Celso Godinho da Silva LEÃO, ®
(1923-1985)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Lívia Maria Alfama FEIJÓO, ®

Celso Godinho da Silva LEÃO, ®

  • Nascimento: 16 Out 1923, Soure, , Coimbra, Portugal
  • Casamento: Lívia Maria Alfama FEIJÓO, ® em 1948
  • Óbito: 31 Mai 1985, Portugal com 61 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Profissão: Empresário. Co-fundador da Casa do Leão - estabelecimento comercial de renome, no Mindelo e na Praia.

• Nota biográfica: por Manuel Brito Semedo. "Veio a S. Vicente muito jovem, com 16 anos de idade, onde mais tarde abriu o seu 1.º estabelecimento comercial, a Papelaria na Pracinha da igreja, que se transformou num estabelecimento modelar. Surgiram também em cadeia outros estabelecimentos como a Drogaria do Leão, a Farmácia do Leão, a Adega do Leão, casa de rádios e discos, casa de moda, perfumaria, loja de brinquedos, além de serração de madeiras e da remodelação da Fábrica Sport.

Promoveu em Cabo Verde uma autêntica revolução comercial pelos novos valores e conceitos que introduziu no nosso mercado, a arte de servir e vender.

Mercê da sua dinâmica, surgiram dezenas de postos de trabalho e vários chefes de família aí encontraram o seu sustento."

• O que dele ou dela se conta: comentário anónimo na Internet. Celso Leão veio para Cabo Verde trabalhar com o irmão mais velho Sr. Leão. E o irmão mais velho tinha vindo porque a mulher (profesora primária) foi transferida para Cabo Verde (Mindelo). Aí o Sr. Leão viu que o nosso comércio estava atrasadíssimo (venda ao balcão e com pouca simpatia para o cliente) e resolveu abrir uma loja, porque viu uma oportunidade de fazer negócio e ganhar dinheiro. Era simpático e não ficava atrás do balcão, ia à Rua de Lisboa abordar os clientes e trazê-los para dentro da loja, par afazerem compras. Foi mais ou menos isso que ouvi dos mais velhos. Mas diga-se, em abono da verdade, que Celso foi um grande e digno sucessor do irmão mais velho e fez grande sucesso, tendo feito expandir a Casa do Leão para vários outros negócios (drogaria, adega, casa de venda de radios e eletrodomésticos, panificação, etc.)



• Foto do casamento, 1948.


imagem

Celso casou com Lívia Maria Alfama FEIJÓO, ®, filha de Manuel Maria FEIJÓO, ® e Maria Luísa Lacerda ALFAMA, ®, em 1948. (Lívia Maria Alfama FEIJÓO, ® nasceu a 22 Set 1926 em Ilha Brava, Cabo Verde, faleceu a 19 Jul 2013 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada a 20 Jul 2013 em Olivais, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Abr 2017 com Legacy 8.0 de Millennia