seta seta seta seta
Sebastião José BARBOSA ®
(Cerca de 1838-1901)
Teresa de Jesus de Almeida VIEIRA ®
(1846-)
Alexandre José VERA-CRUZ
(1839-1910)
Isabel de Almeida VIEIRA
Simão José BARBOSA ®
(1873-1934)
Eugénia Vieira da VERA-CRUZ ®
(1881-)

Jorge Vera-Cruz BARBOSA ®
(1902-1971)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ida Feijóo PEREIRA ®

Jorge Vera-Cruz BARBOSA ®

  • Nascimento: 22 Mai 1902, Praia, Santiago, Cabo Verde 1 2
  • Casamento (1): Ida Feijóo PEREIRA ® a 8 Jul 1931 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Óbito: 6 Jan 1971, Cova da Piedade, , Setúbal, Portugal com 68 anos de idade
  • Sepult.: Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Casou com Ida Feijoo Pereira, natural da Ilha da Brava, Cabo Verde, filha de João José Pereira e da sua mulher Laura Maria Feijóo Encontra-se sepultado no cemitério da cidade da Praia.. Foi director da alfândega de S. Vicente (3/6/951) e depois da do Sal (2/3/959) onde se aposentou. Foi também vogal da Câmara Municipal do concelho da Praia e vice-presidente da Câmara Municipal do concelho do Fogo.

Poeta, um dos criadores do "espírito de evasão" que caracteriza os seus poemas e de que foi o expoente máximo chegou a usar o pseudónimo de Jorge de Sant'Iago. Colaborou no movimento do grupo Atlanta (ou Atlântico) e foi co-fundador da revista Claridade, Para além da poesia escreveu também contos e artigos de crítica social e política. Publicou três livros de poemas: Arquipélago, Ambiente, e Caderno de um ilhéu, que teve o prémio de literatura ultramarina em 1956. O edifício do antigo liceu Gil Eanes é hoje a Escola Preparatória Jorge Barbosa em sua homenagem. Foi agraciado, pelo governo português, com o grau de cavaleiro da Ordem do Império

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade da Praia - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Obra:,. Jorge Barbosa publicou em vida três livros: Arquipélago (1ª edição em Dezembro de 1935, sob a égide da Editorial Claridade), Ambiente (1ª edição em 1941, Praia, Minerva de Cabo Verde) e Caderno de um Ilhéu (1ª edição em 1956, Lisboa, Agência Geral do Ultramar).
Postumamente, em 2002, a sua Obra Poética foi reunida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, onde se acrescentou três livros inéditos, ordenados pelo poeta: I '96 Expectativa; II '96 Romanceiro dos Pescadores; III '96 Outros Poemas.
.
Nestes três livros encontram-se alguns poemas que foram apresentados na Poesia Inédita e Dispersa de Jorge Barbosa, publicada, em 1993, pelas Edições ALAC. Os que restam e que ficaram de fora dos três livros inéditos foram incluídos igualmente numa parte IV com o título Poemas dispersos. Incluem-se ainda, na parte V, cinco poemas em crioulo.
.
Deu a sua colaboração literária a revistas e jornais da época, como Presença, Claridade (quer nos três primeiros números, quer nos seis restantes da 2ª fase), Cadernos de Poesia, Diabo, Atlântico, Mundo Português, Aventura, Movimento, Mensagem (CEI), Notícias de Cabo Verde.
.
Mais regularmente, a sua colaboração foi para o Boletim de Cabo Verde, durante vários anos, não só com poemas, como também com as crónicas de São Vicente e artigos vários.



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1929.

• Categoria / função laboral: 1º aspirante do quadro aduaneiro, em 1929. 2

• Encontrava-se solteiro em 1929 2

• Morou em Porto da Furna em 1929 em Ilha Brava, Cabo Verde. 2



• Foto jovem: 1929. 2



• Publicou o edital de casamento a 25 Jul 1931. No nº 10 do quinzenário "Notícias de Cabo Verde"

• Altura: 1,80m, 1937. 1



• Caricatura / desenho.



• Foto em grupo: entre intelectuais e ilustres da época.
Em cima, da nossa esq/direita: · Jorge Barbosa, · Manuel Serra, · Baltazar Lopes da Silva e · José Fonseca.

