seta seta
Venâncio José de Pina FARIA ®
(1867-Cerca de 1953)
Constância da SILVA ®
(1877-)
Luís José PINHEIRO ®
(1873-1950)
Henriqueta de Azevedo OLIVEIRA
(1879-1961)
Vicente da Silva FARIA ®
(1900-1969)
Cecília da Conceição Azevedo PINHEIRO ®
(1899-1988)

Amiro Pinheiro de FARIA ®
(1941-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ingrid Maria Wallburg EBERL ®

Amiro Pinheiro de FARIA ®

  • Nascimento: 31 Mai 1941, Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Casamento (1): Ingrid Maria Wallburg EBERL ®

Símbolo   Outro nome para Amiro é Miloca.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto criança: entre irmãos. Amiro (mais novo), Vicente (no triciclo), Silvestre (de chapéu), Maria (Biá)



• Foto em grupo: participou num sarau cultural do Liceu Gil Eanes no ano letivo 1957/58, em 1958, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. No centro da foto, de pé na fila mais a trás, o quarto a contar da esquerda, a espreitar sobre os ombros de dois colegas, um dos quais empunhando uma guitarra.

• Formação: matriculara-se, em 1961, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. No curso de Administração Ultramarina da então Escola Superior Colonial.

Fonte: Relação nominal dos antigos estudantes cabo-verdianos matriculados na Escola Superior Colonial (1914-1970), (em 2012 era o Instituto Superior das Ci ncias Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa), que constitui o anexo 3 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.



• Atividade política: membro do Comité Central do PAIGC, em Guiné-Bissau>. Citação:
(s.d.), "Lista de dirigentes políticos e responsáveis militares do PAIGC", Fundação Mário Soares / DAC - Documentos Amílcar Cabral, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_41937 (2024-2-24)
clique aqui

NB: os nomes assinalados com um ponto vermelho (•) são de pessoas com página própria neste site.



• Foto amizade: amigos em convívio nos anos 60, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde>. Amiro ao fundo, de óculos, 1º do lado esquerdo da foto, de camisa branca e cinto que a separa das calças cinzentas.

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Medalha do 1º Grau de Serviços Distintos, em Nov 2009.
"O governo vai atribuir a Medalha do 1º Grau de Serviços Distintos ao presidente do Conselho de Administração da Feira Internacional de Cabo Verde, Amiro Faria, pelo seu desempenho à frente da FIC. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo primeiro-ministro José Maria Neves nesta quarta-feira, 18, no Mindelo, durante a abertura da 13ª edição da Feira.Governo atribui Medalha do 1º Grau ao presidente da FIC A medalha a ser atribuída a Amiro Faria é um sinal de agradecimento pelo trabalho por ele desenvolvido para dar visibilidade à Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) durante todos esses anos, realçou o chefe do Governo. E esse reconhecimento chega numa altura em que Faria anunciou a sua retirada do Conselho de Administração da FIC.

De referir a 13ª edição da feira é derradeira actividade da FIC neste ano de 2009 e o primeiro-ministro não perdeu a oportunidade para instigar os expositores a fazerem parcerias com o empresariado nacional. "Este é um país de oportunidades onde as empresas podem descobrir novos mundos. Todos os sectores estão abertos a investimentos. O governo está a criar as condições para que haja mais empresas em Cabo Verde porque sabemos que quem produz o crescimento do país são as empresas", afirmou José Maria Neves.

O PM lembrou que o governo quer transformar Cabo Verde num Centro Internacional de Prestação de Serviços e para isso tem realizado investimentos necessários na modernização das infra-estruturas, desenvolvimento do capital humano e densificação do tecido empresarial. "O governo tem feito tudo para que Cabo Verde tenha um ambiente institucional favorável para realizar negócios, investimentos, criar empresas, mas sobretudo o facto de centenas de empresas terem sido criadas nos últimos anos mostra que este país tem uma visão, um rumo e estamos no bom caminho", assegurou.

Já Amiro Faria afirmou que, apesar da crise económica internacional, a FIC atingiu em velocidade de cruzeiro a viabilidade financeira. E, na hora da despedida - fez questão de realçar que sai por vontade própria para dar lugar a sangue novo - , não poderia estar mais satisfeito por nunca a FIC ter recebido ou solicitado subsídio do governo. "Sentimos confortados quando entendemos dever apresentar as nossas despedidas da FIC. Não somos desertores, deixamos uma frente, mas continuamos a ser soldados na disponibilidade deste exército que o Sr. comanda. E é com muito agrado que verificamos, no momento de despedida, a abertura para breve do Aeroporto Internacional de São Pedro. É um passo em frente desta ilha".

"ASemana - 19 Novembro 2009


imagem

Amiro casou com Ingrid Maria Wallburg EBERL ®, filha de Josef EBERL e Charlotte Franziska BILGER. (Ingrid Maria Wallburg EBERL ® nasceu a 21 Jan 1939 em Luanda, , Luanda, Angola e faleceu a 25 Dez 2019 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 25 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia