seta
João Maurício de OLIVEIRA
(cerca de 1810-)
Francisca Maria Lima da COSTA
(1815-)
Manuel PIRES FERREIRA
(1790-1845)
Maria Rosa Ferreira BARROS
(1797-1842)
António João Maurício de OLIVEIRA, ®
(cerca de 1845-1900)
Maria do Livramento PIRES FERREIRA
(1835-1875)

João Baptista Pires de OLIVEIRA, ®
(1873-1935)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Conceição NOBRE, ®

João Baptista Pires de OLIVEIRA, ®

  • Nascimento: 24 Set 1873, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria da Conceição NOBRE, ® a 1 Set 1898 em Santo Antão, Cabo Verde
  • Óbito: 20 Jul 1935, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde com 61 anos de idade
  • Sepult.: Jul 1935, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde

Símbolo   João também usou o nome Pá Djon.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: apontamento genealógico do neto João Manuel Oliveira. Conhecido por Pá John, foi o maior proprietário agrícola da ilha com terras em todos os concelhos mas tendo a sua base no Campo de Cão . Estudou num colégio em Portugal e em 1888 requereu para fazer exame no Liceu Nacional em Lisboa (possivelmente o actual Passos Manuel já que o Liceu Camões é de 1902). No então Liceu Nacional de Lisboa foi colega de Simão José Barbosa (pai do poeta Jorge Vera-Cruz Barbosa). Frequentou depois a Faculdade de Direito de Coimbra mas não prosseguiu os seus estudos superiores tendo regressado à ilha natal. Por port. de 24/Nov/909, foi exonerado a seu pedido do cargo de vogal da comissão municipal do concelho da I. de S.to Antão. Em 1913 albergou em sua casa o governador de Cabo Verde Júdice Biker que pernoitou no Campo de Cão. Em 1915 ofereceu um almoço ao governador Fontoura da Costa e sua comitiva que incluía o Senador Vera-Cruz. Juntamente com Serafim José de Oliveira, Henrique da Silva Pinto Ferro, Pedro José de Morais, Fernando Wahnon e Manuel Silva Almeida, um dos fundadores do "Sindicato Agrícola Paùlense" em 1917. Ganhou a medalha de cobre pela aguardente apresentada na Grande Exposição Industrial Portuguesa em 1933. Contribuíu, pelo apoio dado, para o sucesso da Expedição do naturalista francês Auguste Chevalier a Cabo Verde em 1934, facto que este agradeceu. Sentindo-se doente seguiu em Maio de 1935 com a esposa para o Mindelo em tratamento mas regressou para morrer na ilha natal. O jornal Notícias de Cabo Verde ao noticiar a sua morte recordava: "… uma das aspirações do extinto era a criação de um posto de ensino no sítio de Água dos Fortes de Santo Antão. Havemos […] de pugnar pela realização do seu generoso desejo."
Restaurou a casa de Campo de Cão aquando do seu casamento que foi realizado a 01 de Setembro de 1898, na Ribeira Grande, com Maria da Conceição Nobre, filha de Joaquim Inácio Ferreira Nobre



• Foto de família: com o primeiros filhos varões. .
esq-dta: António João, Joaquim, Eugénio


imagem

João casou com Maria da Conceição NOBRE, ®, filha de Joaquim Inácio Ferreira NOBRE, ® e Cândida de Jesus LIMA, a 1 Set 1898 em Santo Antão, Cabo Verde. (Maria da Conceição NOBRE, ® nasceu a 8 Dez 1878 em Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde e faleceu a 9 Ago 1972 em Paúl, Santo Antão, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 20 Out 2020 com Legacy 9.0 de Millennia