seta seta seta seta
Joaquim Duarte SILVA
(1839-1873)
Guiomar Ferreira LIMA
(1841-1906)
António Inácio Ferreira NOBRE
(1819-1876)
Maria Francisca de BANS
(1830-1917)
Roberto Duarte SILVA Jr.
(1860-1926)
Tereza de Jesus NOBRE
(1860-1956)

Adriano Duarte SILVA ®
(1898-1961)

 

Relações da família

Adriano Duarte SILVA ®

  • Nascimento: 12 Jan 1898, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1 2 3
  • Baptizado: 16 Jun 1900, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 3
  • Óbito: 22 Jul 1961, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 63 anos de idade 1
  • Sepult.: Jul 1961, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

7º na ordem de filiação, nasceu às 9h30 da noite em residência situada na rua Custódio Duarte da cidade do Mindelo.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. 4 Advogado.
Aluno brilhante, feitos os estudos primários na ilha natal, seguiu para Portugal continuar os seus estudos no Colégio de S. Fiel, depois no Colégio Figueirense (Figueira da Foz) e por último o Liceu José Falcão de Coimbra onde no ano lectivo de 1911-12 fez o 4º e o 5º ano e no ano lectivo de 1912-13 o 6º e o 7º de Letras. concluído o liceu entrou na universidade de Coimbra em 1913 com dispensa de idade pois não tinha ainda 16 anos e nela frequentou as faculdades de Direito e Letras. em 1916 transitou para a Universidade de Lisboa e formou-se em Direito e Ciências Sociais em 1918 com apenas 20 anos de idade!
frequentando o 4º ano de Direito, com apenas 19 anos, foi, em 1917, nomeado Secretário do Ministro da Justiça, o seu primo Martinho Nobre de Melo, no governo de Sidónio Pais. Em 1919 foi nomeado conservador do Registo Predial da Comarca de Barlavento, na altura sediada na Vila da Ponta do Sol, ilha de Santo Antão. Promovido logo no ano seguinte a Conservador de 1ª classe foi transferido para a Comarca de Moçamedes em Angola. Parecia assim destinado a uma brilhante carreira judicial, mas, sentindo-se como dizia "um exilado em terra estranha", desistiu da carreira judicial e resolveu estabelecer-se na sua ilha natal como advogado. Corria o ano de 1921. Foi do tipo de advogado que nunca chega a rico, pois atendia todos e a qualquer hora podia-se bater à sua porta para pedir ajuda. Em 1922 ingressou na docência como professor do Liceu Infante D. Henrique do Mindelo e em 1924 foi nomeado reitor interino do mesmo estabelecimento de ensino, cargo que exerceria por mais de uma vez ao longo de anos. Foi reitor efectivo de 8 Jun 1927 a 19 Abr 1929 e foi devido aos seus esforços e ao apoio do gov. Guedes Vaz que, em 1928, introduziu-se neste estabelecimento de ensino o Curso complementar (antigos 6º e 7º anos dos liceus9 Em 1931 tornou-se professor efectivo do Liceu Infante D. henrique do Mindelo. Em 1937 defendeu energicamente a reabertura do Liceu de S. Vicente quando um ministro mais obscurantista do governo de Salazar ordenou o seu encerramento. Cidadão sempre activo foi anda cônsul do Brasil e da Espanha, agente consular da França, juiz interino da comarca de S. Vicente e Presidente da Comissão Provincial da União Nacional. Como tal foi o representante de Cabo Verde à Assembleia Nacional salazarista durante dezasseis anos. Como deputado a sua grande obra foi conseguir convencer o governo a ordenar a construção do cais acostável do Porto Grande. Mas começou logo por brilhar pelo desassombro com que questionou as leis racistas em 1946 confrontando-se com o próprio Marcello Caetano que era então ministro das colónias e defendia aquelas leis.



• Nota biográfica. Formou-se em Direito em Lisboa, tendo regressado de imediato a S. Vicente onde exerceu advocacia e foi Reitor e Professor do então Liceu do Infante D. Henrique, mais tarde Liceu Gil Eanes, durante várias décadas.

