Aldoandro GIL [30m]*

Mourana GIL [29m]* ®
(Cerca de 1230-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Afonso III de PORTUGAL [29m]* ®

Mourana GIL [29m]* ®

  • Nascimento: Cerca de 1230
  • Companheiros (1): Afonso III de PORTUGAL [29m]* ®

Símbolo   Mourana também usou o nome Madragana Ou Mor Afonso.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. Madragana Ben Aloandro, depois de batizada conhecida como Mor Afonso (Faro, Algarve, 1230 -?) foi amante do rei D. Afonso III de Portugal depois de este ter dado por completa a Reconquista do território que forma Portugal tomando a cidade de Faro em 1249.

A cidade de Faro fazia parte do Reino Muçulmano do Algarve (Gharb al-Ândalus) e era pai de Madragana, Aloandro Ben Bakr, que era alcaide (Cádi) e governador militar do Castelo de Faro.

Por via das relações de Madragana com o rei Afonso III de Portugal, de quem teve 5 filhos resultou uma numerosa família que se tornou antecessora de quase todas as famílias reais e aristocráticas da Europa.

Depois de a paixão do rei desaparecer Madragana foi casada com Fernão Rei, de quem teve uma filha devidamente documentada e chamada Sancha Fernandes.

Pelas relações com o rei Afonso III de Portugal, rei católico e por ter filhos com este, foi batizada tendo na altura recebido um novo nome, desta feita cristão, passado assim a chamar-se Maior Afonso, ou Mor Afonso (sendo que o termo Mor era uma abreviatura de Maior, nome bastante comum entre as mulheres do Portugal medieval). O nome Afonso foi-lhe atribuído e significa "A filha de Afonso", o que segundo alguns historiadores pudera querer dizer que depois de amante real D. Afonso III foi seu padrinho de baptismo, transformando-a assim numa filha espiritual.

Existe alguma controvérsia sobre o facto de ele ser de origem moura, pois existem historiadores que afirmam o contrário, Duarte Nunes de Leão, cronista real do Reino de Portugal durante o século XVI, assegura que Madragana era de origem muçulmana. Este facto no entanto é negado no século XVIII por António Caetano de Sousa, na sua obra História Genealógica da Casa Real Portuguesa. Deve no entanto ser dito que António Caetano estava a ser pago pelo rei D. João V de Portugal para escrever a referida história genealógica da casa real portuguesa pelo que esta informação, por ser pouco conveniente pode ter sido omitida, pondo assim a família Sousa a descender de Mor Afonso, que pertencia à linhagem real e se encontrava ligada a às famílias aristocráticas mais importantes da corte. [editar]Relações familiares

Foi filha de Aloandro Ben Bakr ou Aloandro Ben Bekar ou Ben Bakr, vulgarmente conhecido como Aloandro ou Aldroando Gil depois de se proceder ao seu baptismo. Aloandro e Bekar são as únicas formas portuguesas conhecida do seu nome no árabe original. Igualmente pelo lado paterno é descendente do Rei David de Israel, personagem referida na Bíblia.

Segundo os dados existentes foi um moçárabe podendo no entanto ter sido mouro de nascimento, ou judeu muçulmano ou mesmo um judeu cristão uma vez que os documentos são algo omissos relativamente a esta informação.

Considera-se que Aloandro foi filho de Bakr Ben Yahia e portanto neto de Yahia Ben Bakr, ambos governadores de Faro. Madragana é chamada nas antigas crónicas de Mourana ou Mourana Gil. Madragana foi com o rei D. Afonso III de Portugal mãe de:

Martim Afonso Chichorro (1250 - 1313), casado com Inês Lourenço de Valadares (ou de Sousa) (1250 -?), filha de Lourenço Soares de Valadares (1230 -?) e de Maria Mendes de Sousa (c. 1230 -), de quem descendem as famílias Sousa e Sousa do Prado entre outras famílias.
Urraca Afonso de Portugal (c. 1260 -?), que foi casada por duas vezes, a primeira em 1265 com Pedro Anes Gago de Riba Vizela (1240 - 1286) (seu primo, já que ambos descendiam de uma filha do rei D. Afonso I de Portugal e de sua amante Elvira Guálter, e de D. Sancho Nunes de Celanova (1070 - 1130) e da infanta Sancha Henriques, irmã desses mesmo rei), e cuja descendência se encontra extinta. D. Urraca foi casada segunda vez com D. João Mendes de Briteiros (c. 1250 -?), sendo que deste matrimónio existe una numerosa descendência, encontrando-se entre elas os Figueiredo, Loureiro, Bandeira, Cota, entre outras.
De Urraca Afonso descendem grande parte da aristocracia e grande parte das famílias reais europeias, seja por entremeio da Casa de Sousa por via dos condes de Miranda do Corvo, ou dos marqueses de Arronches e dos duques de Lafões, da família real portuguesa. Entre os seus descendentes mais ilustres encontra-se D. Rui de Sousa, que corria o ano de 1494 negociou, escreveu e assinou o Tratado de Tordesilhas, em nome do rei, João II de Portugal. D. Rui foi acompanhado à corte castelhana pelo seu filho, D. João de Sousa, que também assinou o referido tratado.

Igualmente notáveis foram D. Martímn Afonso de Sousa, Senhor de Mortágua, que participo una Batalha de Aljubarrota em 1385 e D. Martim Afonso de Sousa, que exerceu o cargo de Governador do Brasil e de Governador da Índia portuguesa durante o século XVI.

Algumas das família reais europeias que descendem de D. Urraca vão buscar a sua linhagem a Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, bisavó da rainha Vitória I de Inglaterra por via dos casamentos dos membros da família real inglesa com outras casa reais europeias.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Madragana_Ben_Aloandro)https://en.wikipedia.org/wiki/Madragana


imagem

Mourana teve uma relação com Afonso III de PORTUGAL [29m]* ®, filho de Afonso II de PORTUGAL [30m]* ® e Urraca de CASTELA [30m]* ®. (Afonso III de PORTUGAL [29m]* ® nasceu a 5 Mai 1210 em Coimbra, , Coimbra, Portugal e faleceu a 16 Fev 1279 em Coimbra, , Coimbra, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia