Júlio José DIAS, ®
(1805-1873)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Ana Rosa Lopes de ALMEIDA

Júlio José DIAS, ®

  • Nascimento: 1805, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Casamento: Ana Rosa Lopes de ALMEIDA a 20 Mai 1871 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Óbito: 6 Set 1873, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde com 68 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. Médico. É cronologicamente o primeiro médico cabo-verdiano. O pai enviou-o para França cursar medicina onde formou-se na Universidade de Sorbonne, Paris. Regressou à sua ilha natal onde passou a exercer gratuitamente a sua profissão, já que sendo um rico proprietário, podia prescindir dos proventos da mesma, facto que lhe granjeou um grande prestígio popular. Apesar de afastado dos grandes centros culturais do tempo, não vivia isolado do mundo nem estava alheio aos avanços científicos da epóca. Correspondia-se com os seus pares sendo de ealçar o nome de François Guizot que foi primeiro-ministro da França. Mas, o que ligou o seu nome à História da Imprensa em Cabo Verde foi o facto de, em 1866, tendo sido criado o Seminário-Liceu de Cabo Verde e não havendo instalações condignas onde pudesse ser instalada a nova escola, num gesto que antecede em meio século igual atitude do Senador Vera-Cruz, ofereceu gratuitamente a sua casa na Vila da Ribeira Brava para que nela se instalasse o Seminário-Liceu. Passou a residir numa outra mais modesta que possuía na Tabuga. Foi este gesto benemérito que permitiu a novel instituição arrancar naquele ano e nela se formaria a segunda geração de escritores e jornalistas cabo-verdianos. No dia 15 de Junho de 1884 foi inaugurado um busto em sua honra em frente a câmara municipal de S. Nicolau , busto esse pago por subscrição pública.

• Descendência. Segundo o registo de casamento (nº18) tiveram oito filhos antes de se casarem, pelo que com o casamento, estes ficaram legitimados. Nomes: Maria, Carolina, Eugénia, Júlio, Jenny, Júlia, Alfredo e Rosa.


imagem

Júlio casou com Ana Rosa Lopes de ALMEIDA a 20 Mai 1871 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde. (Ana Rosa Lopes de ALMEIDA faleceu em †.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Abr 2017 com Legacy 8.0 de Millennia