.)


imagem

José a seguir casou com Emília Reis NETO. (Emília Reis NETO faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), ficha nº 581 do registo de fichas abarcando esse ano; Tabela 1; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 1 - Lisboa, com 1086 fichas de associados da Sede;; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia