seta seta seta
José Lopes BARBOSA ®
(-1988)
Eulália de Jesus de Pina LOPES ®
(1886-1969)
António Cabral BARBOSA AMADO ®
(1880-Antes de 1935)
Teodora da SILVA
Alberto Lopes BARBOSA ®
(1919-2007)
Maria da Graça BARBOSA AMADO ®
(1921-2011)

Carlos Alberto Lopes BARBOSA ®
(1947-2020)

 

Relações da família

Carlos Alberto Lopes BARBOSA ®

  • Nascimento: 1 Mai 1947, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1
  • Óbito: 1 Mai 2020, Praia, Santiago, Cabo Verde com 73 anos de idade 1
  • Sepult.: 2 Mai 2020, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Carlos também usou o nome Kaká BARBOSA.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui

• Nota biográfica: publicada no CABO VERDE info. Kaká Barboza '96 é natural da Ilha de S. Vicente, mas viveu toda a sua infância e juventude em Santa Catarina - Vila de Assomada - uma região do coração de Santiago que influenciou e marcou a sua personalidade artística. É músico, intérprete e compositor de temas marcantes, muitos deles gravados nas rádios e em disco. Participou com temas e como intérprete no disco Trás di Son e prepara-se para gravar uma colecção de temas seus brevemente.

É poeta, músico e contista. Tem cinco obras publicadas sendo três escritas em caboverdiano [Vinti Xintido Letrado na Kriolu, Son di ViraSon e Konfison na Finata - poesia] e duas em português [ChãoTerra Maiamo - poesia e Cântico às Tradições - contos], tem pronto para publicação duas colectâneas de poesia - Terra Dilecta e Gaveta Branca - escritas em língua portuguesa e tem em preparação o livro das suas composições - Letras , Sons & Concertos -.

Colabora e tem vários artigos de opinião dispersos em revistas e jornais nacionais e jornais electrónicos.

Foi membro fundador do Movimento Pró - Cultura; membro fundador Associação dos Escritores Caboverdianos; participou na formação o de várias organizações sociais e culturais do país nomeadamente Grupo Simentera. Foi galardoado com o Diploma - Recognition do Governo do Estado de Rhode Island and Providence Plantations - USA pelo contributo dado à cultura cabo-verdiana. Foi galardoado com a Medalha de Mérito por ocasião do 30º Aniversário da Independência Nacional por Sua Excelência o Primeiro-ministro de Cabo Verde - Dr. José Maria Neves e com a 1ª Classe da Medalha do Vulcão por Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde - Comandante Pedro Verona Rodrigues Pires.

É sócio fundador e membro do Conselho de Administração da Sociedade de Autores Cabo-verdianos. Foi Deputado da Nação da VI Legislatura e VII legislatura. É autodidacta.



• Atividade lúdica: tocatinas, 2002. Esq.-Dta. - Janito, Benoni, Nhelas, Tonecas e Káká



• Associação ou club: membro fundador da ACL Academia Cabo-verdiana de Letras, 23 Set 2013. Na fila de trás, o 1º a contar da nossa direita.



• Foto 3ª idade, 2020.



• Atividade literária: escritor e poeta.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Condolências, agradecimentos: no Expressodasilhas, 1 Mai 2020. Kaká Barbosa, músico, escritor e compositor morreu hoje aos 73 anos vítima de doença.

"Eu lamento profundamente a sua morte. Ele que era um escritor, compositor musical, um artista", disse hoje o Presidente da República sobre a morte de Kaká Barbosa.

À margem da declaração que fez ao país sobre o alargamento do Estado de Emergência nas ilhas de Santiago e Boa Vista, Jorge Carlos Fonseca, comentou que o desaparecimento de Kaká Barbosa "representa, para Cabo Verde, uma perda enorme. E aproveito este momento para endereçar as minhas sentidas condolências a todos os familiares e amigos do falecido que era uma pessoa que eu conhecia muito bem".

Também o ministro da Cultura já comentou o falecimento do cantor. Numa nota enviada à comunicação social, Abraão Vicente refere que a "nação cabo-verdiana perde hoje um dos grandes, um nome incontornável da escrita em crioulo, da prosa tradicional, da pesquisa na língua cabo-verdiana e na construção de uma verdadeira narrativa nacional sobre raiz da cabo-verdianidade".

"Cabo Verde perde uma voz única no canto popular e na poesia de inspiração revolucionária", acrescenta Abraão Vicente.

Em declarações à agência Lusa, Daniel Spínola, presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), referiu que Kaká Barbosa, faleceu ao início da tarde de hoje, após 48 horas internado no Hospital Agostinho Neto, na Praia.

Em Fevereiro último, Kaká Barbosa foi homenageado numa gala na cidade da Praia pela SOCA, entidade de que era membro e um dos fundadores.

Daniel Spínola adiantou que, além da homenagem ainda em vida, já está pronta uma revista para sair com textos vários sobre o seu percurso e a sua obra, tanto como músico, como escritor e que deverá ser publicada em finais de Maio, ou em Junho, segundo o presidente da SOCA, para quem vai ser agora uma homenagem póstuma ao também membro da Academia Cabo-verdiana de Letras.

"Temos apostado nas homenagens em vida, já fizemos a vários artistas, vários autores", salientou Daniel Spínola, que descreveu Kaká Barbosa como um "excêntrico", tal como está no texto que vai sair na revista.

"Eu via-o como uma pessoa excêntrica, no bom sentido, tinha ideias excepcionais, de outro planeta, na forma como falava, dizia coisas fora do comum", sustentou.

O presidente da SOCA disse ainda tratar-se de um "excelente músico", que já ganhou a "imortalidade" por causa da sua obra, na música e na escrita.



• Cemitério: Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia