seta seta
Luís Spencer de MELO
Francisca Maria Lima da COSTA
(1815-)
António Ignácio Ferreira NOBRE
(1819-1876)
Maria Francisca de BANS
(1830-1917)
José Luís Spencer de MELO
(1852-1938)
Adelina Bans NOBRE

Martinho Nobre de MELO, ®
(1891-1985)

 

Relações da família

Martinho Nobre de MELO, ®

  • Nascimento: 24 Dez 1891, Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde
  • Óbito: 26 Dez 1985, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 94 anos de idade
  • Sepult.: Lisboa, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. 1 Fez os estudos primários na sua vila natal tendo como professor o poeta José Lopes da Silva e, aos dez anos de idade, seguiu para Portugal a fim de continuar os seus estudos. Nunca mais voltaria a residir em Cabo Verde. Estudou no Colégio de São Fiel, que ficava no Concelho de Castelo Branco, colégio esse frequentado por outros cabo-verdianos e que seria encerrado com a expulsão dos Jesuitas de Portugal na suequência da proclamação da Repùblica em 1910. Formou-se em Direito na Universidade dee Coimbra, seguiu a carreira académica e foi professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Ministro da Justiça ao 26 anos e Ministro dos Negocios Estrangeiros aos 35. Foi Embaixador, poeta, escritor e director de Jornais. Escreveu fados de Coimbra e o mais famosa da sua autoria é o "Fado da Ansiedade" com música de Francisco Menano. Na sua juventude defendeu a causa africana mas depois de adulto foi um dos expoentes do fascismo.



• Cargo: vogal efectivo do Supremo Tribunal Administrativo, em Lisboa, , Lisboa, Portugal nota publicada no nº10 do periódico "O Caboverdeano" de 22.6.1918


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia