seta seta seta
José Maria Cabral de AZEVEDO, ®
(1853-)
Ana Maria de SOUSA, ®
Guilherme Monteiro CARDOSO
Ana do Carmo Avelino HENRIQUES
(1879-)
Pedro Corsino de AZEVEDO, ®
(1905-1942)
Ana Zara Avelino CARDOSO

Osvaldo Aranda de AZEVEDO, ®
(1937-2017)

 

Relações da família

Osvaldo Aranda de AZEVEDO, ®

  • Nascimento: 21 Mar 1937, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Óbito: 23 Nov 2017, Mindelo, São Vicente, Cape Verde com 80 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Actividade literária: escritor.



• Obra: livro "Regresso à Vila do Vale", em 2007,. Este livro reúne poemas e contos que na sua maioria recriam os "mil mistérios e tesouros que guardam a Vila do Vale (Ribeira Brava - São Nicolau) lugar de origem do poeta Osvaldo Azevedo.

Esta publicação está dividida por poemas introdutórios, uma dedicatória e três cadernos. No caderno inicial estão agrupados poemas e contos de intensa rememoração da infância, na restrita visão de mundo dos pequenos sempre prontos para descobrir o universo dos adultos. Os contos testemunham o quotidiano de uma pacata vila durante o período colonial, sendo os animais protagonistas em algumas narrativas, como a de "O Brilhante", o bravo cavalo de um tempo em que "a terra ainda esperava a manifestação máscula de um homem". O caderno seguinte preocupa-se com a relação ilhéu-mar, enquanto o derradeiro apresenta intimismo e lirismo, para além das divagações acerca do ocaso da vida..

• Foi entrevistado Documentário "Osvaldo Azevedo, o Velho Caminheiro", de Jean Gomes a 10 Mai 2014.

• Anúncio necrológico / Agradecimento de condolencias: a 23 Nov 2017, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde.

• Nota biográfica: por Chissana Magalhães no Expresso das Ilhas, a 24 Nov 2017,. Natural de Ribeira Brava (São Nicolau), Osvaldo Azevedo era filho do poeta claridoso Pedro Corsino Azevedo. Preso pela PIDE em 1961, em 1965 parte para a Holanda de onde com a ajuda de Mário Fonseca consegue seguir para França onde se junta ao grupo de Cabo-verdianos já mobilizados para integrar as estruturas do PAIGC.

Fez formação militar na Argélia, em Cuba e também na ex-URSS para finalmente se juntar a Amílcar Cabral nas matas da Guiné-Bissau, onde participa na guerrilha da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. Depois da independência integra as Forças Armadas, tendo se aposentado como major.

Em 2015 mantinha-se ainda activo, com uma produção literária e de artes plásticas de grande qualidade. Em Outubro desse ano fez o lançamento da 2ª edição do seu livro de contos e poemas "Regresso à Vila do Vale", originalmente publicado em 2007 e que ele também ilustrou.

Na mesma ocasião regressava aos ecrãs, através do festival de cinema Oiá, o documentário de 2014 "O Velho Caminheiro", realizado por Jean Gomes. O mesmo incidia sobre a trajectória de Osvaldo Azevedo enquanto combatente da luta pela Independência .

Um dos fundadores das Forças Armadas de Cabo Verde, Osvaldo Azevedo teve ontem um funeral com honras militares.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Mai 2018 com Legacy 9.0 de Millennia