seta seta seta
André Avelino Monteiro BARRETO, ®
(1878-1967)
Maria Narcisa NEVES, ®
(1884-1921)
João Baptista da Costa CABRAL
Inês Monteiro BARRETO
Armando Crispim Monteiro BARRETO, ®
(1909-1988)
Maria da Luz da Costa CABRAL, ®
(-Antes de 1988)

Esmeralda da Costa CABRAL, ®
(1932-2014)

 

Relações da família

Esmeralda da Costa CABRAL, ®

  • Nascimento: 14 Ago 1932, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 12 Out 2014, Luanda, , Luanda, Angola com 82 anos de idade
  • Sepult.: 17 Out 2014, Luanda, , Luanda, Angola

Símbolo   Esmeralda também usou o nome Badjá.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem.

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: do irmão Aguinaldo Cabral aquando do seu enterro, a 17 Out 2014. Hoje é um dia triste, tristíssimo! A minha irmã, Esmeralda da Costa Cabral Monteiro Barreto (Badjá), filha de Maria da Luz da Costa Cabral (Comadre) e de Armando Monteiro Barreto, neta materna de João Baptista da Costa Cabral e de Inês Monteiro Barreto Cabral e paterna de André Monteiro Barreto, todos gentes de raízes profundas de João Garrido e Casa Grande, entranhas de São Domingos, freguesia de São Nicolau Tolentino, vai a enterrar em Luanda, Angola, para onde imigrou, muito jovem. Esmeralda deixa inconsoláveis três filhas, Fató, Ana Maria e Boneca. Tinha ainda três rapazes, Johnny, Oliveira e Tony que partiram, prematuramente cedo mas a morte de Oliveira, o ano passado, quási que deixou Esmeralda destroçada. A minha irmã era uma mulher de fibra rija, moldada num ambiênte de educação rigorosa e de trabalho agrícola muito exigente, incapaz de levar desaforro para casa, possuía um tipo misto de ternura, carinho e simpatia que cativava as pessoas que com ela lidava. Viveu grande tempo da sua juventude num casarão em João Garrido, rodeado de mangueiras, larangeiras, papaieiras, coqueiros e cana sacarina, no meio de uma grande horta, propriedade do nosso tio-avô, Anastácio Monteiro Barreto (Tatacho), responsável em grande parte pela forte personalidade de Esmeralda Barreto. Amiga e orgulhosa da sua família, Esmeralda trabalhava incansavelvente, durante o dia, na horta e em casa e, ao fim da tarde, antes do jantar, tinha o hábito de sentar-se, com as amigas da Casa Grande, junto à levada que transportava a àgua desde a "Prensa" até ao tanque grande da "Capela", e juntas ensaivam o hino que iam entoar na missa de Domingo, na igreja de "Varzea da Igreja"
"A vós todos os que passaram, ao longe deste sacrário, a vós loucos não pensaram, no amor do Santuário; Vê-de ali onde Ele repousa, naquele altar de amor e luz, vamos todos sem demora, desagravar o Bom Jesus"
Esmeralda partiste para a eternidade, ao encontro da Mamã, do Mário e dos teus rapazes, Johnny, Oliveira e Tony. A tua voz ficou nos meus ouvidos! Nós os teus irmãos, os teus filhos, os teus netos e os teus sobrinhos ficamos tirstes, neste mundo, desconsolados e numa cadeia de comunicação, a chorar a tua morte. Cabo Verde e Angola perdeu uma mulher trabalheira, uma mãe carinhosa que soube criar os filhos e cativar muita gente. Descanse em paz e que a terra de Angola não pese muito sobre o teu corpo. Adeus irmã!

• Descendência. Três filhas, Fató, Ana Maria e Boneca. Tinha ainda três rapazes, Johnny, Oliveira e Tony que partiram, prematuramente


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 15 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia