seta
Teodoro Oliveira ALMADA ®
(1873-1940)
Maria Constança Rodrigues de BRITO ®
(1878-1951)
Inocêncio Peres Noronha GALVÃO ®
Maria Januária LOPES ®
(1864-)
Teodoro Oliveira ALMADA ®
(1894-1976)
Irene Augusta LOPES ®
(1903-1993)

Maria Dulce de Oliveira ALMADA ®
(1933-2019)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Abílio Augusto Monteiro DUARTE ®

Maria Dulce de Oliveira ALMADA ®

  • Nascimento: 20 Ago 1933, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Casamento (1): Abílio Augusto Monteiro DUARTE ®
  • Óbito: 19 Ago 2019, Praia, Santiago, Cabo Verde com 85 anos de idade
  • Sepult.: Ago 2019, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. Investigadora e Inte-lectual de nomeada, foi uma das primeiras, senão a primeira mulher cabo-verdiana a debruçar-se sobre o Crioulo, defendendo em 1958, como trabalho de fim de curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a tese Cabo Verde: contribuição para o estudo do dialecto falado no seu arquipélago, publicado pela Junta de Investigações do Ultramar, Centro de Estudos Politicos e Sociais, Lisboa, 1961.

A anteceder Dulce Almada, só Baltasar Lopes da Silva (São Nicolau, 1907 - 1989) tinha realizado um estudo de linguística científica sobre o crioulo de Cabo Verde, de que resultou a publicação O Dialecto Crioulo de Cabo Verde, editado pela Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, Centro de Estudos Políticos e Sociais, Lisboa, 1957.

De regresso a Cabo Verde, Dulce Almada foi professora de Português, Francês e Literatura Portuguesa no então Liceu Gil Eanes. Aderiu à luta para a independência de Cabo Verde e em 1963 foi enviada pelo PAIGC para Argel. Foi Combatente de Liberdade da Pátria.

Após a independência, Dulce Almada trabalhou em diferentes departamentos governamentais tendo sido Directora de Gabinete de Estudos, Directora do Património Cultural e Directora-Geral da Cultura no Ministério da Educação e Cultura. De 1988 a 1990 foi docente de História e Cultura Cabo-verdianas na então Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário.

Concentrando-se na sua disciplina original em língua românica e linguística, Dulce Almada participou e apresentou inúmeras comunicações em congressos, colóquios, encontros e mesas redondas em Cabo Verde, Brasil, Egipto, Senegal, França Guiné-Bissau, Cuba, Índia e Coreia.

Reuniu no livro Bilinguismo ou Diglossia?, publicado em 1998, alguns dos seus principais ensaios, elaborados entre 1977 e 1994, designadamente, "Em Cabo Verde, a vida decorre em Crioulo", "Crioulo de Cabo Verde: sua génese, sua evolução", "A problemática da utilização das línguas nacionais: língua, nação identidade cultural", "A história de escrita em Cabo Verde", "Uma nova pedagogia do ensino do português", "Ensino e aprendizagem do crioulo, língua materna".

Uma homenagem e um preito de gratidão à Dra. Dulce Almada Duarte.


Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 925 de 21 de Agosto de 2019.



• Associação ou club: sócio nº 59 da Casa dos Estudantes do Império, admitido, 31 Mai 1953, Coimbra, , Coimbra, Portugal. 1 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante


imagem

Maria casou com Abílio Augusto Monteiro DUARTE ®, filho de Francisco de Deus DUARTE ® e Felícia Maria MONTEIRO. (Abílio Augusto Monteiro DUARTE ® nasceu a 16 Fev 1931 em Praia, Santiago, Cabo Verde, faleceu a 20 Ago 1996 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultado em Ago 1996 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 976 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 3; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 3 - Coimbra, com 883 fichas de associados (incluindo 141 demitidos); A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 13 Out 2021 com Legacy 9.0 de Millennia