Vitorino João Carlos Dantas PEREIRA ®
(1804-1867)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Isabel Maria da CONCEIÇÃO

2. Gertrudes Maria Spencer de OLIVEIRA

Vitorino João Carlos Dantas PEREIRA ® 1

  • Nascimento: 2 Ago 1804, Ajuda, , Lisboa, Portugal 1
  • Companheiros (1): Isabel Maria da CONCEIÇÃO
  • Casamento (2): Gertrudes Maria Spencer de OLIVEIRA em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 1
  • Óbito: 5 Set 1867, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 63 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. "Fidalgo cavaleiro da Casa Real, Dantas Pereira nascera, segundo o Portugal: dicionário histórico, em Lisboa, a 2 de agosto. Tendo vivido no Brasil entre 1807 e 1820, voltaria nesse ano à capital portuguesa, onde prosseguiu estudos superiores militares até 1826. Promovido a capitão em 1830, lutou nos Açores integrado nas tropas miguelistas, que saíram derrotadas. Demitido do exército, esteve preso durante quatro anos, seguindo depois para Paris, onde continuou estudos, obtendo o diploma de bacharel em letras. Esteve mais tarde ao serviço do exército espanhol, como capitão de artilharia, e regressou a Portugal em 1839, dedicando-se ao ensino e acabando por ser reintegrado na carreira militar. No final de 1847, seria nomeado professor da escola principal de instrução primária da província de Cabo Verde, que lhe coube inaugurar. A escola estava situada na ilha Brava e Vitorino Dantas exerceu o cargo durante seis anos, até 1854. No ano seguinte, de regresso à metrópole, seria nomeado por D. Pedro V como instalador e diretor da escola que o monarca pretendia instalar no palácio real de Mafra. Inaugurada a 9-XII-1855, a novel Escola Real de Mafra afirmou-se em pouco tempo, destacando-se pela qualidade do seu ensino e tornando-se um importante polo local de cultura. Uma das inovações introduzidas por Vitorino Dantas foi o pensionato de alunos provindos de Cabo Verde que mostrassem inclinação para o magistério: o objetivo era a formação de professores que pudessem depois desempenhar funções nas províncias ultramarinas. Outros aspetos importantes da sua direção foram a introdução de dois níveis de ensino - a instrução primária elementar e a instrução primária superior - e a criação de uma aula noturna. Do ponto de vista pedagógico, Dantas Pereira destacou-se pela publicação de uma seleta: Seleta de leitura corrente para os alunos da aula noturna da Escola Real de Mafra. Aprovada pelo Conselho Geral de Instrução Publica e publicada sob os auspícios de sua majestade el-rei D. Luiz I por Victorino João Carlos Dantas Pereira Fidalgo cavaleiro da casa real, cavaleiro da ordem militar de S. Bento de Aviz, bacharel em letras pela universidade de Paris, capitão de artilheria e diretor da Escola Real de Mafra. Lisboa: Imprensa Nacional, 1865. A sua atividade à frente do estabelecimento de ensino manteve-se até à morte, ocorrida a 5 de setembro de 1867"

[ Notas extraídas do trabalho de Francisco Topa e Tânia Solano Ardito publicado on line, aqui]


imagem

Vitorino teve uma relação com Isabel Maria da CONCEIÇÃO. (Isabel Maria da CONCEIÇÃO nasceu em Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Vitorino a seguir casou com Gertrudes Maria Spencer de OLIVEIRA, filha de Domingos José de OLIVEIRA e Constantina da LOMBA, em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde.1 (Gertrudes Maria Spencer de OLIVEIRA nasceu a 19 Mar 1827 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 2 e faleceu em †.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

em 2ªs núpsias.

imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 257.

2 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 206.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 17 Set 2021 com Legacy 9.0 de Millennia