? ÉVORA
Nha Mia BARBOSA

Abílio Sereno Barbosa ÉVORA ®
(1938-1988)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Rosalina Gomes de ALMEIDA CARDOSO ®

2. Alda Andrade FREDERICO ®

Abílio Sereno Barbosa ÉVORA ®

  • Nascimento: 22 Fev 1938, Cabo Verde
  • Companheiros (1): Maria Rosalina Gomes de ALMEIDA CARDOSO ®
  • Companheiros (2): Alda Andrade FREDERICO ®
  • Óbito: 1988, Cabo Verde com 50 anos de idade

Símbolo   Abílio também usou o nome Bilocas.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem.



• Foto idade madura.



• Atividade artística: compositor, músico. Compositor de uma obra pouco extensa mas com temas marcantes, que ficaram no memória do público, embora muitas vezes gravados sem a indicação da autoria ou em nome do outros. A popularidade das suas koladeras alegres deve-se em parte às gravações da cantora Nanda, que no seu único single, no início dos anos 70, incluiu Maninha Nha Carlota e Bô dam canja, esta última em dueto com o próprio compositor, naquele que é o seu único registo editado, e que é incluído, entre outros artistas, em Musica de Cabo Verde nº 1, LP editado pela Valentim de Carvalho na mesma altura.

Apontado como excelente tocador de guitarra portuguesa, instrumento de que gostava particularmente, participou do grupo Bonjardim, fundado por Ano Nobo em S. Domingos.

"Cabo Verde & a Música" de Gláucia Nogueira

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento, 5 Jul 2017. Para assinalar o 42º aniversário da Independência de Cabo Verde, o chefe de Estado vai condecorar 42 personalidades '96 entre indivíduos e instituições '96 residentes nas ilhas.

São condecorados, com a Primeira Classe da Medalha do Vulcão, os cidadãos:

Abílio Sereno Barbosa Évora, "Bilocas"....


imagem

Abílio teve uma relação com Maria Rosalina Gomes de ALMEIDA CARDOSO ®, filha de Luís de ALMEIDA CARDOSO ® e Filipa Gomes de PINA. (Maria Rosalina Gomes de ALMEIDA CARDOSO ® nasceu a 29 Dez 1944 em Santo Amaro Abade, Tarrafal, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Abílio teve uma relação com Alda Andrade FREDERICO ®, filha de Joaquim Gonçalves FREDERICO ® e Flora Costa ANDRADE ®. (Alda Andrade FREDERICO ® nasceu a 21 Mai 1938 em São Nicolau Tolentino, São Domingos, Cabo Verde 1 e foi baptizado a 29 Jun 1938 em São Nicolau Tolentino, São Domingos, Cabo Verde 2.)


imagem

Fontes


1 Arquivo pessoal de Carlos Alberto Frederico Tavares. Cópia gentilmente facultada ( em 17-6-2018 ) de documentos e links, fruto do trabalho genealógico de Carlos Alberto Frederico Tavares

2 Arquivo pessoal de Carlos Alberto Frederico Tavares.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia