seta
António da Costa PEREIRA
(1776-)
Anna Luisa de Jesus CARNEIRO
José de REZENDE COSTA
(1814-)
Josefa Emília Carneiro de MENDONÇA
(1819-)

João Emílio de REZENDE COSTA ®
(1845-1925)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Anna Leonor Loureiro GOMES

João Emílio de REZENDE COSTA ®

  • Nascimento: 1 Abr 1845, Paracatu, , Minas Gerais, Brazil 1
  • Casamento (1): Anna Leonor Loureiro GOMES
  • Óbito: 25 Mar 1925, Belo Horizonte, , Minas Gerais, Brasil com 79 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Descendência. "João Emilio de Rezende Costa, que era desembargador, ficou viuvo da Anna Leonor, que morreu no parto da 5 filha, e se casou com a irmã dela Urbana Loureiro deixando, este casal, 11 filhos. "

• O que se conta desta pessoa. Bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, foi juiz municipal e de órfãos em Paracatu; juiz de direito em Montes Claros, Juiz de Fora e Paracatu(1877-1890); e finalmente Desembargador da Relação de Minas em 1891. Foi um homem prepotente, arbitrário, implacável com seus desafetos, e odiado por grande parte da população de Paracatu, inclusive parentes. Em uma notícia de jornal da época, consta ter ele ameaçado de morte o próprio sogro, sendo contido pelos presentes. Seu concunhado Trajano Antonio Roquette Franco, o acusou de ter ludibriado e seduzido uma moça órfã de nome Virgínia Jardim, após promessa de casamento (abaixo).
Foi casado duas vezes: 1ª vez com Anna Leonor Loureiro Gomes, 2ª vez com Urbana Loureiro Gomes, filhas de Antonio Loureiro Gomes e Zenóbia Pimentel Barbosa. Nota: ainda segundo Trajano Roquette, o capitão Antonio Loureiro Gomes, após a morte da filha Ana Leonor, relutou por quatro anos em consentir com o casamento do desembargador com sua outra filha, Urbana, o que acabou ocorrendo

• Em 1891 era desembargador em Minas Gerais, Brasil


imagem

João casou com Anna Leonor Loureiro GOMES. (Anna Leonor Loureiro GOMES nasceu em 1855 em Paracatu, , Minas Gerais, Brazil e faleceu a 13 Fev 1880.)


imagem

Fontes


1 Genea Portugal.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia