seta seta seta seta
João José de AZEVEDO
(1855-)
Ana Sena Araújo OLIVEIRA
(1854-)
José Maria de AZEVEDO ®
(1853-)
Isabel Barreiros Arrobas da SILVA
(1868-)
Teodoro José de AZEVEDO
Ecilda Arrobas da Silva AZEVEDO
(1893-)

João José de AZEVEDO ®
(1923-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Eugénia Ferro Vera-Cruz BARBOSA ®

João José de AZEVEDO ® 1

  • Nascimento: 5 Jul 1923, Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde 2 3
  • Casamento (1): Maria Eugénia Ferro Vera-Cruz BARBOSA ®
  • Óbito: †
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Local onde nasceu. A ILHA BRAVA



Clip vídeo com morna cantada por Gardénia Benrós




• Viagem: com 17 anos,estudante e solteiro, viajou de Lisboa para Cabo Verde, tendo chegado, a 7 Ago 1940, para Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde 4 no navio Guiné, a fim de passar as férias, ficando a residir na vila Nova Sintra, Brava.



• Associação ou club: Sócio nº 40 da Casa dos Estudantes do Império,, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. 5 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante - Escola Náutica



• Nota biográfica:,. 6 João José de Azevedo nasceu na Ilha Brava a 5 de Julho de 1923. Aos 82 anos vive em família na Parede, Concelho de Cascais e é o último comandante bravense ainda [2005] vivo.

Tendo estudado no Liceu Gil Eanes em São Vicente, ingressou mais tarde no Liceu Pedro Nunes em Lisboa para depois cursar a Escola Náutica de Lisboa. A sua primeira viagem seria no navio "Sofala" a caminho de Timor e Austrália após a queda de Hiroshima. Foi o primeiro navio português a reocupar Timor após a saída dos japoneses. Mais tarde, viria a navegar nas águas de Cabo Verde trabalhando como segundo piloto no Patacho "Madalan" a caminho dos Estados Unidos. Nos anos cinquenta viria a entrar para a Companhia Insulana de Navegação e por longos anos, já como comandante, ficaria a trabalhar pelos Açores, Madeira e Portugal Continental.

Já reformado, e com saudades da Terra Natal, João de Azevedo volta para Cabo Verde no comando do navio "Elsie" por mais alguns anos de contactos com a terra que o viu nascer e que a todos tanto atrai. Pertence às quatro gerações de Lobos-do-mar que a Brava viu nascer, nos fins do século dezanove e primeira metade do século XX, Homens que valorizaram a História de Cabo Verde com o seu profissionalismo e valentia tantas vezes posto à prova.


imagem

João casou com Maria Eugénia Ferro Vera-Cruz BARBOSA ®, filha de Alexandre Vera-Cruz BARBOSA ® e Emília Arrobas FERRO ®. O casamento acabou em divórcio. (Maria Eugénia Ferro Vera-Cruz BARBOSA ® nasceu a 23 Dez 1926 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 7 e faleceu em Out 2015 em São Paulo, , São Paulo, Brazil.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Divorciaram

imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

3 Miguel Eugénio Tavares de Sena , Fundação Eugénio Tavares (© 2004 Eugénio Tavares.org ), cliique aqui.

4 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031367; imagem 24; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 8 Ago 1940; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, ACP-Cx 90, peça 02, 1940. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

5 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), ficha nº 84 dum dos registos de fichas; Tabela 1; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 1 - Lisboa, com 1086 fichas de associados da Sede;; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

6 Miguel Eugénio Tavares de Sena , Fundação Eugénio Tavares (© 2004 Eugénio Tavares.org ).

7 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org); "Brasil, São Paulo, Cartões de Imigração, 1902-1980," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-DRMM : 3 June 2016), Maria Eugenia Barbosa de Oliveira, 1974; citing Immigration, São Paulo, São Paulo, Brazil, certificate 2684133, registration 564760, Arquivo Público do Estado de São Paulo (São Paulo State Public Archives, São Paulo)..

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia