António José PIRES
Camila de Jesus da Silva FERREIRA

Álvaro Ferreira PIRES, ®
(1850-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Henriqueta Lucas RODRIGUES

2. Benvinda AVELINO, ®

Álvaro Ferreira PIRES, ® 2

  • Nascimento: 9 Jun 1850, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 3
  • Baptizado: 11 Jun 1851, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Henriqueta Lucas RODRIGUES em São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (2): Benvinda AVELINO, ® a 10 Jul 1902 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Óbito: †

Símbolo   Outros nomes de Álvaro eram nho Alvarinho e nhor Barino.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa: declaração de Carlos Pires. Alvaro Pires mas conchedo pa Nhor Barino era nha Bisavo, se primero esposa ki era Henriqueta Lucas Rodrigues era mae di nha avo Joao Rodrigues Pires.Nhor Barino vive alguns anos na Pedra Badejo Santiago, so el regressa Fogo dipos di morte di Henriqueta Rodrigues Lucas, ki era natural di la (Pedra Badejo).Regressando Fogo ku se dos fidjo(Joao Rodrigues Pires e Aninha Rodrigues Pires) el bem casa di novo ku Benvinda Avelino.



• Propriedade: São Filipe, Fogo, Cabo Verde. Anotação no facebook pelo neto Mário Pires:

Quem visitar a ilha do Fogo, em Cabo Verde, na vila de S. Filipe, encontrará um aglomerado de casas residenciais, na maioria, primeiros andares, erguidos ao velho estilo colonial. Encontrará também, velhos sobrados aristocráticos, uns em poder dos respectivos herdeiros outros aproveitados para outros fins e até alguns em decadência, ameaçando ruir. É o caso do sobrado de Nho Alvarinho (Álvaro Pires), que foi comerciante e proprietário na ilha. O sobrado, outrora imponente, em cujos quintais relinchavam cavalos de raça e que recebiam senhores ilustres que, de Portugal visitavam a ilha, hoje <é um dó de alma>. Ver estes sobrados fechados e a ruir, aumentam a dor de quem, como eu, viveu ali momentos inesquecíveis. Existem sem dúvida, casas de habitação de campo, por exemplo a casa de D. Maria Chaves, que impressionam, pelos seus muitos pormenores reveladores duma certa aristocracia.
O escritor Henrique Teixeira de Sousa, na revista afirmara: "Aí por volta de 1902 um artista alemão pintou as divisões da casa de Maria Chaves, com painéis sugestivos e de conformidade com a serventia de cada uma das divisões. Vêm-se pinturas com muito talento, cenas de caça e paisagens campestres europeias. No quarto de dormir, motivos religioso.
O sobrado de Nho Alvarinho ainda lá está. Imponente na sua decadência, fechado e abandonado à espera que o tempo faça o seu trabalho.Em baixo o referido sobrado, Sr. Álvaro Pires (meu avó) e sua esposa D. Benvinda (minha avó).


imagem

Álvaro casou com Henriqueta Lucas RODRIGUES em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. (Henriqueta Lucas RODRIGUES nasceu em Pedra Badejo, Santa Cruz, Cabo Verde.)


imagem

Álvaro a seguir casou com Benvinda AVELINO, ®, filha de Albino José Avelino HENRIQUES e Sebastiana de ANDRADE, a 10 Jul 1902 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.3 (Benvinda AVELINO, ® nasceu a 7 Jun 1877 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 3, baptizado a 28 Fev 1878 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde, faleceu a 12 Mar 1973 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 3 e foi sepultada em Mar 1973 em Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013. .... Testemunho (de parente próximo).

3 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 8 Dez 2018 com Legacy 9.0 de Millennia