seta seta seta
Júlio José Maria da Silva FEIJÓO, ®
(1860-1917)
Maria de Jesus Andrade MONTEIRO
(1852-)
João António Lacerda ALFAMA, ®
(1878-1933)
Olívia de Sena OLIVEIRA, ®
(1879-1966)
Manuel Maria FEIJÓO, ®
(1894-1968)
Maria Luísa Lacerda ALFAMA, ®

Lívia Maria Alfama FEIJÓO, ®
(1926-2013)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Celso Godinho da Silva LEÃO, ®

Lívia Maria Alfama FEIJÓO, ®

  • Nascimento: 22 Set 1926, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Casamento (1): Celso Godinho da Silva LEÃO, ® em 1948
  • Óbito: 19 Jul 2013, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 86 anos de idade
  • Sepult.: 20 Jul 2013, Olivais, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Notas sobre o funeral:

Foi cremada

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto do casamento: Lívia e suas damas de honor, em 1948,.



• Foto idade avançada:,.

• Anúncio necrológico / Agradecimento de condolencias:,. Lisboa: Faleceu Lívia Leão Feijóo, mulher do fundador da Casa do Leão


Faleceu em Portugal a mulher do fundador da Casa do Leão em Cabo Verde - a primeira papelaria no país nos anos 40 do século passado. Lívia Feijóo Leão foi cremada no Sábado no cemitério dos OlivaisLisboa: Faleceu Lívia Leão Feijóo, mulher do fundador da Casa do Leão
Lívia Feijóo Leão, 87 anos, era originária de uma família da ilha Brava embora tivesse nascido na Ilha de São Vicente. O seu corpo foi velado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, junto à Fundação Gulbenkian e foi cremado no cemitério dos Olivais, onde também foi cremado o escritor Teixeira de Sousa. Livia Leão deixa seis filhos.

A primeira casa era ao lado da Câmara de S. Vicente e da igreja e foi fundada nos anos 40 por Celso Leão (também já falecido) originário de uma família do distrito de Coimbra, Portugal. Veio para Cabo Verde no contingente militar, enviado para defesa do arquipélago aquando da II Guerra Mundial de 1939/45. Depois família criou uma drogaria e farmácia fundadas em S. Vicente e também na cidade da Praia.

Zito Azevedo, empregado da Casa do Leão durante 20 anos, falou ao "asemanaonline" da importância desta casa comercial na época, referindo que depois da independência este estabelecimento dedicou-se à importação dos mais variados produtos. A Casa do Leão era uma espécie de bazar onde" podíamos encontrar um pouco de tudo". Na época não havia nada", recordou o antigo funcionário e amigo da família. O seu irmão Amadeu Leão foi a "alma matria" dessa Casa, disse, Zito Azevedo.

• O que dele ou dela se conta: comentário a notícia necrológica. Lívia Feijóo era mulher de Celso Leão, mas quem criou a Casa do Leão foi o irmão mais velho do Celso Leão. Celso Leão veio para Cabo Verde trabalhar com o irmão mais velho Sr. Leão. E o irmão mais velho tinha vindo porque a mulher (profesora primária) foi transferida para Cabo Verde (Mindelo). Aí o Sr. Leão viu que o nosso comércio estava atrasadíssimo (venda ao balcão e com pouca simpatia para o cliente) e resolveu abrir uma loja, porque viu uma oportunidade de fazer negócio e ganhar dinheiro. Era simpático e não ficava atrás do balcão, ia à Rua de Lisboa abordar os clientes e trazê-los para dentro da loja, par afazerem compras. Foi mais ou menos isso que ouvi dos mais velhos. Mas diga-se, em abono da verdade, que Celso foi um grande e digno sucessor do irmão mais velho e fez grande sucesso, tendo feito expandir a Casa do Leão para vários outros negócios (drogaria, adega, casa de venda de radios e eletrodomésticos, panificação, etc.).


imagem

Lívia casou com Celso Godinho da Silva LEÃO, ® em 1948. (Celso Godinho da Silva LEÃO, ® nasceu a 16 Out 1923 em Soure, , Coimbra, Portugal e faleceu a 31 Mai 1985 em Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 13 Dez 2017 com Legacy 9.0 de Millennia