Manuel Silva ALMEIDA
Felícia

Felícia Maria Antónia do Monte Falco Silva ALMEIDA, ®
(1918-2008)

 

Relações da família

Felícia Maria Antónia do Monte Falco Silva ALMEIDA, ® 1

  • Nascimento: 18 Ago 1918, Santo Antão, Cabo Verde
  • Óbito: 13 Abr 2008, Benfica, , Lisboa, Portugal com 89 anos de idade
  • Sepult.: Abr 2008, Benfica, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Notas sobre o funeral:

foi a enterrar no Cemitério de Benfica, em Lisboa

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem. publicada no fb de Maria Rebelo, que faz o seguinte comentário:

"De muito respeito mas "pra frentex ", viajou muito por este planeta e foi das primeiras mulheres a usar calças em CV. Esta foto deve ser dos anos 40 e olha como está vestida. Era muito exigente, principalmente com os sobrinhos."

• O que se conta desta pessoa: comentário de Júlio Lima no facebook.
" Felícia Almeida, já professora no Paul / Santo Antão foi transferida (note-se) para Lisboa onde continuou a leccionar. Mais tarde seguiu para a Universidade de Sorbonne, França, onde se especializou em Educação. Rigorosa, bondosa e altamente prestável, tinha solução para tudo Foi sempre uma grande embaixadora da comunidade cabo-verdiana em Lisboa, a Decana. Assisti à festa da sua homenagem em Lisboa da iniciativa da Associação dos Antigos Alunos do Liceu GE, Mindelo. Ela fez parte da segunda vaga de alunos do liceu em Mindelo. Era filha de Manuel Silva, um dos da Geração Dourada do Paul e Santo Antão, que lutaram para o sentido da Justiça e Dignidade Humana nos anos de 1890, em 1894 foram presos e mandados para a prisão em S. Vicente. A família tem fotos... Grande inspiração para os tempos modernos! "



• Reforma, 1975. BO nº2 de 11.1.1975

• Anúncio necrológico / Agradecimento de condolencias. Na capital portuguesa, onde também tinha sempre a casa cheia, continuou a sua obra em prol dos outros, quer tratando de documentos, quer exercendo a sua influência. E pelo seu trabalho e dedicação mereceu dos amigos o nome de "cônsul", pela utilidade que o seu papel representava. Vários professores e amigos de Felícia que tinha 89 anos, e que morreu devido a uma doença rara que afecta também um seu irmão, acompanharam o cortejo fúnebre que foi discreto.

Felícia cursou o Magistério Primário e Filologia Românica em Portugal e regressou a Cabo Verde onde foi professora no Paul, em Santo Antão. Leccionou português e francês no Liceu Gil Eanes, em S. Vicente, e Escola Técnica. Veio para Portugal em 1973 para acompanhar o seu familiar doente e aqui viveu dedicando a sua vida ao bem comum.


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

6) Nem sempre todos os descendentes estariam listados nestas páginas; seriam eventualmente acrescentados ao longo do tempo

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 2 Jul 2020 com Legacy 9.0 de Millennia