seta
Manuel LOPES DA SILVA
Ana Júlia
David Jacob COHEN, ®
(1851-1938)
Maria das Dores Brito COSTA
Manuel LOPES DA SILVA, Jr. ®
(1885-1963)
Elisa COHEN, ®

Aníbal Cohen LOPES DA SILVA, ®
(1915-2009)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Joana Maria Nobre de MORAIS, ®

Aníbal Cohen LOPES DA SILVA, ®

  • Nascimento: 19 Jun 1915, Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Joana Maria Nobre de MORAIS, ® a 19 Jun 1943 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde
  • Óbito: 29 Mar 2009, Mindelo, São Vicente, Cape Verde com 93 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. 1 Fez os estudos secundários em Portugal. Formou-se em Medicina em 1937 na Universidade do Porto; curso de Medicina Sanitária pela mesma Universidade (1937-38); curso de Medicina Tropical, Lisboa, 1938; curso de Estomatologia pela École Française de Stomatologie, Universidade de Paris, (1938-40) que concluiu já decorria a II Guerra Mundial. De regresso à sua terra natal, monta em 1941 um consultório privado de estomatologia na cidade do Mindelo. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a chegada das Forças Expedicionárias Portuguesas, foi oficial médico de 1942 a 1946, graduado em tenente em 24/Fev/1945, Director do Serviço de Estomatologia do Hospital Militar de S. Vicente. Depois ficou como médico contratado da guarnição militar de S. Vicente de 1947 a 1960. Ao longo da sua carreira representou Cabo Verde nos congressos de estomatologia em Luanda, Angola; Aveiro, Braga, Coimbra e Estoril em Portugal; e em congressos dentários internacionais em Paris, França, Rio de Janeiro, Brasil, e Viena de Áustria. Membro da Ordem dos Médicos (Portugal), da Associação Portuguesa de Estomatologia, do Clube de Golf, Clube de Ténis do Mindelo, Clube Náutico (todos do Mindelo) e do antigo Grémio Recreativo do Mindelo do qual foi presidente. Para além do seu trabalho como médico foi director da Rádio Barlavento (1955 a 1970) emissora que ajudou a fundar e a pôr em funcionamento e na qual dirigiu durante anos (1955-65) o programa "Revista Sonora"; apoiou várias iniciativas culturais na cidade do Mindelo e foi o moderador da Mesa redonda sobre o homem cabo-verdiano, realizado em 1956, por iniciativa do professor Almerindo Lessa. Depois da independência foi Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde (1975-77). Tem artigos publicados em vários periódicos cabo-verdianos como Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação, O Arquipélago e depois da independência no Notícias, Montanha, Ekhos do Paul, etc. Em 12 de Abril de 2004, sendo já o decano dos médicos cabo-verdianos, foi condecorado pelo presidente cabo-verdiano Pedro Pires com a 1ª Classe da Ordem de Mérito. E, a 10 de Junho do mesmo ano, foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa dr. Jorge Sampaio, com a Ordem do Mérito, no grau de comendador. Casou a 19 de Junho de 1943, na freg. de Nª. Sr.a da Luz, Mindelo, I. de S. Vicente, com Joana Maria Nobre de Morais.



• Formação: Madicina, em 1936, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. In "Notícias de Cabo Verde", nº 132, de 19-10-1936



• Aníbal casou a 19 Jun 1943 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. No "Notícias de Cabo Verde" nº 223 de 30-06-1943



• Actividade cívica e social: colaborador da Rádio Barlavento, a 30 Jun 1955, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Foto dos fundadores e principais colaboradores
Legenda: A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).

• Anúncio necrológico / Agradecimento de condolencias: Faleceu o Dr. Aníbal Lopes da Silva, a 30 Mar 2009,. O médico dentista Aníbal Lopes da Silva faleceu ontem, aos 93 anos de idade, vítima de doença. "Dr. Aníbal", como era conhecido no meio mindelense, era uma figura muito querida em São Vicente e foi o dentista preferido do ex-presidente Aristides Pereira, que ia propositadamente àquela ilha tratar-se com o amigo.Faleceu o Dr. Aníbal Lopes da Silva
Aníbal Lopes da Silva nasceu no ano de 1915, em Ponta do Sol, no concelho da Ribeira Grande, Santo Antão. Filho de um importante proprietário agrícola e advogado, Manuel Lopes da Silva, aos nove anos seguiu para Portugal onde iniciou os seus estudos, seguiu depois para Espanha. Aqui prosseguiu a sua formação no colégio Jesuíta de "La Guardia", então expulso de Portugal e que recebia a aristocracia portuguesa. Feito os seus estudos em medicina rumou depois para França, onde se especializou em estomatologia.

O regresso de Aníbal Lopes da Silva a Cabo Verde aconteceu em 1940, já casado com aquela que seria a sua companheira de toda a vida, D. Zinha (i.e. Joana Lopes da Silva). Fixa-se em S.Vicente, tornando-se num dos notáveis da ilha. Membro do Grémio do Mindelo, foi também durante largos anos director da Rádio Barlavento, onde animou o programa de actualidades Revista Sonora, por onde passaram várias individualidades.

Durante vários anos, Aníbal Lopes da Silva foi o único estomatologista de Cabo Verde, recebendo no seu consultório do Mindelo gente de todo arquipélago. Um dos seus clientes habituais era o ex-presidente Aristides Pereira, de quem se tornou amigo.

Anibal Lopes da Silva, primo de Baltasar Lopes da Silva, foi, como este, adoptado e acarinhado pelos mindelenses, que sempre recebia com cordialidade no seu consultório. "Dr Aníbal", como era por todos conhecido, faleceu serenamente, como viveu, ontem, no Hospital Baptista de Sousa, vítima de doença prolongada.

À família enlutada A Semana endereça sentidas condolências


imagem

Aníbal casou com Joana Maria Nobre de MORAIS, ®, filha de João Capristano de MORAIS, ® e Sebastiana de Melo NOBRE, ®, a 19 Jun 1943 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. (Joana Maria Nobre de MORAIS, ® nasceu a 4 Fev 1919 em Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Jun 2018 com Legacy 9.0 de Millennia