seta
António da Costa PEREIRA
(1776-)
Anna Luisa de Jesus CARNEIRO
José de Rezende COSTA
Josefa Emília Carneiro de MENDONÇA
João Emílio de Rezende COSTA
(1845-1925)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Anna Leonor Loureiro GOMES

João Emílio de Rezende COSTA

  • Nascimento: 1 Abr 1845, Paracatu, , Minas Gerais, Brazil 1
  • Casamento (1): Anna Leonor Loureiro GOMES
  • Óbito: 25 Mar 1925, Belo Horizonte, , Minas Gerais, Brasil com 79 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Descendência. "João Emilio de Rezende Costa, que era desembargador, ficou viuvo da Anna Leonor, que morreu no parto da 5 filha, e se casou com a irmã dela Urbana Loureiro deixando, este casal, 11 filhos. "

• O que dele ou dela se conta: bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, foi juiz municipal e de órfãos em Paracatu; juiz de direito em Montes Claros, Juiz de Fora e Paracatu(1877-1890); e finalmente Desembargador da Relação de Minas em 1891. Foi um homem prepotente, arbitrário, implacável com seus desafetos, e odiado por grande parte da população de Paracatu, inclusive parentes. Em uma notícia de jornal da época, consta ter ele ameaçado de morte o próprio sogro, sendo contido pelos presentes. Seu concunhado Trajano Antonio Roquette Franco, o acusou de ter ludibriado e seduzido uma moça órfã de nome Virgínia Jardim, após promessa de casamento (abaixo).
Foi casado duas vezes: 1ª vez com Anna Leonor Loureiro Gomes, 2ª vez com Urbana Loureiro Gomes, filhas de Antonio Loureiro Gomes e Zenóbia Pimentel Barbosa. Nota: ainda segundo Trajano Roquette, o capitão Antonio Loureiro Gomes, após a morte da filha Ana Leonor, relutou por quatro anos em consentir com o casamento do desembargador com sua outra filha, Urbana, o que acabou ocorrendo

• Trabalhou como desembargador em 1891 em Minas Gerais, Brasil.


imagem

João casou com Anna Leonor Loureiro GOMES. (Anna Leonor Loureiro GOMES faleceu a 13 Fev 1880.)


imagem

Fontes


1 Genea Portugal.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Jul 2017 com Legacy 9.0 de Millennia