seta seta
José António da SILVA, [2p]*®
(1873-1969)
Euprépria CORREIA, [2p]*
(Cerca de 1882-)
Caetano José da SILVA, ®
(1917-1990)
Eugénia Gomes Soares ROSA, ®
(1911-1989)

Deodato José da SILVA, ®
(1948-2003)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria de Fátima FONTES, ®

Deodato José da SILVA, ® 1

  • Nascimento: 8 Nov 1948, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria de Fátima FONTES, ®
  • Óbito: 8 Jan 2003, Central Falls, Providence, Rhode Island, USA com 54 anos de idade 1 2
  • Sepult.: 11 Jan 2003, Pawtucket, Providence, Rhode Island, USA 1
imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Deodato José da Silva, ex-deputado à Assembleia Nacional de Cabo Verde, falecido Quarta-feira, vai a enterrar este Sábado, 11 de Janeiro. Silva,.54 anos de idade, natural do Fogo, foi vítima de um ataque cardíaco, na manhã de quarta-feira, na sua residência em Central Falls-Rhode Island.

Várias mensagens de condolências foram recebidas. É o caso do Cônsul de Cabo Verde em Boston que ao tomar conhecimento do passamento físico do nosso compatriota Deodato Silva, ex-Director do jornal The New Capeverdean Times e ex-deputado à Assembleia Nacional, expressa suas profundas condolências em seu nome e no de todos os funcionários do Consulado, à toda família enlutada, manifestando sua solidariedade nesta hora de dor e sofrimento.
Deodato Silva que tinha chegado aos Estados Unidos da América em 1989, deixa viúva a senhora Maria de Fátima Fontes Silva, três filhas, Fátima, Desiree e Débora, e quatro netos.

A comissão organizadora das celebrações do 13 de Janeiro decidiu cancelar um evento assinalando a efeméride, neste sábado, dia 11, devido ao falecimento de Deodato Silva que era também um dos membros da referida comissão.

Recorde-se que nos Estados Unidos, inclusive, já se encontrava Humberto Cardoso Vice-Presidente para o gabinete de estudo do MpD que veio de Cabo Verde presidir a referida cerimónia.
Mensagem de condolência do Cônsul-Geral de Cabo Verde em Bóston:
”Tendo tomado conhecimento do passamento físico do nosso compatriota Deodato Silva, ex-director do jornal The New Capeverdean Times e ex-deputado à Assembleia Nacional, quero em meu nome pessoal e de todos os funcionários do Consulado Geral apresentar as minhas mais profundas condolências à família enlutada, bem como manifestar toda a minha solidariedade nesta hora de dor e sofrimento.
Alfredo Amílcar Rodrigues Monteiro
Cônsul Geral”

Símbolo  Notas sobre o funeral:

O corpo de Deodato Silva estará em câmara ardente, das 2h00 às 4h00 e das 7h00 às 9h00, na Nerrick Williams Funeral Home, situada na 530 Smithfield Avenue, Pawtucket. No Sábado o cortejo fúnebre sairá da casa funerária às nove da manhã para o Swan Point Cemetery, na cidade de Pawtucket.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Anotações gerais. Deodato da Silva, é uma conhecida figura da comunidade e de Cabo Verde em geral tendo-se distinguido pelas suas qualidades poéticas e também seu envolvimento na vida política. No arquipélago, foi contabilista da Casa Serbam na Cidade da Praia. Já na América trabalhou numa companhia de electrónica, a Magnotrop.

De 1995 a 2000 foi deputado do MpD pelo círculo das Américas, tendo como tal se distinguido como um defensor intransigente dos interesses da comunidade. Era também um homem dotado de grande sensibilidade poética e com a sua morte, um livro ficou por publicar. Quem o confirma é o seu grande amigo e parente o engenheiro Armindo Barbosa com quem tinha excelentes relações, e que incentivava o malogrado a fazer recolha de alguns poemas e a realizar o seu sonho.

Deodato escrevia tanto em português como em crioulo, mas é na língua materna que os seus poemas ganhavam uma extraordinária beleza. É que segundo ainda o amigo Armindo Barbosa, ele assim conseguia expressar todo o sentimento do povo da ilha do Vulcão de uma forma clara e concisa.

Armindo Barbosa, já com experiência em nesta matéria, confessou-nos que vai reunir-se com a família para se proceder a uma recolha de obras inéditas para serem editadas num livro em homenagem ao falecido poeta. Deodato chegou inclusive a compor algumas mornas que foram depois gravadas.

No campo do jornalismo, foi colaborador de várias revistas e jornais. É de se salientar o esforço e capacidade demonstrados no jornal The New Capeverdean Times que ganhou outra dimensão quando passou a proprietário daquele periódico, uma qualidade evidenciada pela sua carolice e sacrifício da própria família, nomeadamente de uma das filhas que com ele madrugava caprichando na qualidade gráfica e ortográfica do jornal.

• Morava depois de 1989 em Central Falls, Providence, Rhode Island, USA. 1



• Foi sepultado em Swan Point Cemetery em Providence, Providence, Rhode Island, USA. 585 Blackstone Blvd.
Providence
Providence County
Rhode Island USA
Postal Code: 02906
Phone: (401) 272-1314


imagem

Deodato casou com Maria de Fátima FONTES, ®, filha de Marcelino Vieira FONTES, ® e Maria Socorro Gonçalves LOPES. (Maria de Fátima FONTES, ® nasceu a 6 Mar 1953 em Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Notícia na imprensa, Visão News. Data cit.: 9 Jan 2003. <http://www.visaonews.com/vnn/local/01_03/LOCAL0006.asp>
Deodato Silva vai a enterrar no Sábado, 11 de Janeiro

9 de Janeiro de 2003
Por: Valdir Alves
.

2 Obito, Fonte:
Índice de Óbitos da Segurança Social dos EUA (SSDI)
MyHeritage.com [online database]. Lehi, UT, USA: MyHeritage (USA) Inc.
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-10002/indice-de-obitos-da-seguranca-social-dos-eua-ssdi
Dados originais: Administração da Segurança Social. Índice de óbitos da Segurança Social, Ficheiro Mestre. Administração da Segurança Social

Registo:
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-10002/indice-de-obitos-da-seguranca-social-dos-eua-ssdi?itemId=5050517&action=showRecord
Deodato J Da Silva
Local: Rhode Island

Citação:
Deodato J Da Silva
Nascimento: 8 de nov 1948
Morte: 8 de jan 2003
Última residência: USA.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 13 Dez 2017 com Legacy 9.0 de Millennia