João Amaro Marques FERREIRA
(Cerca de 1800-)
Cristina da SILVA
António José PIRES
Camila de Jesus da Silva FERREIRA

Álvaro Ferreira PIRES ®
(1850-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Henriqueta Lucas RODRIGUES

2. Benvinda AVELINO ®

Álvaro Ferreira PIRES ® 2 3

  • Nascimento: 9 Jun 1850, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4
  • Baptizado: 11 Jun 1851, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4
  • Casamento (1): Henriqueta Lucas RODRIGUES em São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (2): Benvinda AVELINO ® a 10 Jul 1902 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Óbito: †

Símbolo   Outros nomes de Álvaro eram Nho Alvarinho e Nhor Barino.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa: declaração de Carlos Pires. Alvaro Pires mas conchedo pa Nhor Barino era nha Bisavo, se primero esposa ki era Henriqueta Lucas Rodrigues era mae di nha avo Joao Rodrigues Pires.Nhor Barino vive alguns anos na Pedra Badejo Santiago, so el regressa Fogo dipos di morte di Henriqueta Rodrigues Lucas, ki era natural di la (Pedra Badejo).Regressando Fogo ku se dos fidjo(Joao Rodrigues Pires e Aninha Rodrigues Pires) el bem casa di novo ku Benvinda Avelino.



• Propriedade: São Filipe, Fogo, Cabo Verde. Anotação no facebook pelo neto Mário Pires:

Quem visitar a ilha do Fogo, em Cabo Verde, na vila de S. Filipe, encontrará um aglomerado de casas residenciais, na maioria, primeiros andares, erguidos ao velho estilo colonial. Encontrará também, velhos sobrados aristocráticos, uns em poder dos respectivos herdeiros outros aproveitados para outros fins e até alguns em decadência, ameaçando ruir. É o caso do sobrado de Nho Alvarinho (Álvaro Pires), que foi comerciante e proprietário na ilha. O sobrado, outrora imponente, em cujos quintais relinchavam cavalos de raça e que recebiam senhores ilustres que, de Portugal visitavam a ilha, hoje <é um dó de alma>. Ver estes sobrados fechados e a ruir, aumentam a dor de quem, como eu, viveu ali momentos inesquecíveis. Existem sem dúvida, casas de habitação de campo, por exemplo a casa de D. Maria Chaves, que impressionam, pelos seus muitos pormenores reveladores duma certa aristocracia.
O escritor Henrique Teixeira de Sousa, na revista afirmara: "Aí por volta de 1902 um artista alemão pintou as divisões da casa de Maria Chaves, com painéis sugestivos e de conformidade com a serventia de cada uma das divisões. Vêm-se pinturas com muito talento, cenas de caça e paisagens campestres europeias. No quarto de dormir, motivos religioso.
O sobrado de Nho Alvarinho ainda lá está. Imponente na sua decadência, fechado e abandonado à espera que o tempo faça o seu trabalho.Em baixo o referido sobrado, Sr. Álvaro Pires (meu avó) e sua esposa D. Benvinda (minha avó).


imagem

Álvaro casou com Henriqueta Lucas RODRIGUES em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. (Henriqueta Lucas RODRIGUES nasceu em Pedra Badejo, Santa Cruz, Cabo Verde.)


imagem

Álvaro a seguir casou com Benvinda AVELINO ®, filha de Albino José AVELINO e Sebastiana de ANDRADE, a 10 Jul 1902 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.2 (Benvinda AVELINO ® nasceu a 7 Jun 1877 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 2, baptizado a 28 Fev 1878 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde, faleceu a 12 Mar 1973 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 2 e foi sepultada em Mar 1973 em Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

3 Testemunho (de parente próximo).

4 "Divulgados por FamilySearch," registo nº; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-NPM?cc=2246703&wc=SFVK-GPD%3A1396421303%2C1396427201%2C1396427802 : 23 October 2014), Fogo > Nossa Senhora da Conceição > Batismos 1847-1852 > image 117 of 186; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia