seta seta seta seta
João Bento de Abreu Rodrigues FERNANDES ®
(1860-1939)
Margarida GOMES ®
(1862-)
Nicolau José LOPES ®
(1867-1942)
Maria Emília LOPES DA SILVA
(1874-1949)
Armando Napoleão Rodrigues FERNANDES ®
(1889-1969)
Alice LOPES DA SILVA ®
(1904-1935)

Ivone Aida Lopes Rodrigues FERNANDES ®
(1926-2018)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Arnaldo Eduardo da Silva GONÇALVES ®

2. Manuel Nascimento RAMOS ®

Ivone Aida Lopes Rodrigues FERNANDES ®

  • Nascimento: 7 Set 1926, Assomada, Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde
  • Companheiros (1): Arnaldo Eduardo da Silva GONÇALVES ®
  • Casamento (2): Manuel Nascimento RAMOS ®
  • Óbito: 3 Mar 2018, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 91 anos de idade
  • Sepult.: 3 Mar 2018, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto adolescente.



• Foto jovem.

• Atividade literária. 1 2 Colaborações: Revista 'Mudjer', publicação da Organização das Mulheres de Cabo Verde, 1982

Obras publicadas:
• Ficção: "Vidas Vividas" - Contos, Edição da O.M.C.V., 1990;
• "Futcera ta Cendê na Rotcha", Contos, Autor e Edições Calabedotche, S. Vicente, 2000.
• A Exilada (2005) ed. Da autora.
• Mambia tita contá história na criol (Children's Story Book, 2009) Ed. da autora (2009).

Poesia: 1º Prémio dos Concurso Nacionais de 1976 com os poemas "Ilhas" e "No Comício";

Menção Honrosa no Concurso de Natal "Terra Nova" com o poema 'Vislumbre', 1982

• Nota biográfica. Com cinco anos foi viver com a a avó na ilha de Sao Nicolau onde fez a quarta classe, e fez o primeiro ano em S.Vicente, para depois regressar a Assomada onde passou mais uns seis anos. Desde criança ela gostava de leitura. Lia de tudo: romances policiais, de amor, espionagem, mediaval passando para livros de historia e outros livros que o pai tinha na biblioteca da casa. Dessa maneira cresceu instruida e a par dos problemas locais e mundial

Já uma menina, foi para S.Vicente morar na casa do primo da mãe dela, o senhor Dr.Gonçalves, que a incentivou a escrever livros de estórias folclóricas de Cabo Verde, devido ao facto de saber e gostar de contá-las. Estas estórias tinham sidos contados para ela, pelo vizinhos, empregadas da casa, ou pelos mais velhos, em Santa Catarina e em S.Nicolau, no quintal ou na porta da casa, com o céu estrelado e os meninos sentados ao pé do contador de estórias. Eram contos de feiticeiras, de pessoas com poderes extraordinários, ou que o heroi se empreendeu numa missão cheia de perigos.

Mais tarde ela escreveu o primeiro livro de contos " Vidas Vividas". Depois escreveu "Futcera ta cendê na Rotcha" e Exilada e pensa publicar mais desses contos que ela tem na gaveta.

Tambem foi costureira mas parou esta profissao ha algum tempo traz. Fazia roupas sobre medida e ainda faz peças tradicionais como colchas de retalhos, bolsos dos vendedores no mercado, bordados

Casou em S.Vicente em 1954 com o Sr. Nena Ramo, dono da farmácia Nena, no Mindelo



• Foto 3ª idade: a mostrar a obra do pai.

• Condolências, agradecimentos: PorEXPRESSO DAS ILHAS,3 mar 2018 13:54, 3 Mar 2018. Faleceu a escritora Ivone Ramos

A autora de vários livros de contos, entre os quais 'Vidas Vividas' (1990) e 'Futcera ta cendê na Rotcha' (2000), faleceu este sábado, 3 de Março, na cidade de Mindelo, conforme comunicado da família. Tinha 91 anos.

Ivone Aida Fernandes Ramos, de seu nome completo, era filha de Armando Napoleão Rodrigues Fernandes, autor do primeiro dicionário de língua crioula-portuguesa, em Cabo Verde.

A escritora nasceu na ilha de Santiago (Santa Catarina) a 7 de Setembro de 1926, mas aos 5 anos partiu com os pais para a Ilha de S.Nicolau (Ribeira Brava) onde foi deixada aos cuidados da avó.

Concluída a quarta classe, transferiu-se para S. Vicente para prosseguir os estudos secundários.

Ivone Ramos pertencia a uma família de ilustres figuras literárias, incluindo José Lopes da Silva, António Aurélio Gonçalves e Baltasar Lopes da Silva.

Era irmã da também escritora Orlanda Amaríles e mãe do jornalista e investigador musical Carlos Gonçalves.

Publicou vários livros de contos, nomeadamente, 'Vidas Vividas' (1990), 'Futcera ta cendê na Rotcha' (2000), 'A Exilada' (2005), 'Mambia tita contá história na criol' (Children'sStoryBook, 2009) e 'Capotóna'.

Além de escritora, Ivone Ramos confeccionava trajes de carnaval e para o filme 'O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo' e peças tradicionais, bordados e bonecas de pano.

O funeral realiza-se este sábado, às 16h00, para o cemitério de São Vicente. O corpo será sepultado no jazigo da família.


imagem

Ivone teve uma relacionamento com Arnaldo Eduardo da Silva GONÇALVES ®, filho de Roque da Silva GONÇALVES ® e Vicência de OLIVEIRA. (Arnaldo Eduardo da Silva GONÇALVES ® nasceu a 25 Out 1922 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e faleceu a 10 Fev 1991 em Piraeus, , Anatolikis Attikís, Greece.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Da relação de Arnaldo com Ivone, (que até são primos), nasceu Carlos Filipe Gonçalves.

imagem

Ivone a seguir casou com Manuel Nascimento RAMOS ®. (Manuel Nascimento RAMOS ® nasceu a 2 Out 1922 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e faleceu a 22 Ago 2008 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

2 Testemunho (de parente próximo), Dados e fotos gentilmente disponibilizados via correio eletrónico por (. Data cit.: 25 Jun 2020. Carlos Filipe Fernandes Gonçalves .

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia