Pedro José DUARTE
Isabel Duarte CRISTINA
Francisco de Deus DUARTE ®
(1880-)
Felícia Maria MONTEIRO

Abílio Augusto Monteiro DUARTE ®
(1931-1996)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Dulce de Oliveira ALMADA ®

Abílio Augusto Monteiro DUARTE ®

  • Nascimento: 16 Fev 1931, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria Dulce de Oliveira ALMADA ®
  • Óbito: 20 Ago 1996, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 65 anos de idade
  • Sepult.: Ago 1996, Lisboa, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. Abílio Augusto Monteiro Duarte nasceu na cidade da Praia no dia 16 de Fevereiro 1931, foi um cabo-verdiano nacionalista e líder político no início da época da independência.

Abílio Duarte foi o primeiro ministro das Relações Exteriores da recém-independente Cabo Verde 1975-1981, ele foi sucedido por Silvino Manuel da Luz . Ele também foi presidente da Assembleia Nacional Popular de 1975 a 1991, ele foi sucedido por Amílcar Spencer Lopes .



• Foto em grupo: participou num sarau cultural do Liceu Gil Eanes no ano letivo 1957/58, 1958, Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Na esquerda da foto, o segundo de pé na fila de trás, sorridente, de bigodinho e óculos escuros, vendo-se só o rosto e a mão pousada sobre o ombro de um colega.



• Atividade política: responsabilidades à frente de órgãos de soberania logo após a independência, 1975, Cabo Verde. • Aristides Pereira - Presidente da República
Abílio Duarte - Presidente da Assembleia Nacional Popular
• Pedro Pires - Primeiro Ministro



• Atividade política: deputado da 1ª Assembleia Nacional de Cabo Verde, 5 Jul 1975. A assembleia que proclamou a Independência de Cabo Verde.

Ver figura ao lado (os deputados assinalados constam desta árvore genealógica)

• Atividade política: Ministro dos Negócios Estrangeiros, antes de 1990, Cabo Verde. de um dos Governos da 1ª República (1975-1990)

Fonte: Relação nominal dos Ministros e Secretários de Estado (1975-2008), que constitui o anexo 5 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.

• Nota biográfica. 1 Natural da Praia, fez os estudos secundários no Liceu Gil Eanes. Em 1953, em
Bis sau, iniciou a militância no seio das forças nacionalistas, sob a direção de
Amíl car Cabral. Em Cabo Verde lançou as bases do PAIGC (1958-1960) e de -
sen volveu um trabalho de mobilização política junto dos estudantes (liderou o
Gru po do Terceiro Ciclo no Liceu Gil Eanes). No exilio, devido à perseguição
da PIDE, estudou Belas Artes em França e Direito na República Democrática
Ale mã. Em janeiro de 1975 regressou a Cabo Verde e em 30 de junho do mes -
mo ano foi eleito deputado à Assembleia Nacional Popular e a 4 de julho, eleito
Pre sidente da Assembleia Nacional Popular. Foi Ministro dos Negócios Es tran -
gei ros até 1980 e Presidente da Assembleia Nacional até 1991. Artista plástico
é o autor da capa do n.º 9 da revista Claridade e ilustrou o Boletim dos Alunos
do Liceu Gil Eanes
. Publicou na Antologia Renunciando Pasárgada, Lovaina
(1974) e Antologia temática de poesia africana, 2 (1979).


imagem

Abílio casou com Maria Dulce de Oliveira ALMADA ®, filha de Teodoro Oliveira ALMADA ® e Irene Augusta LOPES ®. (Maria Dulce de Oliveira ALMADA ® nasceu a 20 Ago 1933 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde, faleceu a 19 Ago 2019 em Praia, Santiago, Cabo Verde e foi sepultada em Ago 2019 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), p.722.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Set 2021 com Legacy 9.0 de Millennia