seta seta seta seta
José de Araújo RIBEIRO ®
(1849-1936)
Maria Luísa Medina Pereira da ROCHA
(1859-)
Henrique Vieira de VASCONCELOS
(1850-1930)
Clotilde do SACRAMENTO MONTEIRO ®
(1857-1918)
Carlos Eugénio da Rocha RIBEIRO ®
(1889-1949)
Ana Monteiro Vieira de VASCONCELOS ®
(1891-1970)

Arnaldo Vasconcelos RIBEIRO ®
(1925-2015)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ®

Arnaldo Vasconcelos RIBEIRO ® 1

  • Nascimento: 1 Mar 1925, Praia, Santiago, Cabo Verde 1 2
  • Casamento (1): Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ® a 28 Mar 1953 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 11 Mar 2015, Maputo, , Maputo, Mozambique com 90 anos de idade 1
  • Sepult.: Mar 2015, Maputo, , Maputo, Mozambique
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Assinatura / Rubrica, 1938.



• Foto adolescente, 1938. 2

• Categoria / função laboral: bancário. 1 Ingressou no Banco Nacional Ultramarino a 1 de Março de 1946, tendo trabalhado em Cabo Verde, na Guiné e em Moçambique.



• Foto do casamento, 28 Mar 1953. 1



• Atividade militar e/ou paramilitar: Mocidade Portuguesa (época colonial salazarista). Da nossa esq.- dta.
• 1º plano: Zé Jorge, Arnaldo Ribeiro (irmão de Carlos Ribeiro) Pereirinha de (S Jorge) e Nony
• 2º plano: Djidjé e Ti Ganga (Amaro)



• Residência: esta casa, na rua Cesário de Lacerda (rua da Bateria): Praia, Santiago, Cabo Verde.
Antiga pertença do Padre João de Deus Duarte, adquirida mais tarde por Hipólito Fernandes, teve vários inquilinos ao longo do tempo, como Arnaldo Ribeiro e família, que ali viveram entre 1954 e 1957.



• Foto em grupo, 22 Jun 1955, Trindade, Santiago, Cabo Verde. Foto ao lado: despedida do Inspector Escolar Acácio da Silva Osório, no parque da Trindade, nas proximidades da Cidade da Praia.

Arnaldo é o que se encontra agachado (no centro da fotografia), entre duas crianças, uma das quais está com as mãos sobre um chapéu.

• Nota biográfica. 1 Depois da proclamação da independência deste país, passou a integrar o quadro do Banco de Moçambique, a que ficou ligado até à sua morte.

• Em 1978, foi destacado para Milange, onde abriu, geriu e preparou o novo gerente e o pessoal da dependência do Banco de Moçambique naquele distrito.

• Em virtude da falta de quadros técnicos, foi nomeado Chefe dos Serviços Técnicos do Banco de Moçambique [na Província de Zambézia], ficando a seu cargo todos os edifícios bancários e residências dos funcionários das delegações de Quelimane, Mocuba, Gurué, Milange e Chinde.

• em 1980, aquando da troca do escudo português para o metical moçambicano, geriu toda a operação no distrito do Gurúè, na província da Zambézia.

• a ele muito ficou a dever a criação e manutenção do clube dos empregados do Banco Nacional Ultramarino, depois Banco de Moçambique, assim como a conservação do novo edifício do Banco em Quelimane, construído nos anos 70.



• Foto de família, 1997. 1



• Foto 3ª idade. 1


imagem

Arnaldo casou com Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ®, filha de João Baptista ALVES ® e Maria José de Melo Nobre TEIXEIRA ®, a 28 Mar 1953 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ® nasceu a 6 Dez 1925 em Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde 1 e faleceu a 1 Jun 1998 em Durban, , KwaZulu-Natal, South Africa 1.)


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), Dados e fotos gentilmente disponibilizados via correio eletrónico por. Data cit.: 2 Jun 2020. Fátima Celeste de Melo Nobre Teixeira Alves de Vasconcelos Ribeiro.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031376; registo nº 1030 de 1.8.1938; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, ACP-Lv 355, 1937-1943.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia