Martinho Nobre de MELO, ®
![]()
![]() • Nota biográfica. 1 Fez os estudos primários na sua vila natal tendo como professor o poeta José Lopes da Silva e, aos dez anos de idade, seguiu para Portugal a fim de continuar os seus estudos. Nunca mais voltaria a residir em Cabo Verde. Estudou no Colégio de São Fiel, que ficava no Concelho de Castelo Branco, colégio esse frequentado por outros cabo-verdianos e que seria encerrado com a expulsão dos Jesuitas de Portugal na suequência da proclamação da Repùblica em 1910. Formou-se em Direito na Universidade dee Coimbra, seguiu a carreira académica e foi professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Ministro da Justiça ao 26 anos e Ministro dos Negocios Estrangeiros aos 35. Foi Embaixador, poeta, escritor e director de Jornais. Escreveu fados de Coimbra e o mais famosa da sua autoria é o "Fado da Ansiedade" com música de Francisco Menano. Na sua juventude defendeu a causa africana mas depois de adulto foi um dos expoentes do fascismo. ![]() • Cargo: Ministro da Justiça, 7 Abr 1918. nota publicada no nº1 do periódico "O Caboverdeano" de 7.4.1918 ![]() • Cargo: vogal efectivo do Supremo Tribunal Administrativo, 22 Jun 1918, Lisboa, , Lisboa, Portugal. nota publicada no nº10 do periódico "O Caboverdeano" de 22.6.1918 |
1
compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).
3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@hotmail.com
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu
5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 10 Dez 2019 com Legacy 9.0 de Millennia