seta seta
José Tomaz DUARTE ®
(1873-)
Emília BRAZÃO ®
(1877-)
Guilhermina Dias TINEL ®
(-1967)
Vicente José DUARTE ®
(1911-)
Isaura Santos MARTINS ®
(1913-1990)

Óscar Manuel Martins DUARTE ®
(1950-)

 

Relações da família

Óscar Manuel Martins DUARTE ®

  • Nascimento: 5 Dez 1950, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto amizade: entre amigos na adolescência, cerca de 1965. De pé: · Vavuca
Da nossa esq. para a direita à janela: · Margarito · Janito · Óscar Duarte .



• Foto de família: entre irmãos, em 1967. Esq-dta - adultos: VAVA DUARTE , ZEZINHO DUARTE, adolescentes: OSCAR DUARTE, NUNO DUARTE



• Foto jovem: entre amigos.
Da nossa esq. para a dta.: · Zé Gabriel V.Lima,· Óscar Duarte,· Jota Jota (João José),· Odílio V.Lima,· Dade,· Zé Tomás Veiga
.



• Foto jovem: num grupo de amigos. 1
Da nossa esq. para a dta.: · Zé Gabriel V.Lima· Adriano · Odílio V.Lima· Jota Jota (João José) · Julião · Dade · Óscar Duarte e, à frente destes dois últimos,· Zé Tomás Veiga .



• Atividade política: preso político da PIDE, em 1973, em Cabo Verde.
O nº46 da lista aqui ao lado.



• Atividade lúdica: também jogou futebol em times de amigos.
De pé
, da nossa esq./direita: · Izildo Silva · Diminguinho · Luís Bastos ·Chiquinho · Carlos Veiga e Ney Brazao.
Agachados, da nossa esq./direita: · Luis di Ma · Fortinho · Caré e · Óscar Duarte



• Atividade desportiva: segundo "Glórias do Passado". 2 Óscar Vicente Martins Duarte, simplesmente Óscar, nome conhecido nos relvados do futebol português entre os finais da década de 70 e meados da década seguinte. Com um percurso futebolístico com passagens pelo SC Covilhã, GD Estoril Praia, FC Porto, Boavista FC, Académica de Coimbra e, finalmente, SC Farense.

Natural de Cabo Verde, Óscar nasceu no dia 5 de Dezembro de 1950 na cidade da Praia. Apesar de cabo-verdiano de gema, Óscar chegou a representar a Selecção Nacional "A" portuguesa, algo frequente no seu tempo, pelo menos em uma ocasião.

Carreira
A sua primeira inscrição federativa remonta à época de 1969/70 no UDR S. Maria, mas o seu percurso no futebol português começou a evidenciar-se, inicialmente, ao serviço do SC Covilhã na temporada de 1975/76, disputando a 2ª Divisão Nacional. O protagonismo assumido por Óscar ao serviço da equipa serrana motivou, naturalmente, o seu ingresso na época imediatamente seguinte num clube que militava a 1ª Divisão Nacional.

Assinou contrato com o Grupo Desportivo Estoril Praia para a temporada de 1976/77. O ano de estreia deste cabo-verdiano no escalão principal do futebol português foi notável. Ajudou a GD Estoril Praia a garantir a manutenção na 1ª Divisão Nacional, objectivo fundamental, com um honroso 11º lugar na classificação, mas individualmente, revelou-se também como um dos jogadores mais na manobra da equipa estorilista.

Cada um dos três treinadores que passaram pela equipa da linha nesta época '96 António Medeiros, José Torres e finalmente José Bastos '96 deles estavam a titularidade a Óscar que realizou 30 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1976/77, sendo o único totalista da equipa naquela competição, onde apontou dois golos.

Treinador
Mais tarde Óscar acabou por abandonar o futebol e passar a desempenhar as funções de treinador. Neste cargo destaca-se a liderança da Selecção de Cabo Verde durante quase 5 anos, onde foi o seleccionador nacional e responsável, talvez, pelos maiores êxitos futebolísticos daquele país até ao presente.

Durante o período em que Óscar Duarte esteve ao serviço da Selecção Nacional de Cabo Verde, conquistou a X Edição da Taça Amílcar Cabral, disputado no ano 2000 na cidade da Praia, talvez a mais importante vitória da selecção daquele país.


imagem

Fontes


1 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia no facebook desta pessoa (ou de parente próximo). Publicação nesta página na data que se indica a seguir. Data cit.: 17 Dez 2022.

2 (http://pt.wikipedia.org); https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93scar_Duarte

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia