seta
Isaac Delmar WAHNON, ®
(1843-1915)
Rachel Levy BENTUBO, ®
(1847-1927)
Jacob WAHNON, ®
(1884-1968)
Amélia Jesus MONTEIRO

Jonas WAHNON, ®
(1903-1993)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Alice Madeira MASCARENHAS, ®

Jonas WAHNON, ® 1

  • Nascimento: 28 Set 1903, Mindelo, São Vicente, Cape Verde 2
  • Casamento (1): Alice Madeira MASCARENHAS, ® a 9 Jul 1927 na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde
  • Óbito: 15 Dez 1993, Randolph, Norfolk, Massachusetts, United States com 90 anos de idade 2
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. 2 As notas biográficas que se seguem foram feitas por João Manuel Oliveira com "ajuda" da revista Arquipélago (dos E.U.A.), entre outras fontes, escritas e orais.


"Comerciante, industrial e desportista. Fez parte do primeiro grupo de alunos do Liceu de Cabo Verde inaugurado em 1917 mas não pode concluir os seus estudos e, aos quinze anos de idade, começou a trabalhar numa firma comercial na então Guiné Portuguesa, mas regressou à sua ilha natal onde, ao longo da sua vida, foi vogal da Junta Autónoma dos Portos, vereador da Câmara Municipal de S. Vicente, membro do Conselho do Governo, foi eleito Presidente do Clube Desportivo Mindelense, do antigo Clube Imperial e declinou um convite para ser Presidente da Associação Comercial. No comércio, notabilizou-se como gerente de várias casas comerciais como a sucursal da Firma Salomão Benoliel, da Carlos Vasconcelos L.da etc. Fundou a firma "Jonas Wahnon & Vera-Cruz, L.da" tendo como sócio Aguinaldo Vera-Cruz e foi dono da Fábrica Sport (produtos alimentícios que produzia as bolachas barões/barón) que vendeu ao comerciante Celso Leão quando decidiu deixar Cabo Verde. No desporto, para além de dirigente de associações desportivas foi um praticante do ténis, cricket e atletismo e foi co-fundador do Clube de Ténis Mindelo. Foi também cônsul honorário do Panamá em S. Vicente.

Também teve uma marcante intervenção na cultura e na política local e, na década de trinta, foi, juntamente com Manuel Velosa e João Lopes, um dos apoiantes do grupo literário Claridade e foi o inspirador das manifestações de 1934 contra a fome, onde sobressairia a figura de "Nhô Ambróse", figura que seria imortalizada pelo poeta Gabriel Mariano como Capitão Ambrósio.

Emigrou para o Brasil em 1962 a fim de juntar-se aos filhos e com a ida destes para os Estados Unidos segue também para este país em 1976, onde viria a falecer mais tarde. Em 1994, em reconhecimento à sua dedicação e altruísmo, a Câmara Municipal de S. Vicente decidiu atribuir o seu nome a uma rua do Mindelo. C/c. Alice Madeira Mascarenhas, filha de Silvério Fontes Mascarenhas e de Auta Faria Madeira, todos da Ilha Brava.

Por razões de ordem familiar, Jonas vendeu o seu negócio em Cabo Verde e foi para o Brasil onde pretendia estar perto da sua família, pois já lá viviam três dos seus filhos. Acabou por ir pouco tempo depois para os Estados Unidos pois o seu filho Donald recebera permissão para imigrar para os E.U.A. "



• Foto idade madura:



• Foto em grupo: aquando da sua emigração para o Brasil, em 1962, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde.


imagem

Jonas casou com Alice Madeira MASCARENHAS, ®, filha de Silvério Fontes MASCARENHAS, ® e Auta Faria MADEIRA, ®, a 9 Jul 1927 na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde. (Alice Madeira MASCARENHAS, ® nasceu a 25 Abr 1910 em Ilha Brava, Cabo Verde,2 faleceu a 20 Dez 2002 em Brockton, Plymouth, Massachusetts, USA 2 e foi sepultada em Brockton, Plymouth, Massachusetts, USA.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Jun 2018 com Legacy 9.0 de Millennia