Mary Francis GUY, ®
(1900-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Desconhecido

Mary Francis GUY, ®

  • Nascimento: 13 Nov 1900, United Kingdon
  • Casamento: Desconhecido
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Notícia: Inglesa moradora em Indaiatuba completa 106 anos, 18 Nov 2006, Indaiatuba, , São Paulo, Brazil. .
Mary Francis Guy, que não fala a língua portuguesa, reside na cidade há 25 anos, com a filha e o genro

longevidade Mary Francis Guy ladeada por sua fisioterapeuta, e sua filha Angela June Santos



TATIANE QUADRA
cidades@tribunadeindaia.com.br

A inglesa Mary Francis Guy, moradora em Indaiatuba, completou 106 anos na segunda-feira. Nascida no dia 13 de novembro de 1900, Mary está há 36 anos no Brasil e há 25 no Município, mas só sabe falar inglês. A simpática senhora, que pode ser a pessoa mais idosa da cidade, mora no condomínio Recanto da Flores, com a filha e o genro.

Mary residia na cidade de Cornwall, na Inglaterra, onde criou sozinha o casal de filhos, Roger Noel Guy, 71 anos, e Angela June Santos, 67 anos. Seu marido faleceu aos 29 anos, cinco anos após o casamento, vítima de nefrite. A senhora não se casou novamente e trabalhou por mais de 20 anos como alfaiate, confeccionando paletós e coletes. Ela comenta com carinho que costurou até mesmo a roupa que o esposo usou no casamento. "Passei momentos tristes, principalmente quando perdi meu marido", conta. "Mas, como eu sabia costurar, consegui criar as crianças, com o auxílio da pensão do governo."

A filha Angela migrou para o Brasil há 45 anos, junto com o marido, em busca de novas oportunidades de trabalho, e se estabeleceu definitivamente no País. Em 1970, Angela decidiu trazer a mãe para o Brasil. "Ela estava com a saúde desgastada e veio apenas para ficar seis meses, e acabou se adaptando muito bem ao clima, comida e simpatia do povo", diz. "Agora ela está conosco há 36 anos. Meu irmão ainda mora na Escócia e vem vê-la a cada dois anos." Mary ressalta que, às vezes, sente saudades da Inglaterra e visitaria o país, mas que está feliz morando no Brasil. "Eu gosto muito daqui, por isso fiquei tanto tempo", explica. "O país é lindo e as pessoas são muito carinhosas." Mary tem três netos e dois bisnetos.

Vida
A senhora fala poucas palavras em português e não entende quase nada do idioma. Bastante lúcida, ela gosta de saber o que estão falando ao redor e de participar. Praticante da religião anglicana, ela reza diariamente e gosta de cantar. Mary nunca fumou ou bebeu, mas afirma que não sabe o segredo da longevidade. "Eu era a mais fágril dos sete irmãos", comenta. "Agora espero viver até uns 120 anos, mas isso depende do Senhor." A filha lembra que todos os irmãos de Mary já faleceram, porém, atingiram a idade de 90 anos. "Acho que o maior segredo é que ela quer e gosta de viver", analisa. "Além disso, tomamos todos os cuidados e a tratamos com paciência e carinho, não deixando que ela se sinta um peso."

Segundo Angela, Mary está bem de saúde e caminha com apoio. Conta com a ajuda de uma equipe de médicos, enfermeiras e da fisioterapeuta, com quem faz exercícios diariamente. Adora doces e toma o tradicional chá inglês. Além disso, é muito vaidosa. Não sai de casa sem passar pó facial, ruge e batom. Ela mesma arruma o cabelo, deixando do jeito que gosta. "Não deixo ela ficar na cama. Ela tem de se movimentar e ver outros ambientes", declara Angela. "Ela foi pai e mãe e nos criou da melhor forma que pôde. Tudo que eu e meu irmão somos hoje devemos a minha mãe e por isso ela merece todo o cuidado. Estou feliz com a vida e sei que ela também."

Apesar dos 106 anos, a doce senhora é bastante comunicativa. Chegou a comemorar o aniversário de 104 anos na Pepi´s Pizza Bar. A filha também comenta que Mary aprecia uma caipirinha, mas que, quando toma, é somente "um gole", por conta dos remédios. "Eu não imaginava que minha mãe chegaria aos 106 anos, mas não imagino estar sem ela", revela. "Ela às vezes nos dá alguns sustos, mas quer viver, e nós a queremos conosco."


imagem

Mary casou com.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Mai 2017 com Legacy 8.0 de Millennia