seta seta seta
Henrique José ARAÚJO
Maria LOPES, ®
(1869-1961)
Fidélio do SACRAMENTO MONTEIRO, ®
(1854-1921)
Maria de PINA
(1876-1935)
João LOPES, ®
(1912-1937)
Natalina de PINA, ®
(1907-1947)

João de Pina LOPES, ®
(1937-)

 

Relações da família

João de Pina LOPES, ® 1

  • Nascimento: 25 Jul 1937, São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Baptizado: 11 Jun 1949, São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

no lugar de Coxo, passando a residir com a sua mãe, em Sam Martinho.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. 1 Habilitações: Bacharel em Ciências Agrárias Função ou cargo : Técnico Especialista Principal (Aposentado) . Ex- Responsavel da Zona Agrária de Torres Vedras . Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste (DRARO).. Ministério de Agricultura

Currículo profissional : ANGOLA - Ex.- Chefe da Brigada Técnica da Caala e da Divisão Técnica do Fomento do Instituto dos Cereais de Angola (ICA)-Huambo; Ex-Encarregado dos Centros de Estudos de Gangassol (Malanje) e Humpata-(Lubango) do Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIAA), Ex-Professor Eventual da Escola de Regentes Agrícolas do Tchivinguiro-Huila; Ex-Tecnico Vulgarizador/Formador do Programa de Desenvolvimento da ONU-FAO/PNUD (UNO/ANG/001/UNE)- Matala/Capelongo e Ex- Gestor Técnico da CESO - Programa da U.E. Reabilitação do Instituto Médio Agrário de Tchivinguiro - Huíla, Angola.

GUINÉ (CONAKRY) - Ex - Consultor da PARTEX; - Agro-Economista do Programa de Desenvolvimento Rural da Guiné Marítima - Programação, Extensão, Formação, Gestão e Crédito Rural - (CEE/LOMÉ III).

PORTUGAL- Ex-Técnico do Departamento de Fitotecnia do Instituto Universitário de Évora e da Estação Agronómica Nacional (INIA -Inst.Nac. de Investigação Agrária); Ex-Tecnico Extensionista Generalista/ Responsável pela Equipa Local de Bombarral e Especialista em Viticultura e Fruticultura (Concelhos de Bombarral e Cadaval); Ex-Técnico do PEDAP e PAMAF - Desenvolvimento Rural : Associativismo e Formação Profissional (Coordenador/Supervisor); Responsável da Zona Agrária de T.Vedras . Assessor do Supervisor do Agrupamento das Zonas Agrárias do Baixo Oeste e Grande Lisboa. Desvinculado da Função Pública (31/12/2003)..

. Aluno da Universidade Sénior (AUTITV) - Torres Vedras, desde a sua fundação (200 até à presente data - Tendo Frequentado:: Inglês ( 2004 -2006) , Francês ( 2004-2006), História de Arte (2007 - 2012), Antropologia (2004/2005), Espanhol, Egiptologia, Informática (20010-2012), Oficinas de Fotografia (2011/ 2012) ,Arte de Comunicar (2011/ 2012 ).

Trabalhos publicados : A Cultura e Tecnologia do Tabaco Virgínia e Burley; Praga dos Produtos Armazenados no Planalto Central de Angola; Delineamento e Instalação de Pomares; Podas de Fruteiras Criófilas no Planalto da Humpata (IIAA/Tchivinguiro); Panorâmica Pomícola nos Estados de Nova York e Connecticut; Aplicação do Ácido Giberélico em Pereira Rocha (III Simpósio do Mediterrâneo). Vários Relatórios Técnicos e Planos de Trabalhos nos Organismos, onde trabalhou e supervisionou. Trabalho de Antropologia - Povos Pastores da Guinée e Angola- Autitv 2008. A Arte nde Comunicar- O Tamarilho e suas Propriedades, AUTITV- 2012), A Arte de Elaborar e Apresentar Power Point (AUTITV - Abril de 2012).

Instituições de que é membro: OET (Ordem dos Engenheiros Técnicos); OTE (Organização dos Quadros Técnicos C. Verde); AMIFOGO (Ass. dos Amigos do Fogo), AMCR (Ass. Moradores, Cultura e Recreativo de Fonte Grada). ARCTV (ASS. Reformados do Concelho de T.V.), AUTITV (Ass. para Universidade de Terceira Idade de T.V), APDP (As. Protectora dos Diabéticos de Portugal; ACP (Automóvel Clube de Portugal). Desportos e hobbies: Natação, Numismática, Fotografia e Filmagem.



• Caricatura: Escola de Regentes Agrícolas de Santarém. Portugal, em 1963. 1 clique aqui



• Foto jovem: 1963. 1



• Finalista/Graduação: Festa de finalistas do ano 1965/1966, em 1966, em Santarém, Ribatejo, Portugal. 2 ERAS- Escola de Regentes Agricolas de Santarem 1965/66

Caló Pires,João Galvão Reis Borges,Orlando Barbosa, ''Nató'' Renato Sena Martins, ''Beto'' Silvestre Rodrigues de Jesus ''Belarmino'',Otelo Anahory Silva, Dany Silva ''Artista'', João Lopes Filho, José Luis Fernandes Lopes ''Djidé'', Albino Graça da Fonseca, Isaac Anahory Silva.
De cócoras "djangotodo": Oldgard Pinto Mascarenhas e João Lopes.


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), através de seu blog: DJONDISAMARTINHO. João de Pina Lopes
e
DJONDISAMARTINHO.

2 ; DJONDISAMARTINHO

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Ago 2017 com Legacy 9.0 de Millennia