Manuel Silva ALMEIDA
(1867-)
Maria da Piedade

Felícia Maria Antónia do Monte Falco Silva ALMEIDA ®
(1917-2008)

 

Relações da família

Felícia Maria Antónia do Monte Falco Silva ALMEIDA ® 1

  • Nascimento: 18 Ago 1917, Santo Antão, Cabo Verde 2
  • Óbito: 13 Abr 2008, Benfica, , Lisboa, Portugal com 90 anos de idade
  • Sepult.: Abr 2008, Benfica, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Notas sobre o funeral / cemitério:

foi a enterrar no Cemitério de Benfica, em Lisboa

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Assinatura / Rubrica, 1937.

• Categoria / função laboral: professora de posto de ensino, 1937, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde. 1

• Estado civil: solteira, 1937. 1



• Foto jovem, 1937.

• Residência, 1937, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde. 1



• Foto jovem. publicada no fb de Maria Rebelo, que faz o seguinte comentário:

"De muito respeito mas "pra frentex ", viajou muito por este planeta e foi das primeiras mulheres a usar calças em CV. Esta foto deve ser dos anos 40 e olha como está vestida. Era muito exigente, principalmente com os sobrinhos."

• O que se conta desta pessoa: comentário de Júlio Lima no facebook.
" Felícia Almeida, já professora no Paul / Santo Antão foi transferida (note-se) para Lisboa onde continuou a leccionar. Mais tarde seguiu para a Universidade de Sorbonne, França, onde se especializou em Educação. Rigorosa, bondosa e altamente prestável, tinha solução para tudo Foi sempre uma grande embaixadora da comunidade cabo-verdiana em Lisboa, a Decana. Assisti à festa da sua homenagem em Lisboa da iniciativa da Associação dos Antigos Alunos do Liceu GE, Mindelo. Ela fez parte da segunda vaga de alunos do liceu em Mindelo. Era filha de Manuel Silva, um dos da Geração Dourada do Paul e Santo Antão, que lutaram para o sentido da Justiça e Dignidade Humana nos anos de 1890, em 1894 foram presos e mandados para a prisão em S. Vicente. A família tem fotos... Grande inspiração para os tempos modernos! "

• Sinalética, 1937. 1 Altura: 1,66m
Olhos: castanhos



• Atividade política: vogal do CONSELHO LEGISLATIVO da Província de Cabo Verde, 22 Abr 1968, Praia, Santiago, Cabo Verde. O recorte ao lado é da notícia publicada em 25-04-1968 no nº 298 do semanário capitalino "O Arquipélago".



• Reforma, 1975. BO nº2 de 11.1.1975

• Condolências, agradecimentos. Na capital portuguesa, onde também tinha sempre a casa cheia, continuou a sua obra em prol dos outros, quer tratando de documentos, quer exercendo a sua influência. E pelo seu trabalho e dedicação mereceu dos amigos o nome de "cônsul", pela utilidade que o seu papel representava. Vários professores e amigos de Felícia que tinha 89 anos, e que morreu devido a uma doença rara que afecta também um seu irmão, acompanharam o cortejo fúnebre que foi discreto.

Felícia cursou o Magistério Primário e Filologia Românica em Portugal e regressou a Cabo Verde onde foi professora no Paul, em Santo Antão. Leccionou português e francês no Liceu Gil Eanes, em S. Vicente, e Escola Técnica. Veio para Portugal em 1973 para acompanhar o seu familiar doente e aqui viveu dedicando a sua vida ao bem comum.


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031409 registo nº25; imagens 12 e 13; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 26 Jul 1937; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Paul (Santo Antão), RPSAC-Cx 408, peça 03, 1929-1939. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031409 registo nº26; imagens 12 e 13; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 26 Jul 1937; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Paul (Santo Antão), RPSAC-Cx 408, peça 03, 1929-1939. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia