seta seta seta
Gentil Ferreira Spencer Nobre de MELO
(1862-1899)
Rosa Teodora LIMA
(Cerca de 1865-1948)
Luís Justino da Silva MADEIRA, ®
(1862-1951)
Maria Ernestina Ferreira WAHNON, ®
(1873-1967)
Rafael Martinho Nobre de MELO, ®
(1887-1970)
Maria Ernestina Wahnon MADEIRA, ®
(1897-1978)

Rose Nery Nobre de MELO, ®
(1940-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Homero José BARBOSA, ®

Rose Nery Nobre de MELO, ® 1

  • Nascimento: 28 Dez 1940, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde 2
  • Casamento (1): Homero José BARBOSA, ® em 1958 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto jovem: com os filhos, em Moçambique>.

• Nota biográfica:,. Nascida em Cabo Verde, na ilha de Santo Antão, mas a residir em Portugal desde 1970, exerceu actividade como educadora infantil e advogada. Empenhou-se em várias acções pelas causas das Mulheres e da Igualdade na Justiça: Conselheira para a Igualdade, formação ministrada pela Comissão da Condição Feminina; em 1980, em parceria com a Juíza Conselheira Helena Lopes, elaborou o dossier "A Violência Está na Lei" entregue na Assembleia da República aos representantes parlamentares dos partidos; no mesmo ano, assinou uma coluna jurídica semanal no suplemento feminino do Diário de Notícias, intitulada "A Camila e a Lei". É autora do (reportagem inquérito) "Mulheres Portuguesas na Resistência" (Seara Nova, 1975). Em 1992, desempenhou funções como Vice-Presidente da Associação Portuguesa das Mulheres Juristas, em 1993, como Secretária para os Países Lusófonos da Fédération International dês Femmes dês Carrières Juridiques. Preside actualmente à Associação A Quinta, projecto para efectivação de um espaço de acolhimento destinado a jovens com problemas. Tem prontos para publicação uma peça de teatro em dois actos, "Que Fazer com Esta Mulher?", e o guião de uma telenovela, "O Sol e a Sombra." "O Holograma Único" é o seu primeiro romance. O Prémio Fnac/Teorema 2009 foi-lhe atribuído por um júri composto por Doris Graça Dias, Rui Zink e Carlos da Veiga Ferreira.



• Obra:,. 2 Publicou: Mulheres Portuguesas na Resistência, Lisboa, Seara Nova, 1975, (trabalho realizado com base nas biografias prisionais de todas as presas políticas existentes, desde 1933, nos arquivos da PIDE);

• Prémio: (Prémio FNAC - Teorema 2010), em 2010, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. A cabo-verdiana Rose Nery Sttau Monteiro é a vencedora do Prémio Fnac-Teorema. O Holograma Único, que conta a história de quatro mulheres de uma família entre Cabo Verde, Angola e Portugal, é o nome da obra vencedora.


imagem

Rose casou com Homero José BARBOSA, ®, filho de Antero José BARBOSA, ® e Esther Júlia Gomes BARBOSA, ®, em 1958 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. O casamento acabou em divórcio. (Homero José BARBOSA, ® nasceu a 5 Mai 1932 em Praia, Santiago, Cabo Verde,2 faleceu em 1986 em Springs, , Transvaal, South Africa 2 e foi sepultado em Springs, , Transvaal, South Africa.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Divorciaram

imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 13 Dez 2017 com Legacy 9.0 de Millennia