Germano da Cruz LIMA
Maria Antónia CATARINA

António Germano LIMA ®
(1952-2023)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Teresa de Jesus FERNANDES ®

António Germano LIMA ®

  • Nascimento: 30 Jan 1952, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria Teresa de Jesus FERNANDES ®
  • Óbito: 8 Jul 2023, Praia, Santiago, Cabo Verde com 71 anos de idade
  • Sepult.: 11 Jul 2023, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   António também usou o nome Germano.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui

• Categoria / função laboral: professor universitário. CFPES, ISE, UNICV, e outras em prestação de serviço



• Obra: Livro: , 2018. A obra em apreço debruça-se sobre a formação da identidade boavistense, pelo exame da problemática da descoberta, do povoamento e da consequente colonização da ilha da Boavista.
Aborda a formação das estruturas económicas e sociais da ilha, passando em análise os elementos económicos, como a pastorícia, a agricultura, o comércio e a actividade artesanal, a emergência da sociedade e a evolução da população.
O trabalho foca ainda as estruturas socioculturais que moldaram a mentalidade da população ao longo da sua história, designadamente a religião, o casamento e o ensino, focando as manifestações socioculturais, como a superstição, as festas tradicionais, os cantos e as danças, ressaltando nuances culturais e psicossociais das quais se torna possível um melhor conhecimento histórico-cultural da referida sociedade. A obra estuda também a crise dos meados do século XIX, como consequência, de um lado, de uma conjuntura político-económica internacional desfavorável e, de outro, das fomes e das epidemias.

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: COMUNICADO de FALECIMENTO.
A Esposa Radini Sevla , Filhos Ricardo Barbosa Djery Lima,Gêzyca Lima,Bety Lima,Sandrybel Morais Lima,Angely Cunha,Arigo Magnata Gang Johnny Lima,Manu Lima AG , irmãos Henrique Cruz,Eutrópio Lima da Cruz
Vem por este meio comunicar a todos familiares, amigos e conhecidos que faleceu esta noite, saudoso esposo, pai, irmão, António Germano Lima ..
Hoje uma pessoa muito querida nos deixou. Não há palavras para expressar nossa tristeza, nem o buraco que essa pessoa deixa em nossas vidas. Ninguém queria dizer adeus, ninguém estava pronto para deixá-la ir, mas este dia chegou. Nosso coração hoje é pura saudade e guarda um amor que nem o tempo poderá apagar.
Dia, lugar, e hora do sepultamento por indicar.

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: publicado no jornal A Nação. O professor e investigador cabo-verdiano António Germano Lima faleceu na noite de Sábado, aos 71 anos, anunciou a família. O funeral está marcado para Terça-feira,11.

"Hoje uma pessoa muito querida nos deixou. Não há palavras para expressar nossa tristeza, nem o buraco que essa pessoa deixa em nossas vidas. Ninguém queria dizer adeus, ninguém estava pronto para deixá-la ir, mas este dia chegou. Nosso coração hoje é pura saudade e guarda um amor que nem o tempo poderá apagar", escreveram os familiares na rede social Facebook, citados pela Inforpress.

O funeral do malogrado está previsto para Terça-feira, 11, no cemitério de Achada São Filipe, na Cidade da Praia.

António Germano Lima nasceu na Vila das Pombas, Paul, na ilha de Santo Antão, a 30 de Janeiro de 1952.

Licenciado em Pedagogia - Administração Escolar, pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil, 1980, doutorou-se em História Contemporânea, pela Universidade Portucalense, Infante D. Henrique, Porto.

Lima foi professor universitário da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), tendo exercido várias outras funções, como presidente da Comissão Instaladora da Comissão Nacional para a Unesco, director-geral da Educação Física e Desportos e director do Departamento das Ciências de Educação do Instituto Superior de Educação.

No domínio da escrita, publicou várias obras, com destaque para "Boa Vista: Ilha de Capitães (História e Sociedade"), "Boa Vista: Ilha da morna e do landú" e "Manual de Formação Pedagógica de Formadores da Formação Profissional".

C/ Inforpress



• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: NOTA de PESAR da Câmara Municipal da Boavista.
É com profundo pesar que a Câmara Municipal tomou conhecimento do falecimento do estimado António Germano Lima, uma perda irreparável para a ilha e para o país.
Hoje Boa Vista perde um dos filhos mais Ilustres!
A nossa Cultura, a literatura nacional fica mais pobre!
António Germano Lima foi um verdadeiro Cabrer, um filho de Bubista que deixa um legado inestimável como historiador, homem da cultura e das letras.
Como historiador, contribuiu significativamente para a preservação da nossa identidade cultural. As suas obras são tesouros valiosos para as gerações presentes e futuras, uma fonte de inspiração para todos aqueles que desejam compreender e apreciar a nossa rica herança histórica.
Neste momento de luto, queremos expressar o nosso profundo reconhecimento pelo trabalho de António Germano Lima e pela dedicação com que se entregou à sua paixão.
A sua ausência física será profundamente sentida!
À família enlutada, transmitimos as nossas mais sinceras condolências. Que encontrem conforto e serenidade nos bons momentos compartilhados com António Germano Lima e na certeza de que o seu legado continuará vivo nas nossas mentes e nos corações.
A Câmara Municipal da Boa Vista manifesta o seu profundo pesar e solidariedade neste momento de despedida. Que a memória e a sua influência positiva perdurem eternamente em nossos corações.
Descanse em paz, nosso Mestre!


imagem

António casou com Maria Teresa de Jesus FERNANDES ®, filha de Raúl Mendes FERNANDES ® e Albertina Bernarda ROCHA ®. O casamento acabou em divórcio. (Maria Teresa de Jesus FERNANDES ® nasceu a 1 Out 1954 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Divorciaram

imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia