João Pereira de CARVALHO
(1690-Depois de 1764)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria de Barros de OLIVEIRA

João Pereira de CARVALHO

  • Nascimento: 1690
  • Casamento (1): Maria de Barros de OLIVEIRA
  • Óbito: Depois de 1764 com 74 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa. Filho de pessoas humildes, já que o pai era "cutileiro, estanqueiro e rendeiro" e a mãe "mulher de segunda condição". João Pereira de Carvalho foi residente na vila da Praia, I. de Santiago, da qual foi capitão-mor, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e foi nomeado capitão-mor de Cacheu em 1734.

• Nota biográfica: segundo Sena Barcelos in "Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné Vol III, págs. 3-4" de. "Pretendeu este governo João Pereira de Carvalho, que tinha servido em Cabo Verde nos postos de alferes, capitão de infantaria, sargento-mor, coronel e capitão-mor da vila da Praia e de Cacheu, provando o seu direito com a seguinte nota de bons serviços. Em 1719, fundeando na Praia uma galera e uma balandra de piratas, lançaram em terra, pela meia-noite, 446 homens, tomando o presídio; senhores da praça, cercaram a casa do capitão-mor, onde se achava o pretendente, que foi defendê-la à porta do quintal e ali pelejou com tanto denodo que os obrigou a retirar ao cabo de três horas de rijo combate, no qual morreu muita gente.
Em 1721, por morte do governador António Vieira, recaíu o governo interino no senado da câmara; conforme o uso, foi ele eleito governador das armas, porque era então o único coronel que havia, e tendo sido feito capitão-mor mais tarde, e sucedendo irem ali duas naus holandesas pedir refrescos, que lhe foram fornecidos, e negando-se a pagá-los, ordenou que se fizesse fogo de pólvora seca, e como os navios não arriassem as bandeiras mandou então bombardear a valer.
Depois desta atitude arriaram as naus quatro lanchas armadas e guarnecidas com 60 homens a fim de exigirem satisfação, que aliás não lhe foi dada, porque se preparou para a luta, voltando as lanchas para bordo e mandando satisfazer a importância que deviam.
Em Cacheu mandou levantar a fortaleza, construída de pedra e cal, com duas canhoneiras, montando oito peças, casa forte, residência para o capitão-mor, alfândega, muitos baluartes bem e solidamente construídos e cercou a povoação com uma tabanca.
Apesar de tão brilhante folha de serviços não obteve o governo que desejava. As injustiças não são de hoje e já então quem mais trabalhava menos merecia.
"

• Cargo: capitão-mor de, 1734, Cacheu, , Cacheu, Guinea-Bissau.


imagem

João casou com Maria de Barros de OLIVEIRA, filha de Rodrigo de Oliveira FONSECA e Isabel de Barros BEZERRA. (Maria de Barros de OLIVEIRA faleceu depois de 1764.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia