|
|
|
|
|
|
Abílio Augusto Monteiro DUARTE ® (1931-1996) |
Abílio Augusto Monteiro DUARTE ®
Eventos de relevo na sua vida: • Nota biográfica:,. Abílio Augusto Monteiro Duarte nasceu na cidade da Praia no dia 16 de Fevereiro 1931, foi um cabo-verdiano nacionalista e líder político no início da época da independência. • Foto em grupo: participou num sarau cultural do Liceu Gil Eanes no ano letivo 1957/58, em 1958, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Na esquerda da foto, o segundo de pé na fila de trás, sorridente, de bigodinho e óculos escuros, vendo-se só o rosto e a mão pousada sobre o ombro de um colega. • Atividade política: deputado da 1ª Assembleia Nacional de Cabo Verde eleito, a 30 Jun 1975. Esta Assembleia proclamou a Independência de Cabo Verde a 5 de julho de 1975. • Feito: Assinatura do documento de outorga da Independência, a 5 Jul 1975, em Praia, Santiago, Cabo Verde. veja aqui um clip de vídeo sobre as cerimónias no campo de futebol da Várzea • Atividade política: responsabilidades à frente de órgãos de soberania logo após a independência, depois de 5 Jul 1975, em Cabo Verde. • Atividade política: Ministro dos Negócios Estrangeiros, antes de 1990, em Cabo Verde. De um dos Governos da 1ª República (1975-1990) • Nota biográfica:,. 2 Natural da Praia, fez os estudos secundários no Liceu Gil Eanes. Em 1953, em Bissau, iniciou a militância no seio das forças nacionalistas, sob a direção de Amílcar Cabral. Em Cabo Verde lançou as bases do PAIGC (1958-1960) e desenvolveu um trabalho de mobilização política junto dos estudantes (liderou o Grupo do Terceiro Ciclo no Liceu Gil Eanes). No exílio, devido à perseguição da PIDE, estudou Belas Artes em França e Direito na República Democrática Alemã. Em janeiro de 1975 regressou a Cabo Verde e em 30 de junho do mesmo ano foi eleito deputado à Assembleia Nacional Popular e a 4 de julho, eleito Presidente da Assembleia Nacional Popular. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros até 1980 e Presidente da Assembleia Nacional até 1991. Artista plástico é o autor da capa do n.º 9 da revista Claridade e ilustrou o Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes. Publicou na Antologia Renunciando Pasárgada, Lovaina (1974) e Antologia temática de poesia africana, 2 (1979). • Foi sepultado no Cemitério da Várzea. • Sepultura/Campa: placa tumular. Abílio casou com Maria Dulce de Oliveira ALMADA ®, filha de Teodoro Oliveira ALMADA ® e Irene Augusta LOPES ®. (Maria Dulce de Oliveira ALMADA ® nasceu a 20 Ago 1933 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde, faleceu a 19 Ago 2019 em Praia, Santiago, Cabo Verde e foi sepultada em Ago 2019 em Praia, Santiago, Cabo Verde.) |
1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.
2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), p.722.
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 3 Out 2024 com Legacy 9.0 de Millennia