Foi o primeiro deputado cabo-verdiano à Assembleia Nacional Portuguesa na qual defendeu com enorme patriotismo e acrisolado amor a Cabo Verde os superiores interesses de então província.

As suas intervenções foram sempre acutilantes na defesa desses interesses culminando com a construção do Porto de S. Vicente, seus cais acostáveis. Esta foi a sua coroa de glória, pois, não fosse o Dr. Adriano Duarte Silva, provavelmente nunca tivéssemos possuído este magnífico porto que, infelizmente, veio aparecer muito tardiamente.

Foi sem dúvida o maior filantropo que a ilha já conheceu, visto que em toda a sua brilhante vida nunca ninguém saiu da sua casa sem obter a ajuda que ali levava pessoas de todas as classes sociais.

Durante muitos anos, dadas às suas notáveis qualidades como causídico e homem proeminente em Cabo Verde, exerceu as funções de representante consular da França e do Brasil e variadas outras actividades.

(Brito-Semedo in Esquina do Tempo)



• Assinatura / Rubrica, 1929.

• Categoria / função laboral: professor do Liceu Infante D. Henrique, 1929, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. 2



• Foto idade madura, 1929. 2



• Atividade económica: constituição de sociedade empresarial na área da Tipografia e Publicidade, Abr 1931, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Escritura transcrita no periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde" nº3 de 19 de Abril de 1931 (recorte ao lado)
N.B.: Os nomes realçados e assinalados no recorte são de pessoas com páginas próprias neste site genealógico



• Foto de corporação: professor, 1932, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. do Liceu Central Infante Dom Henrique - Ano Lectivo de 1931/32.
Legenda da foto ao lado, indo da nossa esquerda para a direita:

Sentados: · Joaquim Jaime Simões · poeta José Lopes da Silva · comandante Daniel Duarte Silva · Dr. Daniel Álvares Tavares · Dr. Alberto Atílio Leite · Eng.° Raúl Ferreira Chaves · José Carlos Rocheteau .

De pé: Jacinto Silva Medina (aluno finalista) · Manuel Serradas · Tenente Lino da Silva · Eng.° José Morbey Afonso · D. João Daun Lorena (Pombal) · Dr. Adriano Duarte Silva Reitor · Joaquim António Monteiro (funcionário da Secretaria).



• Condecoração: Cavaleiro da Legião de Honra, 1946, França. noticiada no periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde" nº 237 de 11-09-1946

• Nota biográfica, 1998. 5 Nasceu em Mindelo onde fez os estudos primários. Frequentou o ensino liceal em Portugal, no Colégio de S. Fiel (numa freguesia de Castelo Branco), no Colégio Figueirense (Figueira da Foz) e no Liceu José Falcão em Coimbra. Na Universidade de Coimbra frequentou as Faculdades de Letras e Direito. Em Lisboa concluiu o curso de Direito e formou-se em Ciências Sociais. Depois de uma carreira judicial em Cabo Verde (S. Antão) e em Angola, em 1922 ingressou no Liceu Infante D. Henrique, em Mindelo, onde foi professor e reitor (1927- 29; 1933-37). Foi devido aos seus esforços que o liceu ascendeu à catego ria de Liceu Central com o aditamento do curso complementar. Desempenhou ain da os cargos de cônsul do Brasil e de Espanha, agente consular da França e juiz da comarca de S. Vicente. Representou Cabo Verde na Assembleia Na cio nal de Por - tu gal durante 16 anos. Como deputado, conseguiu convencer o Go ver no a cons - truir o cais acostável do Porto Grande.



• Cemitério: Cemitério do Mindelo: Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031410; registo nº 115, imagens 42 e 45; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 2 Out 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, São Vicente, RPSAC-Cx 408, peça 04, 1929-1937.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 "Divulgados por FamilySearch," registo de baptismo nº 45; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G927-NLRZ?cc=2246703&wc=SFVJ-4WT%3A1396420344%2C1396421201%2C1396421405 : 23 October 2014), Boa Vista > Nossa Senhora da Luz > Batismos 1900 > image 201 of 283; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

5 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), pp. 792/793.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia