Honório Domingos da COSTA
(1901-1941)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Sílvia Pinto de BRITO, ®

Honório Domingos da COSTA

  • Nascimento: 1901, Bissau, Guiné-Bissau
  • Casamento: Sílvia Pinto de BRITO, ®
  • Óbito: 28 Jun 1941, Picos, Ilha de Santiago, Cabo Verde com 40 anos de idade
  • Sepult.: 29 Jun 1941, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   A causa do óbito de da sua/do seu foi acidente de viação.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Nasceu em 1901 na Guiné e faleceu em 28 de Junho de 1941 na ilha de Santiago. Descendente de Honório Barreto. Enviado pelos pais ainda criança para Lisboa, Portugal, aí fez os seus estudos secundários e formou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa em 1927. Enquanto estudante, foi atleta do Clube Internacional de Futebol juntamente com Baltasar Lopes da Silva, António Aurélio Gonçalves, Joaquim Ribeiro, e Tadeu do Carmo Monteiro, entre outros estudantes cabo-verdianos que também dedicaram-se ao atletismo. Honório Costa, tal como os anteriores, foi um atleta de primeiro plano, tendo sido campeão português de salto em altura e de salto à vara. Dedicou-se depois à advocacia. Tendo regressado à sua terra natal, aí esteve pouco tempo, indo então para Cabo Verde onde constituiu família e radicou-se na ilha de Santiago. Era juiz municipal e administrador do concelho de Santa Catarina quando faleceu ao volante do seu automóvel. Viajava na estrada que liga a vila da Assomada à cidade da Praia e despenhou-se no sítio de Abobreira, Picos, Santa Catarina. A sua figura impressionou o povo de Santiago tendo originado "finaçons" que eram cantadas nos batuques da ilha. Baltasar Lopes recolheu duas delas que publicou na revista Claridade n.º 7 (1949). Colaborou na Mocidade Africana e pretendia fundar um jornal que chamaria "A Guiné". 1

Símbolo  Notas clínicas:

Conduzia um carro, acompanhado de uma rapariga, supostamente amante, pelas estradas dos Pico, quando o carro despistou. Teve morte imediata; a rapariga só teve lesões ligeiras.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: Advogado.


imagem

Honório casou com Sílvia Pinto de BRITO, ®, filha de Tomé José de BRITO, ® e Amélia Loff PINTO, ®. (Sílvia Pinto de BRITO, ® nasceu a 24 Set 1914 em Santiago, Cabo Verde, faleceu a 5 Mai 2004 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada a 6 Mai 2004 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Mai 2017 com Legacy 8.0 de Millennia