Em baixo da nossa esq/direita: · Mário Barbosa, · Grégorio Chantre e cá em baixo nho Roque · (António Aurélio Gonçalves)



• Foto de família.



• Foto idade madura:



• Foto idade madura: 1937. 1

• Categoria / função laboral: em 1945 era Terceiro Verificador das Alfândegas, em Cabo Verde.
Fonte: Relação parcial dos funcionários cabo-verdianos na Administração do
Estado provincial: 1930-1966, constante dos anexos da tese apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais



• Atividade cívica e social: colaborador da Rádio Barlavento, a 30 Jun 1955, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Foto dos fundadores e principais colaboradores
Legenda: A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras,,. Em virtude de ser patrono da cátedra nº 16 das 40 desta Academia

"Jorge Vera-Cruz Barbosa ou mais comumente Jorge Barbosa nasceu a 22 de Maio de 1902 na Praia, na ilha de Santiago (Cabo Verde). Fez os seus estudos primários na cidade da Praia e prosseguiu-os em Lisboa, onde estudou até ao terceiro ano, antes de regressar a Cabo Verde para os completar. Aos 18 anos de idade, começou a trabalhar na alfândega em São Vicente. Ele viajou por quase todas as ilhas neste trabalho, após várias transferências. Ele finalmente se aposentou na ilha do Sal em 1967, aos 75 anos de idade, com o cargo de Diretor de Alfândega. Casou com Ida Feijóo Pereira em 8 de Julho de 1931 em Vila Nova Sintra, na ilha de Brava. Em Setembro de 1970, já muito doente de coração, foi para Portugal para tratamento e morreu três meses depois, a 6 de Janeiro de 1971, na Cova da Piedade (Portugal). Poeta e escritor cabo-verdiano, colaborou com muitas revistas e jornais portugueses e cabo-verdianos."



• Atividade literária: escritor do movimento Claridade. Foto entre "claridosos"

Legenda - Começando pela nossa esquerda: · Jaime de Figueiredo, · António Aurélio Gonçalves , · Guilherme Chantre,· Manuel Serra , · Jorge Barbosa e · Baltasar Lopes



• Atividade literária: escritor e poeta.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".



• Foto em grupo: Jantar em homenagem a Bento Levy, em 1961, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Começando pela nossa esquerda: · Jorge Barbosa , · Guilherme Chantre · Bento Levy (deputado e director do "Cabo Verde" - Boletim de Propaganda e Informação), · José Duarte Fonseca, · Henrique Santa Rita Vieira , · Comandante Sousa Machado (Capitão dos Portos), · Baltasar Lopes da Silva, · Júlio Monteiro, · Manuel Serra e · António Aurélio Gonçalves.



• Sepultura/Campa: 1971, em Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: selo comemorativo, a 24 Fev 2003, em Cabo Verde. CV004.03

Full Resolution Version
Country / Post Cape Verde
Date of Issue 24 February 2003
Primary theme Literature, Press and Comics
Subject Poets & Cape Verdean Composers - Jorge Barbosa
Width 40.0 mm
Height 27.0 mm
Denomination 47.50 CVE
Number in set 6 (show set)
Layout/Format sheet of 50
Perforations 12 by 12
Stamp issuing authority Correios De Cabo-Verde, Sarl
Printer Impressa Nacional Casa da Moeda Portugal



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: estátua no Parque dos Poetas, em 2015, em Oeiras, Estremadura, Portugal.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Esfigie em nota bancária, a 10 Set 2015, em Cabo Verde.


imagem

Jorge casou com Ida Feijóo PEREIRA ®, filha de João José Faria PEREIRA ® e Laura Maria Monteiro FEIJÓO ®, a 8 Jul 1931 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde. (Ida Feijóo PEREIRA ® nasceu a 6 Dez 1910 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde, faleceu a 21 Dez 2000 em Bridgewater, Plymouth, Massachusetts, United States e foi sepultada em Rockland, Plymouth, Massachusetts, United States.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031418; registo nº1020; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 408, peça 12, 1937-1942.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 "lDivulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031407; registo nº 25, imagens 12 e 13; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 6 Set 1929; clique aqui

"Cabo Verde,Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 408, peça 01, 1929-1939.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia