seta seta seta seta
Sancho I de PORTUGAL [31m]* ®
(1154-1211)
Dulce de BARCELONA [31m]*®
(1160-1198)
Afonso VIII de CASTELA [31m]* ®
(1155-1214)
Leonor de INGLATERRA [31m]* ®
(1162-1214)
Afonso II de PORTUGAL [30m]* ®
(1185-1223)
Urraca de CASTELA [30m]* ®
(1187-1220)

Afonso III de PORTUGAL [29m]* ®
(1210-1279)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Mourana GIL [29m]* ®

Afonso III de PORTUGAL [29m]* ®

  • Nascimento: 5 Mai 1210, Coimbra, , Coimbra, Portugal
  • Companheiros (1): Mourana GIL [29m]* ®
  • Óbito: 16 Fev 1279, Coimbra, , Coimbra, Portugal com 68 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Anotações gerais. Diciopédia 2004
D. Afonso III

Quinto rei de Portugal (1245-1279), "o Bolonhês" nasceu provavelmente em Coimbra, a 5 de Maio de 1210. Segundo filho de D. Afonso II e de D. Urraca, partiu em 1227 para França, onde frequentou a corte de Luís IX, tendo disso muito beneficiado. Casou em 1238 com D. Matilde, condessa de Bolonha, viúva de Filipe-o-Crespo.
Chegou a Lisboa em finais de 1245 ou princípios de 1246. Com os títulos de visitador, curador e defensor do reino, foi aclamado rei após ter vencido pela força das armas o seu irmão D. Sancho II.
O facto de maior destaque do seu reinado foi a conquista definitiva do Algarve. Em Março de 1249 foi conquistada a cidade de Faro. Os freires de Sant'Iago e Calatrava tiveles estavam aí um papel determinante, tendo-lhes sido confiada a empresa de concluírem a conquista. A conquista do Algarve levou, contudo, a graves discórdias com Castela. As pazes foram inicialmente alcançadas com o casamento de D. Afonso III com D. Beatriz, filha ilegítima de Afonso X (após o papa ter anulado o casamento com D. Matilde por esta ser estéril), mas o problema só foi definitivamente resolvido pelo Tratado de Badajoz, de 16 de Fevereiro de 1267. Por este tratado ficou definido que seria o Guadiana, desde a confluência do Caia até à foz, a fronteira luso-castelhana.
D. Afonso III foi também um bom administrador, fundou povoações, restaurou, repovoou e mandou cultivar inúmeros lugares arruinados, e concedeu numerosos forais. Reuniu Cortes em Leiria, em 1254, as primeiras em que participaram representantes dos concelhos. As Cortes de Coimbra de 1261 foram também importantes, pois nelas foi reconhecido ao rei o direito de cunhar moeda fraca. Procedeu a inquirições em 1258, revelando as respectivas actas os inúmeros abusos praticados pelas classes privilegiadas. Legislou para reprimir estes abusos. Estas leis provocaram a imediata reacção do clero, que apelou para Roma. Só a proximidade da morte levou o rei a recuar, tendo jurado submissão a Santa Sé em Janeiro de 1279. Faleceu em 16 de Fevereiro do mesmo ano, tendo sido sepultado em Alcobaça.
© 2003 Porto Editora, Lda.

• Reinado: 1245-1279.

• Cognome(s): O Bolonhês.


imagem

Afonso teve uma relação com Mourana GIL [29m]* ®, filha de Aldoandro GIL [30m]* e Desconhecida. (Mourana GIL [29m]* ® nasceu cerca de 1230.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia