Manuel Benício CARDOSO
Ana Teodora Monteiro BARBOSA
(-1916)

Pedro Monteiro CARDOSO, ®
(1883-1942)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Gonçalves RIBEIRO, ®

2. Joana Mendes ROSA

Pedro Monteiro CARDOSO, ®

  • Nascimento: 13 Set 1883, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria Gonçalves RIBEIRO, ®
  • Companheiros (2): Joana Mendes ROSA
  • Óbito: 31 Out 1942, Praia, Santiago, Cabo Verde com 59 anos de idade
  • Sepult.: Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que dele ou dela se conta. Outra fonte da como ano de nascimento o de 1890 e não o de 1883. "Pedro Monteiro Cardoso nasceu na ilha do Fogo, a 13 de Setembro de 1890, e morreu aos 52 anos na Praia, a 31 de Outubro de 1942. Aluno do antigo Seminário Liceu de S. Nicolau, foi funcionário da alfândega, professor do ensino primário e do liceu, chefe de redacção do jornal A Voz de Cabo Verde e editor do jornal Manduco".

Pedro Monteiro Cardoso (1883-1942), poeta, jornalista e investigador da cultura local, um dos primeiros intelectuais cabo-verdianos a debruçarem-se sobre a questão da identidade nacional e da valorização do crioulo.

• Nota biográfica:,. Pedro Cardoso, aliás, "Afro", das ilhas de S. Nicolau, Boa Vista e S. Vicente, zurziu e alimentou polémica sobre os mais diversos assuntos, da arborização, da estiagem e da fome, ao analfabetismo e à instrução pública, passando pelas questões do Nativismo, da Raça Negra e da autonomia da província, sempre em defesa dos interesses dos filhos das ilhas. Recorde-se que, no campo da política e do jornalismo, Pedro Cardoso assumiu-se como socialista, melhor dito, comunista, tendo sido um ardente defensor do continente negro e da dignificação do homem africano, usando nos seus escritos o pseudónimo "Afro".

Foi fundador, proprietário, director e editor do jornal O Manduco (Fogo, 1923-1924) e, juntamente com João Lopes (S. Nicolau, 1884-1979), foi responsável pelo jornal (socialista) Cabo Verde (S. Vicente, 1920-1921), tendo colaborado em vários outros jornais cabo-verdianos e portugueses.Pedro Cardoso tem ainda publicado os seguintes livros: Primícias (Lisboa, 1908); Caboverdeanas (Lisboa, 1915), Jardim das Hespérides (Vila Nova de Famalicão, 1926), Duas Canções (Lisboa, 1927); Algas e Corais (Vila Nova de Famalicão, 1928); Hespérides. Fragmentos de um poema perdido em triste e miserando, naufrágio (Vila Nova de Famalicão, 1930); Folclore Caboverdeano (Porto, 1933); Conferência no "Teatro Virgínia Vitorino" (Praia), em 30 de Dez. 1933 (Porto, 1934); Cadernos Luso-Caboverdianos. 3 volumes: (1) E mi que ê lha'r Fogo (Fogo, 1941), (2) Ritmos de Morna (Praia, 1942), (3) Sem Tom Nem Som (Praia, 1942); e Lírios e Cravos (Ermesinde, 1951).Por Decreto Presidencial N.º 3/95, de 2 de Fevereiro, Pedro Monteiro Cardoso foi agraciado, a título póstumo, com o Segundo Grau da Ordem do Dragoeiro.

Do site www.manduco.net



• Foto 3ª idade: com a mulher, Maria Gonçalves.



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea em Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: Cemitério da Várzea, em Praia, Santiago, Cabo Verde


imagem

Pedro casou com Maria Gonçalves RIBEIRO, ®. (Maria Gonçalves RIBEIRO, ® faleceu em †.)


imagem

Pedro teve uma relação com Joana Mendes ROSA. (Joana Mendes ROSA faleceu em †.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 15 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia