seta
António da Silva GONÇALVES
Maria PINTO
João José de OLIVEIRA
Ana Júlia Dias da SILVA
(1856-)
Roque da Silva GONÇALVES ®
(1867-)
Vicência de OLIVEIRA
(-1958)

Arnaldo Eduardo da Silva GONÇALVES ®
(1922-1991)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ivone Aida Lopes Rodrigues FERNANDES ®

2. Ekatrine KARANTONIS ®

Arnaldo Eduardo da Silva GONÇALVES ®

  • Nascimento: 25 Out 1922, Mindelo, São Vicente, Cape Verde
  • Companheiros (1): Ivone Aida Lopes Rodrigues FERNANDES ®
  • Casamento (2): Ekatrine KARANTONIS ® em Mindelo, São Vicente, Cape Verde
  • Óbito: 10 Fev 1991, Piraeus, , Anatolikis Attikís, Greece com 68 anos de idade

Símbolo   Arnaldo também usou o nome Naldinho.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: funcionário público.



• Atividade cívica e social: colaborador da Rádio Barlavento, 30 Jun 1955, Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Foto dos fundadores e principais colaboradores
Legenda: A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).



• Atividade artística: pianista virtuoso, 1962. 1 Arnaldo Gonçalves, com o seu grupo em inícios dos anos 60: Djosa Marques, Ângelo Lima, Faia Torres. No Grémio Recreativo do Mindelo

• Atividade artística: Pianista. Arnaldo (Naldinho) Gonçalves (1922 - 1991) foi um pianista conhecido nos anos 1940/60 em Mindelo S. Vicente. O seu estilo de interpretação da Morna é um exemplo de como era o andamento deste género musical naquela época. Foi o líder do Conj. Centauros que o acompanha nesta gravação realizada em meados dos anos de 1960 nos estúdios da Rádio Barlavento em Mindelo S. Vicente.

por Carlos Filipe Gonçalves



• Foto amizade: casais amigos em convívio, nos anos 60: Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Naldinho, encontra-se atrás do de punho fechado, no centro da fotografia, de óculos, camisa azul-escuro e a olhar para baixo.


imagem

Arnaldo teve uma relacionamento com Ivone Aida Lopes Rodrigues FERNANDES ®, filha de Armando Napoleão Rodrigues FERNANDES ® e Alice LOPES DA SILVA ®. (Ivone Aida Lopes Rodrigues FERNANDES ® nasceu a 7 Set 1926 em Assomada, Santa Catarina, Santiago , Cabo Verde, faleceu a 3 Mar 2018 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde e foi sepultada a 3 Mar 2018 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Da relação de Arnaldo com Ivone, (que até são primos), nasceu Carlos Filipe Gonçalves.

imagem

Arnaldo a seguir casou com Ekatrine KARANTONIS ®, filha de ? KARANTONIS e Desconhecida, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. (Ekatrine KARANTONIS ® nasceu a 26 Out 1922 em Hydra, , Anatolikis Attikís, Greece,1 faleceu a 6 Fev 2010 em Lisboa, , Lisboa, Portugal 1 e foi sepultada em Fev 2010 em Lisboa, , Lisboa, Portugal 1.)


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), Dados e fotos gentilmente disponibilizados via correio eletrónico por (. Data cit.: 25 Jun 2020. Carlos Filipe Fernandes Gonçalves .

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 26 Set 2022 com Legacy 9.0 de Millennia