seta seta
António Abade PEREIRA
Maria de Aleluia MENDES
Procópio José RODRIGUES
Maria Nascimento BARROS

Ana José RODRIGUES ®
(1866-1957)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. André Cardoso de PINA

2. Henrique Rodrigues PIRES ®

Ana José RODRIGUES ®

  • Nascimento: 22 Abr 1866, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Companheiros (1): André Cardoso de PINA
  • Partnership (2): Henrique Rodrigues PIRES ®
  • Óbito: 30 Mai 1957, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com 91 anos de idade

Símbolo   Ana também usou o nome Ana Procópio.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Na certidão de óbito consta ter morrido com 88 anos, logo teria nascido em 1869.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa. Nha Ana Procópio di Djarfogo

Amor di Branku é txuba na mar
Amor di negu é lesti na rotxa
Amor di mulatu é néba detadi

No dia 22, completam-se 139 anos sobre o nascimento de Ana Procópio, a mais afamada cantadeira da Ilha do Fogo, no género de Kurkutisan ou Rafodjo. Em Dezembro de 1960, o jornalista Félix Monteiro publicava, na Revista Claridade, o artigo "Cantigas de Ana Procópio". Há 45 anos, este extraordinário investigador cultural publicava o registo mais completo, que se conhece, sobre a grande cantadeira de Djarfogo, falecida a 30 de Maio de 1957. "Quem me deu a notícia da sua morte, fez o seguinte comentário, bem significativo: cantar, há muita gente que canta; mas cantadeira…era Ana Procópio", escreveu Félix Monteiro.

De facto, Ana Procópio fez história, como expoente do Kurkutisan, um género musical típico do Fogo, também apelidado de Rafodjo ou Rodriga. São cantigas improvisadas em bailes populares. Segundo Dany Spínola, é "é uma cantiga de desafio, de contenda verbal e de esperteza, em que dois cantadores se injuriam mutuamente, de forma jocosa, usando uma linguagem mordaz e obscena, por vezes, com intenção ofensiva e maldizente. Muitas vezes, é utilizada para satirizar os grandes senhores proprietários de terras ou mesmo a sociedade em geral, caricaturando aspectos imorais das pessoas ou o desregramento social". Mas segundo Feliz Monteiro, o amor e a alegria foram temas predilectos de Ana Procópio.
"Na verdade, viveu e amou apaixonadamente, com os cinco sentidos". Nha Ana tinha consciência da sua beleza e do seu poder de sedução, como evidenciam os versos - Ken ki purbâ ka negâ, Ken ki negâ torna djobê.

Mulher de muitos amores, e que usou seu livre-arbítrio de forma orgulhosa, Ana Procópio sempre foi alvo das linguaradas, a quem detestava profundamente.

Língua di mundu, Si N panha-bu
Nim ka bonitu, kuzidu ó fritu
Algun katxó á-l kumé-N bó

Algum dia, Cabo Verde há-de prestar-lhe uma merecida homenagem. Que tal uma obra que reúna as suas cantigas, espalhadas por várias bibliotecas particulares. O Jornal Artiletra já mostrou o caminho, com a edição de um número exclusivo sobre a cantadeira, em 2003



• Descendência.



• Foto 3ª idade: com filhos à volta.



• Foto - idade avançada. 1



• Descendência: as filhas em idade avançada. 1 Benvinda Rodrigues & Maria Rodrigues (Natin)



• Documento: certidão de óbito.


imagem

Ana teve uma relação com André Cardoso de PINA. (André Cardoso de PINA nasceu em Fogo, Cabo Verde e faleceu em California, United States.)


imagem

Ana teve descendência com Henrique Rodrigues PIRES ®, filho de Domingos Rodrigues PIRES e Maria de Pina MENDES. (Henrique Rodrigues PIRES ® nasceu cerca de 1880 em Tongon, , Fogo , Cape Verde e faleceu em 1940 em Tongon, , Fogo , Cape Verde.)


imagem

Fontes


1 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia no facebook de parente próximo. Publicação nesta página na data que se indica a seguir. Data cit.: 1 Dez 2022.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia