seta seta seta seta
Henrique Rodrigues PIRES ®
(Cerca de 1880-1940)
Ana José RODRIGUES ®
(1866-1957)
Caetano José Lopes de PINA
(1872-1925)
Maria de Santa BARBOSA AMADO ®
(1867-1963)
Luís Rodrigues PIRES ®
(1904-1994)
Maria Fidalga LOPES ®
(1911-2002)

Caetano Hermógenes Rodrigues PIRES ®
(1930-2021)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Josefina Augusta Santos SAPINHO ®

Caetano Hermógenes Rodrigues PIRES ® 1

  • Nascimento: 19 Abr 1930, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Josefina Augusta Santos SAPINHO ®
  • Óbito: 22 Mar 2021, Praia, Santiago, Cabo Verde com 90 anos de idade
  • Sepult.: 23 Mar 2021, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o funeral / cemitério:

Sepultado pelas 16h30 no cemitério da Várzea

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): mais antigo. clique aqui



• Foto jovem.



• Trabalhou como enfermeiro.



• Foto do casamento:,.



• Foto meia idade:



• Foto em grupo: num júri de corrida de cavalos, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde>.
De pé, da nossa esq-dta: · Chico Vicente · Chico Barbosa e · Dó Teixeira.

Sentados, da nossa esq-dta: · Jorge Ribeiro · Marcelino Lopes· Caetano Pires· Ramiro Barbosa Vicente e · Jorge Pires

• Descendência: Filhos. Todos SAPINHO RODRIGUES PIRES:
º Maria Rosa - 4.09.1959
º Maria da Conceição - 24.07.1961
º Luís Caetano - 19.09.1962
º Lúcia Maria - 8.02.1964
º Maria da Purificação - 2.02.1966
º Ana Josefina - 21.09.1970
º Joaquim - 8.08.1972
º Pedro José - 30.01.1975

• Condolências, agradecimentos: a 23 Mar 2021,. Caetano Pires, figura conhecida das sociedades praiense e foguense, e irmão mais velho do ex-presidente Pedro Pires, faleceu ontem à noite, na cidade da Praia, vítima que se presume da covid-19.

Caetano Pires faleceu a caminho do Hospital Agostinho Neto, na Praia, por volta das 20h, desta segunda-feira, 22. Sabe o A NAÇÃO que ainda tentaram a reanimação naquela unidade de saúde, mas sem sucesso.

Estimado pelos amigos e familiares, Caetano Pires era proprietário da Farmácia Santo António, na Achada Santo António (ASA). Deixa viúva, filhos e netos.

Conhecido pelo seu gosto pela natação, antes de ser afectado pela covid-19, aos 90 anos, tinha o ritual de nadar na Prainha, de manhã cedo, mesmo apesar da avançada idade.

Completava 91 no próximo dia 17 de Abril.

Foi apanhado há cerca de dois meses pela pandemia do momento, sendo que a doença afectou-lhe fortemente os pulmões, pese embora estivesse já em casa, onde acabou por não resistir ao impacto do vírus na sua saúde.

Caetano Pires irá certamente deixar muita saudade no coração daqueles que estavam habituados a privar com ele, do seu humor e tiradas irónicas, e partilhar o seu conhecimento e experiência de vida.

O funeral acontece hoje, terça-feira, 23, pelas 16h, na Igreja Matriz da Praia, seguindo depois para o Cemitério da Várzea.



• Habilitação de herdeiros: 1º Cartório Notarial, a 11 Mai 2021, em Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Caetano casou com Josefina Augusta Santos SAPINHO ®, filha de Joaquim Augusto Teixeira SAPINHO ® e Francisca Olímpia Oliveira SANTOS ®. (Josefina Augusta Santos SAPINHO ® nasceu a 18 Set 1935 em Santa Isabel, Boavista, Cabo Verde 2.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031379; registo 975; imagens 168 e 169; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 9 Jun 1949; clique aqui

"Cabo Verde,Bilhetes de identidade, Praia, ACP-Lv 357, 1945-1950. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia