Artur Ernesto de CASTRO SOROMENHO, ®
(1878-1944)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Stella Fernançole de Leça MONTEIRO, ®

Artur Ernesto de CASTRO SOROMENHO, ®

  • Nascimento: 10 Nov 1878, Porto, , Porto, Portugal
  • Casamento (1): Stella Fernançole de Leça MONTEIRO, ® em 1906 em Quelimane, , Zambézia, Mozambique
  • Óbito: 1944, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 66 anos de idade
  • Sepult.: Lisboa, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. Segundo o site CASTRO SEROMENHO

Artur "...frequenta o Colégio Militar, nos anos 1890. Após concluir o curso, abandona a perspectiva da carreira militar e pretende estudar direito. A família opõe-se a esse projeto e ele decide ir para a África. Por volta de 1897-98, embarca para Moçambique, onde conhece o conde de Streecky, um influente empresário estrangeiro com interesses na região da Zambézia, em cujas empresas trabalha como executivo. Nessa região, na cidade de Quelimane, Artur e Stella casam-se em 1906.

Com a institucionalização do Estado Novo português, em 1933, começa o expurgo dos funcionários republicanos. Artur Soromenho é enviado de licença a Portugal. Posteriormente, é reformado num posto inferior ao de sua posição na hierarquia da administração colonial.
O Despacho Confidencial n. 7.853 da Presidência do Conselho[3], assinado por Oliveira Salazar, permite identificar os motivos do expurgo. Após elogios à carreira de A. Soromenho, consta: "Assim deve ser ouvido acerca do espírito que o anima quanto à orientação da nova ordem de cousas, e portanto: 1º. se fez compromisso de fé pró estado novo; 2º. se está filiado na União Nacional organismo de defesa nacional. Não é bastante ser-se funcionário com aquelas características; é necessário saber com absoluta segurança, se elas se podem adaptar ao novo sistema de governação para a solução final". Artur Soromenho, em carta ao Chefe do Gabinete da Presidência do Conselho, de setembro de 1936, respondeu lembrando que, segundo o que o próprio presidente do conselho havia escrito no Estatuto dos Funcionários Públicos, "os funcionários do Estado, seja qual fôr o seu credo político, não estão ao serviço dos partidos, mas da Nação"

Após a morte de Artur Ernesto de Castro Soromenho, em 1944, o elogio à sua carreira administrativa foi feito por Norton de Matos em "Um grande administrador de circunscrição de Angola" (O Primeiro de Janeiro)."

• Descendência. Foram sete os filhos de Artur Ernesto de Castro Soromenho e de Stella Fernançole de Leça Monteiro.


imagem

Artur casou com Stella Fernançole de Leça MONTEIRO, ®, filha de Manuel Perez do SACRAMENTO MONTEIRO e Ernestina do SACRAMENTO MONTEIRO, em 1906 em Quelimane, , Zambézia, Mozambique. (Stella Fernançole de Leça MONTEIRO, ® nasceu a 8 Set 1884 em Porto, , Porto, Portugal e faleceu em Mai 1964 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 12 Ago 2017 com Legacy 9.0 de Millennia