seta seta
Pedro Roque Monteiro BARRETO
(1844-)
Maria Branca Semedo CARDOSO
(1850-1912)
João Baptista Silva NEVES
(1861-1900)
Narcisa Maria SILVA
(-Antes de 1921)
André Avelino Monteiro BARRETO ®
(1878-1967)
Maria Narcisa Silva NEVES ®
(1884-1921)

Armando Crispim Monteiro BARRETO ®
(1909-1988)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Luz da Costa CABRAL ®

2. Elba da Câmara FIALHO
3. Zilda Fenela da Rocha MADEIRA ®

Armando Crispim Monteiro BARRETO ® 1

  • Nascimento: 25 Out 1909, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1 2
  • Companheiros (1): Maria da Luz da Costa CABRAL ®
  • Companheiros (2): Elba da Câmara FIALHO
  • Casamento (3): Zilda Fenela da Rocha MADEIRA ®
  • Óbito: 1988 com 79 anos de idade 1

Símbolo   Armando também usou o nome Tchatcha.

imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

faleceu viúvo

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto teenager:,.

• Ocupação: funcionário, a 3 Mar 1928, em Praia, Santiago, Cabo Verde. Serviços de Fazenda de Cabo Verde

• Anotações gerais. 1 Teve também mais 2 filhas reconhecidas, minhas meias-irmãs: Armanda Monteiro Barreto (já falecida) e Fernanda Monteiro Barreto.



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 1929.

• Categoria / função laboral: em 1929 era 3º aspirante da Fazenda, em Praia, Santiago, Cabo Verde. 2

• Encontrava-se solteiro em 1929 2



• Associação ou club: Sócio nº 274 da Casa dos Estudantes do Império, aprovada a sua admissão, a 4 Mar 1949, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. 3 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: 1º Oficial da Direcção Geral de Fazenda do Ministério das Colónias

• Categoria / função laboral: em 1964 era Director de 3ª classe da Fazenda e Contabilidade, em Cabo Verde.
Fonte: Relação parcial dos funcionários cabo-verdianos na Administração do
Estado provincial: 1930-1966, constante dos anexos da tese apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais



• Foi transferido ou mudou como Director das Finanças, para Angola. (Cf. ao lado, um extrato do B.O. nº5 de 1.2.1975).



• Categoria / função laboral: a 1 Jul 1974 era Director de 1ª classe dos Serviços de Finanças do Ultramar, em Angola. (Cf. ao lado, um extrato do B.O. nº5 de 1.2.1975).


imagem

Armando teve descendência com Maria da Luz da Costa CABRAL ®, filha de João Baptista da Costa CABRAL e Inês Monteiro BARRETO. (Maria da Luz da Costa CABRAL ® nasceu em São Nicolau Tolentino, São Domingos, Cabo Verde e faleceu antes de 1988.)


imagem

Armando teve uma relação com Elba da Câmara FIALHO, filha de João da Câmara FIALHO ® e Maria do Carmo SANTANA. (Elba da Câmara FIALHO nasceu a 26 Dez 1916 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e faleceu a 21 Nov 2002 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Armando a seguir casou com Zilda Fenela da Rocha MADEIRA ®. (Zilda Fenela da Rocha MADEIRA ® nasceu a 28 Jul 1941 em Praia, Santiago, Cabo Verde, faleceu a 29 Mai 1974 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada em Mai 1974 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), Ana Barreto, por e-mail. Data cit.: 1 Jun 2008.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031405; registo nº 36; p.20 e 21; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 22 Jun 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 407, peça 04, 1929 Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), ficha nº 121 do registo de fichas abarcando esse ano; Tabela 1; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 1 - Lisboa, com 1086 fichas de associados da Sede;; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia